sábado, 26 de setembro de 2009

HILDEBRANDO AINDA METE MEDO

Hugo Marques



Em Rio Branco, é costume se comparar o ex-deputado Hildebrando Pascoal com o insano assassino Jason, do filme "Sexta- Feira 13". Mas o ex-coronel da PM, preso desde 1999, é acusado de matar mais gente do que o personagem e com uma crueldade de causar inveja ao mais aterrorizante roteiro de cinema. Na quarta-feira 23, Hildebrando foi condenado a 18 anos de cadeia, pela morte do mecânico Agilson Firmino dos Santos, o "Baiano". A vítima teve braços, pernas e testículos cortados por motosserra e os olhos arrancados antes de ser morto, em 1996, num crime que até hoje apavora a população da capital do Acre. Somando-se as condenações por narcotráfico, formação de quadrilha e compra de votos, a pena acumulada de Hildebrando sobe para 106 anos de cadeia. Mas, graças ao regime de progressão, o assassino poderá deixar o presídio dentro de três ou quatro anos. O que deixa os parentes das vítimas morrendo de medo. "Estou apavorada, extremamente abalada, temo pela vida dos meus filhos", diz a esposa de Baiano, Ivanilde Lima de Oliveira. Ela e os filhos Éder e Emanuele foram testemunhas de acusação. Há 13 anos, Ivanilde fugiu com a família para outro Estado, após matarem seu marido e o filho menor.

Clique aqui para ler a reportagem completa da revista IstoÉ.

10 comentários:

Anônimo disse...

Cadê a cadeira elétrica?

Rosa disse...

Demasiadamente humana como sou, discordo de qualquer forma de violência, porém quando recorro às teorias que descrevem sobre o processo civilizatório, leio que toda sociedade constrói seu mal necessário: portanto vejo nesse senhor (ex-deputado Hildebrando Pascoal) um homem possível de ser restaurado humanamente falando, pois somos todos conseqüência desse processo civilizatório.
Lembro ainda dos crimes da Ditadura, onde os traumas submergem em nosso ser. Penso no sangue derramado, em terras alheia, de muitos inocentes, para satisfazer o ego de um demônio popular como Jeorge Buch: um justiceiro injusto, ninguém pensa assim, pois o capital construído por ele emana no planeta (preconceito pra quê?).
Enfim, penso em quantos crimes e torturas foram cometidos na “calada da noite” sem ninguém nunca ter condições de saber, então me pergunto: não será apenas este senhor (ex-deputado Hildebrando Pascoal) um “justiceiro acriano” passando por todos os tipos de preconceitos que nós acrianos sempre passamos? Repito não estou a defendê-lo e sim questionando-me, se é possível uma comparação dele com justiceiros de outras sociedades protegidos pelo capital!...

Anônimo disse...

Ontem morreu Susan Atkins, uma das garotas da família Manson que assassinou a facadas 9 pessoas em 2dias consecutivos de 1969, inclusive a atriz Sharon Tate, grávida de 8,5 meses. Na época dos crimes ela era uma adolescente proveniente de uma família desestruturada, vivia drogada e sob a influência de Charles Manson, um psicopata que se aproveitou da onda de vida alternativa e liberdade que o hippismo criou nos EUA e formou um grupo de jovens que manipulou com seu carisma e drogas. Fiocu presa 38 anos e nunca mais cometeu qualquer ato reprovável. Casou-se, converteu-se a uma religião e realizou intenso trabalho social, mesmo encarcerada. Ou seja, era uma pessoa boa que foi levada a fazer algo terrível.

Já os inúmeros bandidos que infestam as cidades brasileiras têm a mesma história: ausência de um pai que possa educá-los, miséria, falta de oportunidades de estudo, trabalho e vida digna.

Hildebrando não passou fome nem necessidade. Teve formação e cultura. Mesmo assim, travestiu-se em homem da lei para cometer crimes horrendos.

Qual é o pior criminoso para vcs?

Unknown disse...

Rosa, seu comentário é perfeito, externa com sensatez o que deveria permear qualquer sociedade civilizada...

Professor Denis disse...

CADEIA NELE , CLAUSURA INDIVIDUAL.

Anônimo disse...

Querida Rosa, você é uma daquelas pessoas de quem tenho inveja e raiva.Inveja de sua bondade, tolerância até mesmo com este homem, que ainda ameaça a vida de uma pobre mulher, e dos filhos que lhe sobraram...Raiva de sua ingenuidade: alguém que mata um garoto de 13 anos, excepcional, por vingança, é o quê? Recuperável? Poupe-me, Rosa, de sua crença cor-de-rosa. Jesus secou a figueira que não deu frutos, e combateu os vendedores no templo, com chicote. Doçura e suavidade têm sua hora, seu momento. O expurgo também. Nada de vingança para Pascoal, mas justiça. No mínimo, a da nossa santa indignação. Abr, Adriana

Anônimo disse...

Só fala de forma muito amena quem não o conheceu balançando o maracá da cascavel. Todo o veneno está guardado. Quer fazer um teste, menina?
Você passa 5 anos reeducando o facínora, isso, na corrente. Beije-o todos os dias na boca. Depois solte-o!
Você já era!!!!!!!

Gabi disse...

Aqui no Sul do país só se fale nesse crime da Motoserra. Eu li todas as reportagens e fiquei apavorada só de pensar que um dia teria se quer contato com esse homem. Se ele vai sair daqui a uns cinco ou quatro anos, os responsáveis é que se cuide, pois ele vai se vingar de todos, principalmente de Jorge Viana. Eles não devem desacreditar que este homem não fará mais nada, pois brincar com a sorte não é a melhor atitude a ser tomada. A justiça deve proteger essa gente toda que colocou ele la. É só um conselho.

Anônimo disse...

Minha querida internauta Rosa, muito bem colocado seu comentário no inicio. Querem massacrar o Hidelbrando. Você sabe que um desses promotores que estava execrando Hidelbrando no dia do julgamento, no ano de 1997/1998, em Cruzeiro do Sul, um desses promotores que cantava de galo no julgamento de Hildebrnado, foi conivente com assassinatos de dois irmãos, Pequeno e Marcilio, cometidos pela PC. Digo mais, não foi só o promotor não. Tiveram conhecimento da ocorrencia também o Governador do Estado, o Juiz de Cruzeiro do Sul na época, o Secretário de Segurança, na época Samuel Evangelista, o Cmt da PM, Major Deodato, enfim todas as autoridades daquela época, se reuniram numa sala e decidiram abafar o caso. Abafaram tudo só porque as vitimas eram pobres, foragidos da Penal!!!! Absurdo. Toda Cruzeiro do Sul sabe disso.

Rosa disse...

Gente do Céu! Vocês não estão me entendendo: a “sinuca-de-bico” em que encontro-me é angustiante: por um lado sou odiada pela oposição porque pensam que sou fiel ao PT e sou irmã da Naluh Gouveia (Cruz Credo! Ave Maria!), ainda mais: acompanhei na campanha passada o tal Deputado Federal Nilson Mourão: Porque a Irmã Ester da Cáritas me ordenou (para poder ganhar uns trocadinhos para a Diocese de Rio Branco(e eu até hoje não recebi um vintém do Deputado: acabei me desentendo com o Bispo, mas não pelo dindim) isso porque meu bom senso humano e cristão(pois sou ocidental) me fez ser voluntária da Cáritas.
Por outro lado, o povo do PT me odeia (na campanha passada: o atual governador quase me chutava e ainda fui chamada de cobra), pois não sou filiada ao Partido(porque Fiel eu sou!) e nem concordo com algumas questões (nem vale a pena falar).
Ainda tem mais: minha “prima rica” é casada com o ex-prefeito do Bujari (PT) que perdeu a segunda eleição e como sou a “prima pobre”: estou sempre levantando a bandeira do Povo, então a culpada sou eu.
Socorro! Help! Alguém me ajuda a entender, então, quem vai me matar: A oposição? O PT (pois uma equipe da Educação já me envolveu na pior baixaria que eu pude presenciar)? O Bispo? Ou a família de minha mãe?
Por isso tudo, eu me refugio nas leituras e compartilho agora com vocês, para nos refugiar juntinhos, um treco do livro de Gilles Deleuze, CONVERSAÇÕES: O que torna nossa sociedade tão caótica é porque “O mundo de hoje é muito inutilmente cruel. Crueldade é violar a personalidade de alguém, é colocá-lo em uma condição tal que chegue a uma confissão total e gratuita. Se fosse uma confissão visando um fim determinado eu o aceitaria, mas é o exercício de um voyeur, de um torpe, reconheçamos, é cruel (aqui digo Eu: mas muito cruel mesmo). Acredito firmemente que a crueldade é sempre uma manifestação de infantilismo. (Rio de Janeiro, Editora 34, 1992, p.161).
Por favor! se eu sumir, descubram quem me eliminou! antecipadamente estou me despedindo: um abraço a todos!