sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

NO PERU, HAITIANOS SONHAM COM O BRASIL


Autoridades de Iñapari, no Peru, passaram a fazer apelos para que o governo brasileiro receba um grupo de 162 imigrantes haitianos (124 homens e 34 mulheres) que ocupa o coreto da praça de armas da cidade de 1,2 mil habitantes.

Ao relento, sem apoio de grupos de defesa dos direitos humanos, os haitianos que estão em território peruano padecem de fome, sede, não têm onde beber água e dormem sentados no chão, recostados na bagagem ou no corpo dos compatriostas.

- Nós não temos nada, mas aqui está melhor do que no Haiti. Perdemos tudo em nosso país, onde tudo permanece no chão desde o terremoto - afirmar Jeanelus Eslande, de 37 anos, enquanto capta água da chuva com uma garrafa de plástico.

Ex-empregada domésticca, Jeanelus deixou na casa de parentes um filho de seis anos de idade e se aventurou na longa viagem com esperança de ingressar no Brasil acompanhada da filha Belizaire Mirmathe, de 13.

- No Haiti, estamos morrendo de fome, doenças, e não temos trabalho. Queremos nos mandar de volta para lá, mas o que vamos fazer no Haiti se vendemos tudo o que tínhamos para chegar até aqui? - indaga a mulher, que dormiu com a filha, ambas escoradas na mala que carregam.

Leia mais no Blog da Amazônia.

3 comentários:

Beneditino disse...

Esses foram surpreendidos no hiato de tempo entre a saída deles do Haiti e a proibição de entrada no Brasil. Por outro lado, devem ter entrado legalmente no Peru. Se assim for, qual o motivo dos peruanos apelarem para que o Brasil os receba? Porto Maldonado é uma cidade grande e está a menos de 250 km de Iñapari. Pode receber com tranquilidade esses haitianos.

Francisco Lima disse...

Esses haitianos passando fome, o Peru não dá conta, o Brasil não liga, o governo do Acre não tem como bancar a estadia dele.
CADÊ O ROTARY, O LIONS, A MAÇONARIA, AS IGREJAS EVANGÉLICAS E OUTRAS ENTIDADES QUE SE DIZEM BENEFICIENTES?
VÃO DEIXAR ESSES HUMANOS MORREREM DE FOME?!
ALTINO, TU É CONHECIDO INTERNACIONALMENTE, FAZ UMA COBRANÇA PRA ESSES BOSSAIS QUE SÓ SABEM POSAR EM FOTOS PRA FESTA E PROMOÇÕES DE DÍZIMOS!

Fátima Almeida disse...

Francisco Lima tem toda razão, onde estão as entidades filantrópicas e beneficentes? As esposas dos homens influentes que sabem fazer arraiais, bazares e outras coisa do tipo para arrecadar fundos. Lembro-me que até água mineral foi enviada de caminhão para Teresópolis! Para elas todas as portas se abrem.