sexta-feira, 29 de junho de 2007

REFERÊNCIAS INCONVENIENTES


Não custa nada ficar atento à parceria do jornal A Gazeta com o Instituto Referencial Pesquisas e Opinião de Mercado Ltda, do Mato Grosso do Sul. Prometeram para hoje a primeira pesquisa tendo como tema a reforma política - financiamento público de campanha, fidelidade partidária e voto em lista fechada ou aberta - para conhecer e avaliar a opinião dos acreanos.

A Gazeta apresentou apenas Nilo Ferraz Júnior como diretor da empresa. Mas na verdade o instituto pertence ao engenheiro Semy Ferraz (foto), ex-deputado estadual do PT no Mato Grosso do Sul. Nas duas últimas eleições que disputou, Ferraz foi derrotado para prefeito de Paranaíba (MS) (veja o site do então candidato), além de não ter conseguido ser reeleito deputado estadual.

No perfil dele na web (leia aqui) consta que a vida já o fez "embrenhar-se no distante Acre para trabalhar". Semy Ferraz foi "entregrador de jornal, pacoteiro, cadastrador de imóveis, militante estudantil, engenheiro civil, sindicalista, assessor parlamentar, empresário. Depois, presidente da Sanesul, diretor-geral da Agesul, secretário executivo do Governo do Estado e, finalmente, deputado estadual".

Fica a impressão de que retorna ao Acre para trabalhar porque a situação não deve estar nada boa pelas bandas do Mato Grosso do Sul. Por aqui, além da nova parceira Gazeta, aparece na lista de clientes da empresa a prefeitura de Rio Branco.


Existiu aqui um jornalista chamado José Chalub Leite, cuja memória é cultuada por alguns petistas da florestania. Zé Leite costumava escrever que "ninguém vem para o Acre impunemente".

Será que o Instituto Referencial serviu para antecipar os resultados das duas derrotas eleitorais de Semy Ferraz e para indicar-lhe um novo tempo de prosperidade no Estado no qual se embrenhou quando ainda não era dominado pelo PT?

Semy Ferraz também é blogueiro. Leia aqui.

3 comentários:

  1. Anônimo10:08 AM

    Altino conheço o deputado, mas não sabia desse instituto. Estou encaminhando a informação (notícia) para o pessoal daqui.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:35 AM

    É isso aí. Mais um alpinista social dos novos tempos, mais um burguês do capital alheio. E pensar que essa gente toda começou lutando pelo povo, desejando o bem do povo, a emancipação coletiva da exploração social etc. Bem, justiça seja feita, a emancipação individual deles, pelo menos, eles já conseguiram. E como petista tem seguro contra algemas, a polícia federal republicana só se mostra atuante contra os outros, parece que eles têm um futuro sustentável assegurado pela frente.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:08 PM

    Porra!
    Isso continua acontecendo no nosso estado? Apesar da heróica história do povo acreano? Que pena...

    ResponderExcluir

Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.