quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Marina: "Chico Mendes é parte da elite"


De Marina Silva, candidata à Presidência pelo PSB, ao ser questionada pelo candidato Levy Fidelix (PRTB) se governará a favor do agronegócio, por manter relações próximas com o empresário Guilherme Leal, candidato a vice em sua chapa no pleito de 2010, e com Neca Setúbal, coordenadora do programa de governo da ex-senadora acreana.

- Não tenho preconceito contra a condição social de nenhuma pessoa. Quero combater essa visão de apartar o Brasil, de que temos que combater as elites. O Guilherme faz parte da elite, mas os ianomâmis também. A Neca é parte da elite, mas o Chico Mendes também é parte da elite. Essa visão tacanha de ter que combater a elite deve ser combatida. Eu quero governar unindo o Brasil, e não apartando o Brasil. Pessoas honestas e competentes temos em todos os lugares.

Foi o bastante para que o ponto de vista de Marina Silva fosse distorcido e a candidata bombardeada nas redes sociais por mencionar Chico Mendes como parte da elite. O ex-seringueiro virou "meme" após sua amiga expor seu conceito de elite.

Marina Silva mandou bem: Chico Mendes era elite da sabedoria popular, por seus ideais e lutas. Elite no sentido do que há de melhor. Elite no sentido lato da palavra. Chico Mendes não era elite no sentido do domínio social sobre os demais. Quem tenta negar que o ambientalista era elite é analfabeto político. E eu, modéstia à parte, sou elite no que faço.

- Concordo plenamente - comentou Ilzamar, viúva de Chico Mendes.

2 comentários:

Renato Kestener disse...

De fato, é impressionante a distorção das palavras da candidata. Digo impressionante, mas não surpreendente. Os que distorcem são os mesmos que polarizam o jogo político. Os que jogam sob a regra do "nós vs. eles". São os mesmos que não enxergam as nuances e a complexidade do cenário político, econômico e social do Brasil no século XXI.

Parabéns pelo esclarecimento.

Daniel disse...

Desde o momento em que a candidata falou isso, estava completamente claro o entendimento.
Agora partidos "nanicos", "sem elite alguma" (até contra ela pra falar verdade), já tentam desconstruir o discurso dela, com uma fraca carta aberta à candidata assinada pelo Sindicato de Xapuri - município em que esse partido nanico nem conseguiu vencer a eleição municipal e, agora, tenta de lá desfazer a imagem da candidata que vem batendo a sua no cenário nacional.