A Secretaria de Saúde do Acre acaba de revogar a restrição estabelecida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemocentro), que recusava o sangue de doadores usuários de ayahuasca - bebida preparada com o cipó jagube (Banisteriopsis caapi) e folhas de chacrona (Psychotria viridis).
A decisão será comunicada ainda hoje pela secretária Suely Melo ao governador Jorge Viana. A secretaria decidiu, ainda, patrocinar um estudo mais aprofundado para saber se a transfusão do sangue de usuários de ayahuasca pode causar algum dano à saúde dos receptores.
A bebida, usada ritualmente por populações amazônicas e milhares de adeptos de diversas seitas em todo o Brasil e no exterior, é também conhecida como Santo Daime, Vegetal, auasca, iagê, mariri e uasca.
O senador Tião Viana (PT), que é médico infectologista, teve papel destacado em defesa da revogaçação. O procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza e o juiz federal Jair Facundes participaram de reunião como representantes de dois centros que usam o Santo Daime em rituais religiosos.
O constrangimento a que estavam sendo submetidos antigos doadores de sangue, usuários de ayahuasca, foi denunciado neste blog na segunda-feira. A restrição estava em vigor havia três anos, mas era ignorada pela mídia tradicional.
A mídia blog é comparável àquele nome do conjunto musical organizado pelo saudoso artista acreano Hélio Melo, o Sempre Serve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução do conteúdo é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.