sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Estudo da Ufac mostra saúde cardiovascular ruim em amostra da população acreana

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico de medicina Davi Dantas Muniz, da Ufac (Universidade Federal do Acre), foi publicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Intitulado "Saúde Cardiovascular Ideal e Estresse no Trabalho: Um Estudo Transversal da Amazônia Brasileira", a pesquisa aborda a saúde cardiovascular de uma amostra da população acreana.

A amostra foi composta por aproximadamente 500 pessoas (25% professores) da Ufac, com idade média de 44 anos. Embora o objetivo principal do estudo tenha sido a associação entre estresse no trabalho e saúde cardiovascular, o achado que mais chama atenção dos envolvidos na pesquisa é a ausência de saúde cardiovascular ideal em qualquer dos participantes.

Ter saúde cardiovascular ideal significa ter nota 10 em todos os seguintes aspectos: dieta saudável (dieta DASH), fazer 150 minutos semanais de atividade física, ter índice de massa corporal (ICM) normal, não fumar, não ter diabetes (DM), hipertensão (HAS) ou hipercolesterolemia.

Na Ufac, há um perfil socioeconômico mais favorável em relação à comunidade do Acre em geral, portanto, espera-se um perfil de saúde melhor. O estudo conclui que os achados de alta prevalência de saúde cardiovascular ruim fornecem informações importantes para autoridades de saúde pública em países em desenvolvimento.

"As estratégias para promover comportamentos saudáveis, como alimentação saudável. oferecida em restaurantes do campus, projetos de atividades físicas, campanhas de educação, em conjunto com uma boa atenção primária no campus, poderiam ter um grande impacto na expectativa de vida e na melhoria da saúde cardiovascular nessa população".

Quem sabe o estudo estimule a Ufac a repensar as políticas de saúde pública nos seus campi, revendo a alimentação oferecida nos seus quiosques e restaurante universitário, e adote programas de estímulo à atividade física.

Clique aqui para ler o artigo.

Nenhum comentário: