sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Hospital Santa Juliana diz que bebês estão na UTI e não em salas improvisadas

Nota de esclarecimento enviada pelo padre Jairo Coelho, assessor da direção do Hospital Santa Juliana, em resposta à mensagem de Jonas Amado Araújo intitulada "Situação de bebês no Hospital Santa Juliana é imoral, desumana e criminosa":

"Em resposta à notícia que está circulando na imprensa, o Hospital Santa Juliana cumpre com o dever de apresentar os seguintes esclarecimentos:

Do total de 18 crianças transferidas da Maternidade Bárbara Heliodora, por ocasião do princípio de incêndio, na noite do dia 7 de agosto, para o Hospital Santa Juliana, apenas 3 permanecem internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Outras 14 já receberam alta da UTI Neo e foram transferidas para o berçário da Maternidade Bárbara Heliodora e uma veio a óbito devido a problemas graves de saúde constatados antes do incidente.

As crianças que permanecem internadas no HSJ estão na UTI Neo e não em salas improvisadas. Toda a equipe do Hospital e da Maternidade Bárbara Heliodora tem se esforçado diuturnamente para oferecer um atendimento de qualidade e humanizado aos recém-nascidos, inclusive com a instalação do banco de leite, que foi transferido provisoriamente da Maternidade para o HSJ para dar apoio à alimentação dos bebês.

Não procede a informação de que profissionais de fisioterapia tenham realizado a intubação de bebês, pois este é um procedimento que só pode ser realizado por médicos habilitados para tal.

O Hospital Santa Juliana tem se empenhado diariamente no controle de infecção hospitalar. Para isso, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) realiza inspeções diárias.

Destacamos, ainda, que a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde está cada vez mais sólida, permitindo oferecer toda a segurança necessária para os recém-nascidos. Inclusive, a Secretaria tem disponibilizado profissionais (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem), além de materiais e equipamentos.

Qualquer irregularidade verificada por pais ou familiares de pacientes, deve ser imediatamente comunicada à Ouvidoria ou à Direção do Hospital, para que seja solucionada no menor espaço de tempo possível."

Nenhum comentário: