quarta-feira, 1 de setembro de 2010

NÃO ESQUEÇA DO FOGO E DA FUMAÇA

Conversei com o pesquisador Foster Brown sobre a situação de fumaça e risco de fogo na Região MAP - de Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil) e Pando (Bolívia).

Por que se preocupar com queimadas em setembro quando as chuvas começaram, indaga Brown, que é da Universidade Federal do Acre e do centro de pesquisa americano Woods Hole. E faz as seguintes ponderações:


1. Em quase todos os anos, de 2002 a 2009, no Acre, Bolivia e Peru, a quantidade de focos de calor em setembro foram sempre superiores à quantidade de focos de calor em agosto. Os números foram quase iguais em 2005, quando 200 mil hectares de áreas abertas e quase 400 mil hectares de florestas primárias foram afetados pelos incêndios na região leste do Acre.

2. Os números de focos de calor na Região MAP durante agosto de 2010 foram elevados em comparação aos de outros anos.

3. Se os focos de calor se comportam igual aos de outros anos, se espera um grande número de focos em setembro, mas este ano pode ser anômalo.

4. O modelo do Sistema de Monitoramento de Queimadas por Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre fumaça prevê uma redução em concentrações durante os próximos dias na região.

5. Chuvas reduzidas com ventos aumentando em velocidade são previstos nos próximos dias.

Relatórios com informações mais técnicas e precisas podem ser acessados no Forum GTP Queimadas, do MAP.

Nenhum comentário: