segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CRISE FISCAL NO ACRE

O cenário é de crise no Acre após tanto empenho para a eleição de Marcus Alexandre (PT) para a prefeitura de Rio Branco.

O governo do Acre vai pagar o 13˚ salário dos servidores entre 26 e 28 de dezembro.

Embora seja uma obrigação, conseguir pagar o 13˚ será comemorado pelo governo estadual como mais um grande feito.

Um fator que demonstra o cenário de crise é o novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O governo estadual está renegociando a renegociação.

O governador Tião Viana (PT) já havia estabelecido uma espécie de "pacto" no início da gestão, quando declarou que só iria fazer um Refis para quatro anos.

Nem completou dois anos e o governo estadual teve que sentar para renegociar porque a situação fiscal é crítica.

A crise é séria e grave. Ou renegocia ou a inadimplência aumenta assustadoramente.

Na Secretaria de Educação, a maior do Estado, o Prêmio Anual de Valorização e Desempenho Profissional (VDP) só vai sair em janeiro.

O governo estadual paga a VDP em duas parcelas, em junho e dezembro de cada ano. Com o adiamento, os servidores terão que refazer seus planos pessoais.

3 comentários:

Fátima Almeida disse...

Bom, a ilusão do paraíso um dia teria que acabar.

Adjanara disse...

Simples, querem fazer isso porque, ao que tudo indica, a maioria dos professores que possuem contrato temporário (até o dia 31 de dezembro) não irão receber esse dinheiro, pois o contrato já terá sido encerrado. Sendo assim, somente os professores de contrato efetivo irão ver a cor desse dinheiro.

Adjanara disse...

Simples, ao que tudo indica (os boatos que correm na cidade), somente os professores de contrato efetivo irão ver a cor desse dinheiro em janeiro. Isso porque os professores provisórios, que são a maioria, só terão contrato com o Governo até o dia 31 de dezembro de 2012. Como receber a vDP se o contrato já terá sido encerrado?
Espero estar profundamente enganada. O jeito é esperar até janeiro.