Após 16 anos, voltei a ficar frente a frente com o ex-deputado Hildebrando Pascoal, na manhã desta segunda-feira, durante depoimento que prestei como "testemunha" na 4ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco.
A procuradora de Justiça Vanda Denir Nogueira, cunhada do ex-deputado, e a desembargadora Eva Evangelista abriram processo contra Pascoal por extorsão, calúnia e difamação.
O caso, que corre em segredo de Justiça, envolve duas cartas enviadas da prisão pelo ex-deputado em que ele tenta extorquir a procuradora e a desembargadora.
Fui convocado pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Acre, onde tramita o inquérito sigiloso, juntamente com Ely Assem e Sílvio Martinello, donos dos jornais A Tribuna e A Gazeta.
Também foram intimados o advogado Raimundo Menandro de Souza, marido da desembargadora, Rosângela, mulher de Hildebrando, além de Emanuele, filha do casal.
- Estou com medo. Deviam ter o cuidado de nos manter separados sob proteção de guardas. Tem como adiar meu depoimento? Essa situação é muito constrangedora - disse o jornalista Sílvio Martinello, 64 anos, quando apareceu na 4ª Vara Criminal o dentista Pedro Pascoal, irmão do ex-deputado.
- Também estou com muito medo - acrescentou Assem.
Antes da audiência, sentados lado a lado, Pedro Pascoal e o advogado Raimundo Menandro de Souza tiveram um curto diálogo sobre o ex-deputado.
- O Hildebrando conta com uma boa advogada atualmente.
- Quem? - indagou Pedro.
- A juíza da Vara de Execuções Penais - respondeu Menandro.
- Parei de visitar meu irmão na prisão. Eu ia lá, aconselhava ele a entregar tudo nas mãos de Deus, mas ele é muito teimoso e não desiste - esquivou-se Pedro Pascoal.
Eu seria o primeiro a depor, mas Martinello estava impaciente, tenso, constrangido. Falei com um oficial de gabinete que estava disposto a ser o segundo a depor.
Aleguei que o diretor de A Gazeta já está com quase 65 anos. Martinello se mostrou aliviado, o semblante mudou, prestou depoimento e saiu da sala do juiz após uns 15 ou 20 minutos.
Chamado para depor, encontrei na sala o juiz Cloves Ferreira, o promotor de justiça Rodrigo Curti e uma defensora pública. O juiz indagou se havia de minha parte alguma restrição à presença do réu.
- Nenhuma - respondi.
Minutos depois, conduzido por quatro policiais militares, Hildebrando Pascoal entrou na sala. Estava de camiseta pólo, bermuda e chinelos, apoiando-se num bengala.
- Posso sentar ao lado da defensora, meritíssimo?
- Sim - respondeu o juiz.
E Pascoal sentou-se diante de mim, no outro lado da mesa.
Ao deixar a sala, chegou a vez do depoimento do dono do jornal A Tribuna. Ele encontrou Pascoal na sala, mas não pediu para que o mesmo fosse retirado.
Voltei para casa arrependido por não ter sido o primeiro a depor, antes de Martinello, para que o mesmo reencontrasse o ex-coronel.
Meu depoimento é segredo de justiça.
Leia mais:
Entrevista exclusiva com Hildebrando: “A vida é uma dádiva divina”
Hildebrando dribla cerco e, da cadeia, ameaça Judiciário
6 comentários:
HILDEBRANDO PASCOAL É INOCENTE !!!
HILDEBRANDO PASCOAL É PRESO POLÍTICO!
HILDEBRANDO PASCOAL TERÁ VEZ & VOZ
BREVEMENTE..HUMANOS DIREITOS & JUS
ESPERNEANDI..REVELAREI A VERDADEIRA VERDADE REAL À TODOS COM ÁUDIO !!!
Há o Tempo de Plantar e Há o Tempo de Colher!!!
Certamente Após os depoimentos de Rosangela Mãedos Filhos de Hidel...
Muito Revelar_Se_Há...AGUARDEM!
Eu Sou Joana D' Arc Valente Santana
Advogada Ativista
Presidente da Organização Universalista em Direitos Humanos
Necessário Se Faz Acompanhar a Ação Civil Pública do Processo dos Oficiais PMAc Janeleiros do Comandante Aureliano Pascoal Pelo :
' CRITÉRIO de APROVEITAMENTO ' !!!
Tenho.dito#
Eu Sou Joana D'Arc Valente Santana
Advogada Ativista
Presidente da Organização Universalista em Direitos Humanos
Preso político? Por algumas características, talvez, mas inocente...
https://www.facebook.com/pages/Direitos-Humanos-Universais/104557899659227?ref=hl
' Calar é Força & Força é Deus '!!!
COMECEI A ABRIR A CAIXINHA de PANDORA das INSTITUIÇÕES E PODERES CONSTITUÍDOS do ACRE!!!Eu Nunca Estive Só...
Joana D'Arc Valente Santana
Advogada Ativista
Presidente Organização Universalista Em Direitos Humanos
esta moça ta "se achando" uma Fenix!?!?!?!
kkkkkkk
Mercí vilmar!Voce é que tá ' Me Achando '...kakakaka
Postar um comentário