quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Vitória Garcia, 17 anos, acreana nota 1.000 na redação do Enem

A jovem acreana Vitória Garcia, de 17 anos, faz parte do seleto grupo de 250 estudantes no país, entre os 6,2 milhões que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que obtiveram nota 1.000 em redação, de acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (13).

Vitória é filha do procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza e da promotora de Justiça Alessandra Garcia Marques. O portal G1 no Triângulo Mineiro, onde ela estuda, destacou: “Fiz bom uso do tempo”, diz mineira que obteve mil em redação do Enem. A reportagem errou. Vitória é acreana de Rio Branco. Nasceu no Hospital Santa Juliana, pelas mãos do médico Carlos Kawada.

- Tenho apenas uma filha. Então ela sempre foi cobaia de uma mãe de primeira viagem. Mas a vida toda acreditei que gostaria de ser lembrada por ela pela educação que dei e pelos livros, que desde cedo lhe foram apresentados por todos que a amam. Então ela pegou gosto pelos livros, pela literatura. E hoje recebeu a notícia que confirma a afirmativa segundo a qual escreve bem quem lê muito. Resultado prático em 2015: nota 1000 na redação do Enem! Acho que o gosto pelos livros é a melhor herança - escreveu a promotora Alessandra Garcia Marques no Facebook.

Por sua vez, consultado pelo blog, o procurador Cosmo Lima de Souza disse que não se importaria se a mensagem dele fosse soar piegas a alguém:

- Vitória, minha filha, que alegria em meu coração ver você sair-se tão bem na redação do Enem. Parabéns! Isso mostra a você que havendo força de vontade, nada para nós é custoso. Jamais vou esquecer o dia em que eu e sua mãe lhe deixamos no local da prova com os corações apertados e torcendo para que você se saísse bem. E está na minha memória aquele seu olhar de confiança antes de entrar na sala. Seu êxito é resultado de seu esforço, de sua dedicação, de seu amor pela leitura, de sua paixão pela escrita. Continue lendo e escrevendo muito. Esse é o caminho do coração. E isso pode fazer toda a diferença na sua vida. Te amo.

Atualização às 8h20 de 15 de novembro:

A promotora Alessandra Garcia Marques enviou mensagem de agradecimento ao blog pelo registro. E acrescentou:

- Este reconhecimento serve menos para a vaidade e muito mais como incentivo para minha jovem filha, que estudou no Acre, nasceu no Acre e aprendeu a amar os livros e a literatura no Acre. O G1 equivocou-se, pois ela fez apenas segundo e terceiro ano do ensino médio em Minas. Minha filha escreve romances desde os 11 anos.

Clique aqui e leia o que Vitória Garcia declarou ao G1.

4 comentários:

MatheusS disse...

Parabéns para a Vitória, nota 1000 não vem de graça!

Detalhe que o tema da redação envolveu defesa do consumidor, que é justamente a área de atuação da mãe dela no Ministério Público.

Unknown disse...

Parabéns aos pais. Ao Cosmo, amigo-irmão, dono de um coração que não cabe nele, e que agora colhe os frutos de toda boa energia que despende junto àqueles que o cercam (e não são poucos!): prova de que o mundo é redondo. À Alessandra, porque sem uma boa dose do melhor amor, o de mãe, felicidade como está não se constrói. Meus sinceros parabéns a vocês!

Francisco Cândido Dias disse...

O Tema não era defesa do consumidor e sim Publicidade Infantil!

MatheusS disse...

Francisco, a publicidade infantil (e geral) tem como objetivo vender produtos ou serviços, ou seja, criar uma relação de consumo. Isso é direito do consumidor puríssimo.

E eu não disse que DC era o tema, mas sim que o tema envolvia DC.