sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

BINHO SE SOLIDARIZA COM POPULAÇÃO

Nota do governador do Acre, Binho Marques (PT), sobre o apagão no Estado:

"O Governo do Estado do Acre acompanha com extrema preocupação as inúmeras interrupções no fornecimento de energia elétrica em todos os municípios do Estado, situação que se tornou ainda mais grave nesta sexta-feira, 08.01, quando ficamos por mais de 5 horas sem luz, acarretando prejuízos incalculáveis à população.

Esclarecemos que a geração e distribuição de energia elétrica são de responsabilidade direta da ELETROBRÁS através da ELETRONORTE, da ELETROACRE e Operadora Nacional do Sistema Elétrico, ONS, com regulamentação e fiscalização pela ANEEL, Agencia Nacional de Energia Elétrica.

Desde a implantação do “linhão” entre Porto Velho e Rio Branco e o início de sua operação interligando o Acre ao Sistema Nacional, em 23 de outubro de 2009, o Governo do Estado manifestou formalmente ao Ministério de Minas e Energia, aos presidentes da ELETROBRÁS, ELETRONORTE e ANEEL, a preocupação de que o sistema operasse com segurança, eficiência e qualidade, tendo em vista o atual estágio de desenvolvimento do Acre e suas perspectivas de crescimento.

Em julho de 2009 alertamos através de ofícios à ELETRONORTE e à ANEEL sobre a necessidade de garantir unidades geradoras reservas no parque de geração de Rio Branco sob a responsabilidade da ELETRONORTE, tendo em vista a possilibidade de haver qualquer transtorno no fornecimento de energia através do “linhão” e garantir a confiabilidade de que o sistema elétrico funcionasse nesta fase de interligação definitiva ao Sistema Nacional.

A preocupação do governo foi além, solicitando ainda que a ELETRONORTE iniciasse imediatamente a construção do segundo “linhão” interligando o Acre com maior segurança ao Sistema Nacional, tendo em vista ser a referida empresa a vencedora da licitação de mais essa obra de infra-estrutura garantida pelo governo do presidente Lula.

Visando a colaboração com o Sistema Elétrico Nacional, o Governo do Estado formalizou à ANEEL, em 23 de julho de 2009, a solicitação de delegação de competência para fiscalizar a prestação dos serviços de geração e distribuição de energia elétrica oferecidos no Acre. O assunto encontra-se em tramitação.

Nesse sentido, nos solidarizamos com a população sobre os transtornos e prejuízos causados pelas freqüentes interrupções de energia. Reafirmando nosso total empenho em monitorar a situação e nosso compromisso de continuar cobrando qualidade e confiabilidade dos serviços de geração e distribuição de energia elétrica.

Estamos aguardando Relatório Consubstanciado da ELETROBRÁS/ELETRONORTE, ONS E ANEEL, para compreendermos as ocorrências e apoiarmos nas soluções que estiverem ao alcance do governo do Estado.

Binho Marques"

9 comentários:

jardimarison disse...

Bem que podiam ligar uma turbina nas hélices do Hélicoptero, deve dar uma boa ernegia pra gente aí

J. Pinto Durão disse...

Altino,
Parabéns li todo o blog, excelente! Importante que a informação possa correr livre...
Se puder visite a gente, um forte abraço.
www.militanciaviva.blogspot.com

...vdj... disse...

Ô, quanta solidariedade!

Sei...

Altemar disse...

É assim que faz um Governador.
Binho, se lês aqui - já que não respondes meus e_mails - ouça, ou melhor, leia:
Continue, por favor.

Vingador disse...

Bem,
Todos agradecemos a solidariedade do Governador, no entanto acredito que se ele tivesse cobrado uma solução no momento em que retiraram as turbinas da ELETRONORTE aqui de Rio Branco, não seria necessário a publicação desssa nota que pode até confortar alguns, só que não resolverá o problema e daqui a alguns dias saíra:
NOTA DE SOLIDARIEDADE PELO APAGÃO NÚMERO DOIS...TRÊS...QUATRO...

Altemar disse...

Para quem não SE ACHA, mas deveria, legitimo cidadão de uma realidade em construção deveria assistir e ler menos porcaria, talvez ate mudar de bar ou igreja. Também não custa nada dar valor ao que nos pertence como, por exemplo, nossa origem e Patria.
Sugiro uma pequena reflexão sobre o "o que e bom vem de fora".
http://www.ibase.br/modules.php?name=Conteudo&pid=1650
Ainda sobre helicópteros, sugiro procurar o que outros mandatários públicos estão fazendo, sem comparar, apenas refletir.

Rodrigo disse...

Se retiraram as turbinas da termoelétrica pq continuam a chegar caminhões de combustível quase que diáriamente?E francamente, acho que era o mínimo que o Binho poderia ter feito mesmo. Não foi nenhuma atitude extraordinária! Ou será que alguém teria coragem de ir falar: bem feito, acho é pouco?

vilmar boufleuer disse...

Quem deveria publicar noto pedindo desculpas é o PSDB/DEM que privatizou o sistema! (e o PT por mantê-lo assim...)

Andarilho disse...

Esse mesmo oficio foi usado para dizer amém ao governo federal quando as usinas foram embora.
Se foi estatizada é pq o governo federal aprovou.
Agora, só nos resta amargar o prejuízo e ficarmos 'feliz' com uma nota do governo de solidariedade aos nosso eletrodomésticos queimados.