terça-feira, 3 de junho de 2014

A verdade sobre a ponte do Rio Madeira

POR JORGE VIANA

Há poucos dias começou a veicular num site e nas redes sociais do Acre uma notícia que não tem o menor fundamento, de que a presidente Dilma teria vetado a obra da ponte sobre o Rio Madeira. E que nós, acreanos, seguiríamos usando a balsa para atravessar o rio ainda por muitos anos. Não acredito que isso tenha a ver com a proximidade da eleição ou com o gosto de alguns de preferirem pegar a balsa. O assunto é sério. A ponte do rio Madeira, depois de anos de luta contra os donos das balsas, agora vai sair. Esclareço:

- A obra é prioritária no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento);
- A licitação foi feita e a ordem de serviço já foi dada no final do ano passado;
- A autorização para empresa fazer mobilização para o canteiro também já foi dada;
- Os recursos estão garantidos no orçamento desse ano;
- O valor da Obra: R$ 128 milhões, sendo que 35,5 milhões já estão empenhados e 1,5 milhão já foram liberados;
- A empresa, segundo consta, é uma das melhores do Brasil nesse tipo de obra;
- As obras terão início tão logo o rio Madeira baixe mais o nível das águas, o que deve ocorrer agora no meio do ano, com alterações que estão sendo feitas no projeto tendo em vista a cheia deste ano.

Sobre a notícia de veto da presidente Dilma, é uma desinformação só. O anexo da LDO 2014 que incluía a ponte do Madeira e outras obras que não estão no PAC foi vetado corretamente. A ponte já estava no PAC, não precisaria estar no anexo. E as outras não são obras prioritárias do PAC.

Passo essas informações que busquei dentro do DNIT e do Ministério dos Transportes por entender que essa obra na BR-364 é fundamental para todos nós acreanos. Fizemos todas as pontes da BR-364, incluindo a de Cruzeiro do Sul, no rio Juruá. Essa, que é dentro de Rondônia, também é parte da nossa luta. Com meu mandato no Senado e, neste ano, como membro da Comissão de Orçamento do Congresso, estou vigilante e vou acompanhar cada passo dessa obra até que ela seja concluída.

Nota publicada originalmente na fanpage do senador Jorge Viana (PT-AC)

Nenhum comentário: