segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

AMEAÇAS QUE PAIRAM SOBRE O ACRE

Do líder indígena Benki Piyãko Ashaninka em entrevista para a jornalista francesa Stephanie Lemoine:

-Hoje o que mais ameaça a floresta no Estado do Acre e na fronteira do Brasil com o Peru é o grande desmatamento descontrolado feito por criações de bovino e extração de madeira feita para venda na Europa e em outros países do mundo.

-Outra coisa forte que já está nos afetando só por ser um propósito da política do governo Brasil-Peru é a estrada ultrapassando os Andes. A outra é a extração de petróleo nas nossas nascentes de águas, de onde nós bebe e come todos os dias em nossos alimentos.

-Eu vejo que dentro da política do governo brasileiro o nosso ponto é muito importante para fazer as pessoas compreenderem porque que nós não aceitamos. Mas a política do país escuta muito pouco o que nós falamos porque a economia do país é maior.

Saiba mais aqui.

2 comentários:

du disse...

Oh índio, é a seguinte:
A pecuária assim como a madeira e o petróleo geram muitos empregos. E empregos geram renda e impostos. E assim mantemos órgãos como a FUNAI. E assim você continua viajando pelo mundo. E assim quando você for levar seus convidados a jantarem no restaurante Aracuã você pode ir em um de seus carros, sentar em uma confortável cadeira (de madeira) e comer um bom filé. Melhor assim. Não acha?
Ah, deixa que a sua conta a gente mesmo paga.

Alberto disse...

O barato do índio aí é sair posando de defensor do seu povo e da floresta mas o que ele gosta mesmo é de aproveitar o seu "look" exótico e sair pelo acre e brasil afora e fazer a festa! Ê vida boa! Na próxima vida eu vou querer ser índio também!