
Dica para quem ainda gosta dos Novos Baianos: baixar os álbuns "É Ferro na Boneca" (1970), "Acabou Chorare" (1972), "Novos Baianos F.C" (1973), "inguagem do Alunte (1974), "Vamos pro Mundo" (1974), "Caia na Estrada e Perigas Ver" (1974), "Praga de Baiano" (1977), e "Farol da Barra" (1977). A discografia é incompleta porque falta apenas o último álbum, "Infinito Circular" (1997).
Formado na Bahia nos anos 60 por Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Galvão, Jorginho, Baixinho, Bolacha e Baby, o grupo estreou com o show "Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio Universal" em 1968. Participaram do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1969 e gravaram seu primeiro disco, "É Ferro na Boneca".
Em 1971 mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde foram morar em uma cobertura no bairro de Botafogo. Nessa época o cantor e compositor João Gilberto passou uma temporada freqüentando o grupo, o que influenciou de forma decisiva os rumos musicais do conjunto, numa guinada do rock para a MPB.
No ano seguinte mudaram-se para um sítio em Jacarepaguá, onde levavam uma vida comunitária, e lançaram "Acabou Chorare", disco que, com sua mistura de rock, samba, frevo e choro, influenciou intérpretes, compositores e bandas dali em diante. O grupo se desfez em 1978, e praticamente todos os seus integrantes seguiram carreiras solo. Em 1997 o compositor Galvão escreveu o livro "Anos 70: Novos e Baianos".
Clique aqui para baixar a discografia incompleta em servidor torrent. No vídeo abaixo, Laura López Castro interpreta "Acabou chorare".
2 comentários:
Altino, eu vou te mandar o Infinito Circular prá completar sua discografia dos Novos Baianos
ola,
será que você poderia me mandar também esse álbum?
Só falta ele pra completar a discografia.
Obrigado
Felipe Ludovice
felipeludovice@unifran.br
felipe.ludovice@ogilvy.com
Postar um comentário