quinta-feira, 16 de maio de 2013

Menores infratores amarram professor e agentes e fogem de pousada


Cerca de 10 menores infratores usaram fios elétricos para amarrar dois agentes socioeducativos e um professor de informática no final da tarde de terça-feira (16), em Rio Branco. Os educandos eram considerados os de melhor comportamento e por isso participavam de um curso de informática. Eles agrediram com brutalidade um dos agentes e fugiram.

Veja o relato do diretor do Centro Socioeducativo Aquiry ao presidente do Sindicato de Técnicos e Agentes em Ações Sócio Educativas (Sintafse), Betho Calixto:

- Caro amigo Betto Calixto, os adolescentes que empreenderam fuga, nesta tarde são internos do CS Aquiry. Os mesmos estudavam (informática) no espaço do Casef, por ser a única unidade da capital com espaço adequado para esse tipo de curso. Toda logística de segurança era de responsabilidade da nossa equipe. Portanto, amigo, se o caso é encontrar um culpado, assumo de bom grado a responsabilidade, haja vista que fui o responsável por autorizar o curso e permitir que ficasse uma quantidade reduzida de agentes no local. Lamento que nossos colegas tenham passado por isso. Agradeço o apoio da equipe do Casef na tentativa de captura dos adolescentes evadidos. Caso deseje maiores explicações tens o meu contado. Quanto aos procedimentos adotados, de agora em diante, será reavaliado e decido em equipe, como temos feito até hoje.

O presidente do Sintase enviou mensagem com questionamentos ao presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, Henrique Corinto:

"Senhor Presidente,

Creio que Vossa Excelência já tomou conhecimento da grave fatalidade ocorrida na tarde desta terça-feira na unidade Casef (antiga Acre). Nós do Sintase, o questionamos neste momento diante desta fatalidade que denegriu totalmente o caráter de um cidadão que arduamente tem prestado serviços relevantes ao estado e em especial à instituição ao qual Vossa Excelência está comandando e a toda equipe de agentes que ali se encontravam.

Qual a desculpa agora a ser dada neste momento à mídia e à sociedade em geral?

a) Será que houve falta de planejamento e irresponsabilidade por parte da Direção da referida unidade Casef?

b) Será que os educandos foram contrariados em suas atitudes e diante disto mobilizaram-se e agrediram o Agente Socioeducativo?

C) Ou a culpa é dos agentes? (Fato este que está totalmente desconsiderado por parte do sindicato)

Diante deste ocorrido, este representante lhe apresenta alguns pontos a serem estudados e analisados o mais breve possível antes que vidas sejam ceifadas. Será que a Direção da unidade Casef possui pleno controle e gerência institucional nos serviços os quais estão sendo oportunizados pelo Instituto Socioeducativo do Acre?

Será que a pessoa escolhida para ser administradora da unidade Casef possui capacidade suficiente de comando e de trabalho em equipe??

Perdoe-nos pelos questionamentos e pelos tópicos levantados, mas a unidade Casef caminhava, até pouco tempo, muito bem e com situações de normalidades que transcorreram dias e meses. Sabemos das dificuldades encontradas e nas deficiências existentes, mais á momentos em que os comandos ora apresentados por pessoas que não possuem conhecimento hábil em segurança coloca em jogo todo o trabalho desenvolvido e que gerencialmente habitava-se á tranquila execução dos serviços.

Creio que a Senhora Sandra, atual administradora, não está apta ao desempenho das atividades socioeducativas na unidade mencionada alhures. A mesma já foi denunciada ao sindicato como sendo uma pessoa inconveniente, arrogante e insensata, não refletindo os interesses reais os quais são necessários para a função de diretor de Centro Socioeducativo ou atividade correlata. Pedimos encarecidamente uma reunião o mais breve possível com todos os agentes envolvidos, e ainda, a imediata substituição da mencionada responsável pela unidade Casef.

Att.

Betho Calixto"

Um comentário:

Professora Joállia disse...

Excelente Diretor Wilkerson Avilar, parabéns pela coragem e determinação, continue tentando e acreditando. Se os grandes homens da história dessem ouvidos para aqueles que puxam para traz, estaríamos ainda na idade da pedra!