terça-feira, 13 de outubro de 2009

ILZAMAR E ELENIRA

Viúva e filha de Chico Mendes são acusadas de desvio de dinheiro público repassado pelo governo do Acre


O Ministério Público do Estado (MPE) do Acre propôs à Justiça uma ação de improbidade administrativa contra Ilzamar Mendes e Elenira Mendes -viúva e filha do líder sindical e ecologista Chico Mendes-, além de Davi Cunha, marido de Elenira.

A ação foi protocolada na sexta-feira, 9, na Vara Cível de Xapuri, pelo promotor de Justiça Mariano Jeorge de Souza Melo, após ter conduzido investigação preliminar durante a qual foram ouvidos os três acusados e cinco testemunhas.

Os atos de improbidade administrativa envolvem R$ 685 mil que foram repassados nos últimos três anos pelo governo do Estado do Acre via convênios com o Instituto Chico Mendes (ICM), presidido por Elenira Mendes.

A investigação do MPE começou quando Deusamar Mendes, irmã de Ilzamar, casada com Zuza Mendes, irmão de Chico Mendes, entregou ao promotor de Justiça cópias de recibos com pagamentos irregulares no ICM.

Leia mais no Blog da Amazônia.

21 comentários:

Rosangela Barros disse...

Bom dia, Altino!

Não estou querendo defender o desvio de dinheiro público aí descrito, porém me questiono o que levou a viúva e filha, do líder sindical e ecologista Chico Mendes. A agir dessa forma corrupta. Certa vez, num Seminário de Educação Popular, lá no Seringal Cachoeira, ouvimos da Elenira Mendes o descaso que passa sua família diante de toda a fama que seu pai deu ao Acre e aos oportunistas da florestania!...

Slackware disse...

Descaso ?

O governo concedeu à Sra. Ilzamar uma indenização de 337,8 mil e uma pensão vitalícia de 3 mil mensais, totalmente imoral, pois, Chico Mendes nunca foi preso político, nunca foi perseguido pelo regime militar e nunca teve porque ser anistiado.

E nós, além de pagarmo essa conta, temos que pagar também 4 mil de salário para a presidente de uma instituição inútil, quem não serve absolutamente para nada, a não ser sustentar meia dúzia de vagabundos metidos a espertos.

Enfim a máscara está caindo. Não é só o governo que fatura com o mito Chico Mendes.

Rosangela Barros disse...

Permita-me, uma complementação, Altino, pois estou chocada com alguns comentários que li no blog da Amazônia!
Porque tá hora de o mundo descobrir que Chico Mendes era (um bobo, um ingênuo, um dominado), um boneco manipulado pelos seus companheiros que sobreviveram a sua morte, a exemplo Marina Silva (posseira, agitadora etc): são os que ainda estão ganhando prestígio as custa da morte dele. Era, segundo as pessoas que conviveram com ele, um homem simples humilde que nunca quis luta armada, muito menos fama ou prestigio, tudo tratava no diálogo. Seu único objetivo era ver a floresta em pé, nunca imaginou que seus companheiros fosse entregar a floresta para os inimigos, depois sair por aí fazendo pactos com americanos, franceses seja lá qual o diabo que tem interesse em nossa floresta. Cadê a chuva do Acre, gente? Os gringos levaram nas carretas cheias de toras? Porém, o agitador, o posseiro, o invasor, o inimigo o que dar audiência a Globo ainda se coloca ao lado dele e do povo. Lamentável é a ingenuidade de quem não conhece a realidade nossa aqui no Acre, e de toda a Amazônia, e joga toda a culpa em quem já morreu.
No entanto, os que construíram fama e fortuna as custa da morte dele continuam ludibriando o Mundo, e suas mulheres esnobando prazeres e luxurias entre as quatro paredes do mundo, não precisam nem se corromper como as viúvas e filhas do acaso!...

Leonardo Maia Roma disse...

essa bosta de chico mendes tem que acabar, eu aposto como essas 2 ai preferem o chico mendes morto do que vivo, porque morto ele está dando mais dinheiro e vivo ele era um pobre coitado, é por essas e outras que o Acre é essa selva que nao se desenvolve.
Ridiculo esse Chico Mendes!!

Unknown disse...

Descaso com a familia de chico mendes, que isso!?!?!?!
Nos dois mandatos do jorge viana a elenira e o irmão dela, o sandino receberam do governo do estado o equivalente a 2.000,00 R$; deixaram de receber no começo do governo binho. Está reclamando de barriga cheia, além de fazer várias viagens às custas do governo.

Hércules

Francisco Cândido Dias disse...

Interessa uma conversa dessas:Certa vez, num Seminário de Educação Popular, lá no Seringal Cachoeira, ouvimos da Elenira Mendes o descaso que passa sua família diante de toda a fama que seu pai deu ao Acre e aos oportunistas da florestania!...
Vão trabalhar, já imaginou se todo pai de família que é assassinado, os filhos ficarem pedindo auxilio-morte e esquecessem que a vida é competitiva e que você tem que trabalhar, que fama deu Chico Mendes ao Acre, tudo que acontecia no tempo dele acontece agora nas barbas de todo mundo e se ele fosse vivo tava comendo no mesmo prato desses que aí estão.A justiça deveria ter cobrado indenização dos assassinos e não dos cofres públicos, e digo mais 337,8 mil nas maõs de alguém competente não ficaria mendigando , e sim triplicaria essa soma, mas só vivem ostentando. Paciência.

Diadora Annos Xhamá disse...

Toda vez que vejo casos assim e eles são inúmeros no Brasil,passo a crer cada vez mais que a corrupção,a falta de vergonha,a deshonestidade faz parte da cultura da gente.Está em nossa entranha.Queria eu ser o Todo-poderoso para fazer com que alguns que hoje fazem criticas,tivessem a mesma oportunidade de mamar nas tetas públicas.Fariam com certeza igual ou até mesmo pior do que essas duas.Cambadas de hipócritas !!Alguns podem até ficar indignados e arrotar que "não, eu sou honesto,tenho decência".Então parabéns !assim como vocês me considero também honesto,só que somos exceção e o diabo é que exceções só confirmam a regra.Como já previa Rui Barbosa é chegado o tempo de termos vergonha de sermos honestos.E a frase daquele deputado Roberto Jeferson reverbera :Se uma carmelita descalça chegar a ser presidente do Brasil,em pouco tempo será a maior corrupta da nação.A pergunta que fica é :a culpa é do sistema ou a corrupção vem de nossos ancestrais ?Definitivamente somos um país desgraçadamente amoral.Bom mesmo é quem está na oposição,que agora são carmelitas e andam descalças,mas de olho nas tetas...

Rosangela Barros disse...

Aqui, senhor Francisco, o fato é diferente, não é qualquer pai de família, foi um pai de família que deu prestigio ao Acre que antes não existia!... E só não enxerga quem está lucrando com a hipocrisia da florestania!...

Vingador disse...

Bem,
Não devemos esquecer que o Chico nem sabia o que era Ecologia, ele apenas lutava pelo posto de trabalho dos seringueiros, daí um esperto falou em seu ouvido: O que você está fazendo chama-se Ecologia.
Foi aí que tudo começou...
Quanto a pensão acredito que não é apenas imoral, acredito que é ilegal.
Rosângela nos seus comentário você ataca uma pessoa que foi usada pela florestania da mesma forma que chico, a Senadora só não precisou morrer. rsrsrsrsrs

Rosangela Barros disse...

Caro, Vingador, muito de suas palavras fazem sentido (você só está precisando vê mais a realidade com seus próprios olhos). O Fato Verdadeiro Existe e está longe do disse-me-disse!
Não quero de forma alguma justificar o ato corrupto da viúva e filha, mas sim procurar entender o qual o motivo que levou a tal ato! E porque tantos outros corruptos defensores do Governo continuam impune?
Sinceramente, senhor Jabor, a mim nunca foi conferida a credibilidade de mamar nas tetas pública, para eu saber se teria a ética e a decência de manter apenas o meu salário!

Unknown disse...

QUEM CHEGOU A CONHECER CHICO MENDES SABE QUE ELE ERA APENAS UMA PESSOA QUE NÃO QUERIA VER INJUSTIÇA COM SEU PEDAÇO DE CHAO E SEUS COMPANHEIROS DE SERINGAL. FOI O LÍDER FORMADO PELA MAIORIA. APOIADO POR SEUS COMPANHEIROS. ESCOLHIDO ENTRE SEUS PARES. NÃO DECIDIU 'EU SOU O LÍDER DE VOCÊS'.
MAS, O DESENROLAR DOS FATOS E ACONTECIMENTOS FEZ COM ELE VIRASSE UM MITO, UM SIMBOLO DA PRESERVAÇÃO. MESMO ESTANDO MORTO.
NINGUÉM PODE DIZER QUE ELE AGIRIA DESSA MESMA FORMA, DANDO MARGEM A DÚVIDA DE SEU TRABALHO, ESTÁ MORTO. O PODER CORROMPE E O DINHEIRO É A RESPOSTA.
MAS, ACHO QUE NÃO TERIA GANHO TANTO DINHEIRO ESTANDO VIVO, O QUANTO ESTÃO LUCRANDO COM SUA MORTE PÓS-MORTE.

San disse...

Julguem senhores, sem conhecer a verdade. Da maneira que lhes convém, pois tbm serao julgados, e não por seres como vós! Não acham que estao sendo impertinetes perante a justiça; pois nao ouviram as partes envolvidas, isso desqualifica toda a prosa maldada por vós. Falem menos e ouçam mais. Abraço de quem vós ama.

Francisco Cândido Dias disse...

Sinceramente, senhor Jabor, a mim nunca foi conferida a credibilidade de mamar nas tetas pública, para eu saber se teria a ética e a decência de manter apenas o meu salário!
Seu grau de honestidade D. Rosangela é regular, o que eu vou exemplificar:sou honesto sim, agora querer falar que se aparecer 1 milhão no meu banco eu não pego, ai é demais, uso até o banco me comunicar, depois falo que nem tinha percebido o quanto meu trabalho estava rendendo! hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!Desculpe é apenas uma brincadeira.

Unknown disse...

Altino,
Conheço a Elenira e estou acompanhando o jogo sujo que pessoas da familia dela estão fazendo, parabenizo as suas tias e sua mãe por toda a armação.
Acredito que a Elenira ira comprovar que não usou o recurso de forma inrregular.

Antonia disse...

INFELIZMENTE ESSE CASO NÃO ACONTECE SOMENTE AKI NO ACRE, O MUNDO TÁ CHEIO DE CORRUPÇÃO. NADA DISSO ME ABALA, O QUE MAIS ME DEIXA INDIGNADA É VER EM COMENTÁRIOS ACIMA POSTADOS QUE A POPULAÇÃO FICA BRINCANDO E DEFAMANDO O NOME DE UM HOMEM QUE DEU SUA VIDA EM PROL DA PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS. ACHO JUSTO QUE SE HÁ IRREGULARIDADES OS CULPADOS PAGUEM POR ISSO, SÓ QUE NÃO PODEMOS SAIR POR AÍ JULGANDO AS PESSOAS, SE EXISTE JUSTIÇA QUE A FAÇA VALER. O MAIS IMPORTANTE É JUSTIÇA DAQUELE LÁ DE CIMA...

Unknown disse...

Diz o poeta no Choro: "Da força da grana que ergue e destrói coisas belas". Ou aquel'outro no Samba..Dinheiro na mão é vendaval...Quem não gosta de tê-lo e gastá-lo desconheço, há não ser que seja muquirana e aperte o bucho e o luxo.Não precisa CPI ( a solução mágica para tudo neste país), basta investigar e então em se comprovando a pena seja aplicada sem pena.

Unknown disse...

A Sra Rosagela Barros ou é muito ingenua ou é advogada da viúva e
flha de chico mendes. A sra precisa
conhecer a verdadeira história da
trajetória de chico. Dezenas de se-
ringueiros foram mais úteis do o
chico mendes, mas ele foi o ungido
para servir de instrumento político
de alguns espertos que até hoje ti-
ram proveito do ingenuo chico. A
dona Ilzamar e sua filha foram as
que mais ganharam dinheiro e fama
as custas do bondoso e inofensivo
chico. Foram milhares de dolares
pelos direitos autorais de filmes,
livros, imagens, muito dinheiro pa-
as fundações ICM Chico Mendes,pres-
são no governo por pensçao vitalí-
cia. Inventaram que o chico era per
seguido político para merecer inden
ização do governo brasileiro com
direito a pedid de desculpa pelo
ministro da justiça. A ambição des-
sas pessoas é tão grande que ainda
querem muito mais, sem contar as
fraudes na fundação chico mendes,
que está sendo apuradas pelo MPE.
Essas pesoas estão ganhando dinhei-
ro do contribuinte brasileiro sem
trabalhar. Isso é muito vergonhoso.
Eu conheci pessoalmente o chico,uma
pessoa simples que tomava sua "pin-
ga" sem incomodar ninguém. Deveria
se impetrar ação popular para anu-
lar essas pensão vitalicia. Essas
pessoas tèm é que ir trabalhar como
todo cidadão comum. Quantos serin-
gueiros valorosos que estão no ano-
nimato. Dna, Rosangela a sra. tem
ideia de quantas brigas por dinhei-
ro já ocorreu com a familia do chi-
co. Muitas. A ambição da Ilzamar é
tão grande que pode engolir o pla-
neta. Tá com peninha dela, doe o
seu salário a ela, faça campanha de
donativos que ela está passando fo-
me, tadinha. Portanto,conheça
melho as pessoas e suas estórias.

Unknown disse...

Acorde Dna Rosangela, a cachorrada
que fizeram para ganhar dinheiro as
custas do nosso bom chico, jamais
foi visto em todo o Acre. O Chico
dve ter se remexida milhares de ve-
zes em seu túmulo. É muita gana
dessas pessoas, e ainda recorrem a
fraudes para pegar mais dinheiro.
O simples seringueiro foi transfor-
mado em lider mundial do meio ambi-
ente, foi criado artificialmente
para alguns politicos tirarem pro-
veito. Essas pessoas estão ganhando
pensão vitalicia sem merecer, fora a indenização milhionária que rece-
beram. Estão esnobando com dinheiro
dos contribuintes brasileiros. Que
vergonha.

Rosangela Barros disse...

Caro, Jovi, concordo com você. Conheci pessoalmente Chico Mendes e a minha ingenuidade (ou burrice, quem sabe?) me permitiu guardar boas recordações de um homens simples que lutava por seus ideais diante daqueles seringueiros que necessitavam de sua coragem: fazendo-me lembrar o sofrimento e humilhações que meu avô materno passou enquanto soldado da borracha, percebi o quanto ele foi útil para muita gente! Inclusive para os donos da florestania que lucraram e lucram muito mais que a ambição da viúva!
Em nenhum momento, senhor Chibata, eu quis defender a viúva: pelo contrário espero que a justiça injusta do Acre faça realmente o seu papel, não estou na condição de defender nem mesmo os meus problemas, pois sou uma sem-salário (e totalmente desmoralizada, apenas quero garantir a minha vida) não por falta de disposição para o trabalho, mas pela minha incapacidade (ou burrice) de lidar com a perversão, com a incompetência, com a imoralidade, com a hipocrisia que ao meu ver só existe no Acre e na mentalidade insana de muitos acrianos, principalmente aqueles que não conseguem enxergar a realidade em que vivemos e com suas mentes limitadas saem proferido verdades absolutas, assim como o senhor Chibata!

Gabi Ramos disse...

Pessoal, parem de ficar indignados, vocês ficam indignados com esse povo mamando, não esqueçam que o poder está em nossas mãos, a eleição ta chegando, deem um basta nisso, nessa raça do PT, nessa cambada que só querem vida boa. Vamos por essa cambada toda pra ralar um pouco, e passarem a procurar empregos pra ganhar 465 reais... Chega de salários gordos e compras na Iris... Eles tem que passar a contar os miseros reais que sobram no final do mês, e passar a comprar jens no formigão paulista....
Gabi Ramos
CVL - Pr.

Unknown disse...

No alto dos acontecimentos que envolvem o Instituto Chico Mendes e a pessoa de nossa querida amiga Elenira Mendes, quero aqui em nome da Juventude xapuriense, em especial aos bravos guerreiros fundadores do Coletivo Jovem de Meio Ambiente no ano de 2006, que foi uma iniciativa totalmente apoiada pelo Instituto, deixarmos os nossos sentimentos a cerca dos fatos ocorridos.
Considerando-me uma liderança jovem nos últimos anos, posso afirmar que o Instituto Chico Mendes, do ano de 2006 a 2008, foi considerado por muitos jovens como “a prefeitura dos jovens de Xapuri”.
Durante a gestão passada, não tínhamos apoio da prefeitura do município para realizar-mos nossas atividades culturais, esportivas e muitas outras, foi ai que conhecemos Elenira Mendes e sua proposta de criação de um Instituto que levaria o nome do seu pai e teria como um dos seus objetivos o apoio a atividades que envolvessem jovens na questão ambiental. Como fruto dessa parceria, posso citar atividades como: Cicleata Ambiental, Blitz Ambiental Ecológica, Gincanas Ambientais, Palestras Ambientais nas escolas, e o mais reconhecido trabalho da Juventude xapuriense nos últimos anos “O Movimento Arte na Ruína”, que teve apoio incondicional do Instituto Chico Mendes.
Quero aqui finalizar este texto declarando total apoio da Juventude participante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente e Movimento Cultural Arte na Ruína a você Elenira, pela sua grande força de vontade em nos ajudar.

Alarice Botelho Nunes