quinta-feira, 30 de junho de 2011

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Em maio, 268 km² foram desmatados na região; floretas do Acre foram as menos afetadas

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta quinta-feira (30), indicam que no último mês de maio 268 km² de áreas de florestas sofreram corte raso ou degradação progressiva na Amazônia.

Segundo o sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER), do Inpe, a distribuição do desmatamento verificado por satélites em maio foi mais grave em Mato Grosso (93,7 km²), Rondônia (67,9 km²) e Pará (65,5 km²).

Em maio, o Acre registrou apenas 0,4 km² de desmatamento, seguido pelo Tocantins (43,3km²) e Amazonas (29,7 km²).

O DETER dá suporte à fiscalização, mas não fornece um mapa fiel do desmatamento mensal da Amazônia. Isso é devido à resolução pouco detalhada dos satélites utilizados e à cobertura de nuvens, variável de um mês para outro.

Segundo o Inpe, a vantagem do sistema está na rapidez com que é capaz de detectar novos desflorestamentos, possibilitando gerar em um curto período de tempo, dados para a fiscalização. A agilidade possibilita conter os desmatamentos antes que o mesmo tenha se completado.

São mapeados pelo Inpe tanto o desmatamento por corte raso quanto as áreas em processo de desmatamento por alteração da cobertura florestal. Como grande parte das alterações só é percebida quando ocorre uma alta intensidade de perturbação, esse tipo de desmatamento é denominado degradação florestal progressiva.

4 comentários:

Clênio Plauto S. Farias disse...

Fazendo um trocadilho. Na última eleição houve uma alta intensidade de perturbação, o que denota uma degradação progressiva do "Governo da Floresta". Contudo, o "Governo do Povo do Acre" esta sendo mapeado por corte raso e alteração da cobertura, o que pode ou não garantir a preservação da espécie.

Eakesmeyer disse...

*desmatamento

ALTINO MACHADO disse...

Grato, Eakesmeyer. Está corrigido.

henrique disse...

i as queimadas na floresta que e d++++ passei um ano ai i fiquei chocado com os problemas tanto ambiental e a saude da populaçao. nao tem um plano para compra avioes para jogar agua nas queimadas tem muita gente que faz isso de proposito,aki no nordeste o pessoal desmata a caatinga pra plantar i ai desmata pra fazerem roubo que depois a justioça toma providencia mais ja e tarde ...bamdo de ladrao i agora como o maior estado da regiao norte no vermelho divulgado essa semana , ...