segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O ACRE NO WIKILEAKS

O blog sempre serve

Extenso telegrama da embaixada dos EUA no Brasil, de 17 de setembro de 2007, dedica dois de seus 21 tópicos à movimentação de índios isolados no Peru em direção ao Acre.

O relato da embaixada americana se baseia em notícias que foram publicadas originalmente neste blog.

Na primeira, no final de julho de 2007, com o título "Novo protesto ashaninka", o blog teve como referência a carta em que os índios da comunidade Apiwtxa, no Acre, denunciaram invasões de suas terras na fronteira Brasil-Peru.

Na carta, publicada originalmente no blog Apiwtxa, mantido pelos ashaninka, os índios criticavam duramente o Programa SmartWood, da Rainforest Alliance, que desconsiderou ilícitos cometidos pela madeireira Forestal Venao, e, em abril de 2007, certificou a empresa com o padrão FSC.

Na segunda notícia, de 3 de agosto daquele ano, com o título "Forestal Venao", o blog informou que o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) estava encarregado de conduzir investigação no Brasil para averiguar fatos que pudessem levar à cassação do selo de certificação FSC da madeireira peruana Forestal Venao.

A empresa foi denunciada por funcionários do Ibama, antropólogos e pelos ashaninka de promover invasão do território brasileiro para explorar o cedro e o mogno existentes na terra indígena.

O telegrama da embaixada dos EUA foi obtido pelo site de vazamento de documentos secretos WikiLeaks. Ele foi reproduzido pela Folha com o título "Telegrama relata movimento de indígenas peruanos rumo ao Acre; leia em inglês".

Nenhum comentário: