quinta-feira, 4 de abril de 2024

No Brasil, Acre ocupa 22ª posição em densidade de médicos por 1 mil habitantes


 Com 1.445 médicos, o Acre ocupa a 22ª posição entre as 27 unidades da federação em densidade de médicos por 1 mil habitantes. Os dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), elaborada com apoio dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), são de 2023. Abaixo do Acre estão o Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão.

São informações relevantes no momento em que a decisão de um desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acaba com a bonificação regional de 15% concedida pela Universidade Federal do Acre (Ufac) a candidatos a vagas que tenham cursado integralmente o ensino médio regular e presencial em instituições públicas ou privadas do Estado do Acre.

O magistrado determinou que a Ufac reelabore as listas de classificação sem o benefício. Neste caso, a tendência é que os candidatos que usaram bônus para o curso de Medicina, por exemplo, sejam todos retirados de sala, pois é o mais cobiçado e concorrido da instituição.

O CRM assinala que as informações dos CRMs sobre o perfil e a distribuição dos médicos são relevantes para a sociedade em diferentes sentidos. Elas podem ajudar os gestores do sistema de saúde das diferentes esferas municipal, estadual ou federal no gerenciamento de seus recursos, além de contribuir também com legisladores que desejam criar dispositivos para atuar na área da saúde.

A professora Ednaceli Damasceno, pró-reitora de Graduação da Ufac, disse que, com a decisão da Justiça Federal, a tendência será voltarmos ao cenário que tínhamos até 2018, quando Conselho Universitário aprovou o bônus regional: turmas de 40 alunos, tendo a presença de apenas quatro estudantes nascidos no Acre.

⏤ A Ufac ainda não foi notificada oficialmente, mas pretendemos recorrer. Nesta quinta-feira, terei reunião com a representante da nossa Procuradoria Jurídica para ver qual o melhor instrumento. Enquanto não tivermos um projeto de lei para assegurar o bônus regional, em razão das desigualdades educacionais, principalmente nas regiões norte e nordeste em relação às demais regiões, teremos insegurança jurídica tanto para a sociedade quanto para as Instituições que implementaram o bônus ⏤ acrescentou a pró-reitora.

Clique aqui para conhecer o documento Demografia Médica.

Nenhum comentário: