segunda-feira, 3 de maio de 2010

CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO


Estou participando, em São Paulo, de um workshop promovido pelo WWF e Greenpeace sobre o Código florestal Brasileiro. O objetivo é ressaltar a importância do mesmo para a conservação da natureza, com base em estudos técnicos.

Cerca de 35 jornalistas, dos principais veículos brasileiros e também correspondentes internacionais participam do workshop.

Na pauta, previsões de cenários sobre impactos em temas como biodiversidade, agricultura e clima, caso as mudanças previstas no conjunto de leis sejam aceitas.

Palestras acerca das "Origens do Código", ministrada por Paulo Adário, do Greenpeace, "Área de Proteção Permanente e seus impactos nas áreas de agricultura", com Carlos Aberto Scaramuzza (WWF-Brasil) e Gerd Sparovek (Esalq), "Os motivos científicos do Código", com Jean Paul Metzger, da USP, entre outros.

Carlos Nobre (Inpe), Eduardo Assad (Embrapa) e João de Deus (Universidade Federal de Santa Catarina) também estão entre os palestrantes.

9 comentários:

lindomarpadilha.blogspot disse...

caro Altino,

O relator infelizmente é o deputado Aldo Rebelo, do PC do B com o apoio da bancada da motosserra. Aldo se revelou um antinacionalista de mão cheia travestido de nacionalista. È uma figura arcaica e de pensamento atrasado, representando o que há de pior nas oligarquias brasileiras e um péssimo exemplo de político.

Bom encontro e bom trabalho.

Lindomar Padilha

Ajuricaba disse...

Oi Altino,

Isso não te parece doutrinação?

ALTINO MACHADO disse...

Caro Ciro,

nesta quinta-feira, em Cuiabá (MT), um evento semelhante para jornalistas será promovido pelos ruralistas. Isso te parece doutrinação?

José Sávio disse...

Caro Lindomar, pontos de vista diferentes em determinados assuntos não podem ser usados para "desmontar" uma biografia essencialmente nacionalista como a de Aldo Rebelo. Te digo convictamente que os posicionamentos do Cimi, da WWF, ou do Greenpeace nesse caso dos novos marcos do Código Florestal, ou da construção da hidrelétrica de Belo Monte, não são nem de perto e nem de longe nacionalistas.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Entendo o "tal nacionalismo" de Aldo quando defende, entre outras coisas, a soja para alimentar os animais e ser investimento tipo exportação, assim como o nacionalismo aplicado a Belo Monte que visa o fornecimento de energia barata às transnacionais. Primeiro precisamos estabelecer um teto máximo para as propriedades rurais, especialmente as que estão nas mãos de empresas e do capital internacional. Estabelecer este teto é questão de ética. Nenhum carro pode ultrapassar os limites de velocidade estabelecidos, por exemplo, e porque essa gente pode, em se tendo dinheiro, comprar tudo? Eu respondo. É porque temos "nacionalistas" legislando em favor do capital internacional e da bancada da motosserra.

Bom trabalho.

Lindomar Padilha

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino, um toque a mais no debate.

28/4/2010

MP viabiliza financiamento de Belo Monte

A Medida Provisória 487, editada pelo governo na segunda-feira, viabiliza o financiamento do BNDES, a juros subsidiados, para a usina hidrelétrica de Belo Monte, e resolve o dilema da capitalização do Banco do Brasil sem comprometer a meta de superávit primário deste ano, de 3,3% do PIB, ao autorizar o uso do dinheiro do Fundo Soberano do Brasil.

Nacionalistas????!!!!

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Unknown disse...

Bom... Pros ambientalistas e acadêmicos do tal do meio ambiente, posso dizer que suas soluções só servem pra vcs mesmos, vcs estudam nos livros, nunca vieram dentro da selva, morar e depender dela, quando vem, passam um ou dois meses e vão embora de novo pros seus apartamentos... se querem parar o desmatamento, parem de comer frango, pois a ração é feita da soja, parem de comer chocolate porque a consistencia dele depende também da soja, e pra plantar precisa desmatar infelizmente... parem de usar sapatos de couro porque boi come capim e não árvores... mas se vcs querem de verdade SOLUÇÃO PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, SÓ TEM UMA... PAREM DE GASTAR DINHEIRO COM ESSAS PALESTRAS INÚTEIS, VENHAM PRA AMAZÔNIA E VAMOS PLANTAR ARVORES, PLANTAR, PLANTAR, TODO INVERNO, PLANTAR E NO VERÃO CUIDAR... ELES DESMATAM CRIAM BOIS, SOJA, E O QUE FOR, A GENTE QUE GOSTA DISSO COME MUITO PRA GANHAR FORÇAS E VAMOS PLANTAR, POIS SE A GENTE PLANTAR MAIS E FALAR MENOS, GARANTO QUE A TERRA FAZ O RESTO... SAIBAM QUE O MATO É O CABELO DA TERRA, E SE DEIXAREM QUIETO TUDO LÁ... 10, 20 ANOS DEPOIS NASCEU TUDO DE NOVO... ENTÃO SE A GENTE PLANTAR, E ZELAR AO MENOS POR UNS MESES... NASCE IGUAL CABELO... MAS VCS FALANDO AÍ, DISCUTINDO SOLUÇÕES PRA NÓS QUE ESTAMOS AQUI NA MISÉRIA PRECISANDO DE ORIENTAÇÃO, PRA DESMATAR MELHOR, PRA PREJUDICAR MENOS A NATUREZA, NÃO... FICAM AÍ SE DEBATENDO E SE ACHANDO PROVEDORES DE SOLUÇÕES... QUANTAS ÁRVORES VCS JA PLANTARAM? E DESSAS QUANTAS VOCES CUIDARAM, QUANTAS VINGARAM? PENSEM NISSO!!!

Rosangela Barros disse...

Parabéns, senhor Glauzo, pela significativa intervenção!...
Permita-me fazer de suas palavras, as minhas, pois a covardia que me domina não me permitiu ir além!

Ajuricaba disse...

Oi, Altino,

Acabei de ver a sua resposta.
Sim, o evento dos ruralistas me parece doutrinação. Seguramente eles passarão aos jornalistas apenas aquilo que interessa a eles mesmos.
O evento que vc noticia nesses post, na minha leitura, é semelhante. Nem melhor e nem pior. Eu posso mostrar p/ vc que as informações que foram passadas para vocês foram deliberadamente viesadas. Tu topas o desafio?