segunda-feira, 13 de julho de 2009

INCRA DERRUBA SERINGUEIRAS

Na sede do Incra em Rio Branco: leitor presencia derrubada de árvores, entre as quais mogno e seringueiras



"Altino,


Desculpe a intromissão sem me apresentar antes, mas sou apenas alguém que ficou estarrecido com a cena de árvores sendo derrubadas na sede da superintendência do Incra, no bairro do Aviário, em Rio Branco, na manhã de ontem.

Incrível como ninguém fazia absolutamente nada para defender a vida de mognos, pinheiros e até seringueiras. O Incra vai inaugurar o prédio novo que acabou de ser construído e a desculpa pro desmate é que as árvores estão rachando o piso. Que piso? Esse que acabou de ser construído?

Vi árvores, como duas seringueiras, com mais de 10 metros de altura, que ficavam na divisa entre o Incra e o Corpo de Bombeiro, ser derrubadas em menos de cinco minutos, além das demais que havia na frente.

Aqueles pinheiros lindíssimos que ficam na frente do prédio foram o chão. Pense! Tive vontade de chorar! Outras árvores também estavam sendo cortadas, mas não queria ver mais e não sabia a quem recorrer. Pra Secretaria de Meio Ambiente? Parece que o desmate foi autorizado.

Lindo! Muito bom! Palmas para quem autorizou e não ficou para conferir o estrago. O mais engraçado: recentemente, o Incra trabalhou internamente o tema preservação do meio ambiente com projeto aprovado pelo governo federal (cerca de R$ 50 mil) com caneca, camisa, agenda ambiental e projeto de paisagismo com plantio de árvores e tudo mais. Que lindo de novo!

Recetemente, li nos jornais órgãos públicos aderindo à agenda ambiental do governo estadual. O que a política não faz, não é?

Lembro das mangueiras centenárias em frente à Santa Casa de Misericórdia. Num dia estavam em pé e no outro dia, por conta da inauguração da nova fachada, estavam doentes e foram derrubadas com urgência. Com autorização também.

É claro, lógico, tem que ter a autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Aliás, as árvores sempre "adoecem e quebram calçada", no final de semana, de preferência num horário em que tem pouca gente circulando.

Já ouvi falar que a próxima árvore a ser tombada na cidade será aquela enorme, que existe em frente ao Centro Empresarial, no centro, atrás do prédio do Ministério Público Estadual. Nesse dia, espero não presenciar a cena.

Grato."



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) informou que autorizou poda de uma mangueira e duas marilanas, além da derrubada de dois pés de cupuaçu, um pé de jaqueira, um pé de ouricuri, um pé de apuí e cinco ficus. Segundo a Semeia, autorização para corte de mogno e seringueira, ambas protegidas por lei, só pode ser concedida pelo Ibama.

De Brasília, por telefone,
o superintendente do Incra, Raimundo Cardoso, interrompeu uma reunião para explicar:

- Nós derrubamos algumas seringueiras, um pé de mogno e alguns pinheiros. Mas tudo foi feito com autorização ambiental. Nós vamos reflorestar com as mesmas espécies. Quando crescer vamos controlar com poda cada árvore.



9 comentários:

Anônimo disse...

Lembram daqueles desenhos animados? Madeeeeeeeeeeeeira!

Anônimo disse...

Não muito diferente do que fez o prefeito de Cruzeiro do Sul...

TCastela disse...

O engraçado é que sempre dizem isso: "vamos derrubar, mas vamos replantar as mesmas espécies." Simples assim, daqui a 15 anos vamos ver novamente aquelas árvores que ali estavam!

Anônimo disse...

Altino.
bom dia
observando seu blog, tarefa que eu como leitor e fá de grandes jornalista que residem no nosso grande estado que é o acre, e por eu ser uma pessoa preocupada com a causas ambientais estive lendo o absurdo que a semeia em Rio Branco fez em autorizar o corte dessas magnificas arvores simbolo do nosso estado.
Lembro tambem que presenciei na cidade de Cruzeiro do Sul a derrubada de algumas especies arboreas que são simbolos dessa cidade que é o buritizeiro, individuos arboreos que foram derrubadas com autorização do proprio IMAC o orgão ambiental que defende tanto o meio ambiente e a autorização era para construir um deposito de gás em posto de gasolina em dos bairros importantes para o municipio que é a copacabana.
lembrando que areas que possuem buritizeiros são consideradas areas de preservação permanente pela lehislação federal, e primeiro o IMAC autorizou a contrução de um posto de gasolina bem ao lado dela e agora autorizou o corte dos buritizeiros isso é um absurdo. a empresa responsavel pelo corte a o posto parintins localizado no bairro da copacabana.
deixo aqui o meu grito de protesto. e que não podemos aceitar esses absurdos criminosos contra a natureza.

Anônimo disse...

Como já disse em outros cometários a turma da florestania ou seja do PT, no discurso prega uma coisa de preservar a todo custo mas na prática faz o oposto, taí a prova são muito hipócritas mesmo.

Anônimo disse...

QUANDO CRESCER VÃO CONTROLAR COM PODA CADA ÁRVORE... AH TÁ! PORQUE SE PODA PELA RAIZ? CULTURA HIPOCRITA ESSA HEIN

Suellen Verçosa disse...

A cultura de florestania no nosso estado está bem longe de deixar de ser um discurso político e passar a ser realidade. Se é pra funcionar, tinha que começar exatamente dos órgãos públicos, fazendo o “dever de casa” e ensinando a população. Mas se nem nos setores públicos a regra funciona, não vejo um porque plausível para que os demais sigam a lei, de fato, com toda a sua rigidez.

Unknown disse...

Anônimo, esqueceu que o dono do posto Parintins de Cruzeiro do Sul situado na Av. Copacabana é do senhor Donário irmão do senhor Mâncio o todo poderoso do PT?
(ex do BASA) “Eles” podem!!! Podem derrubar buritizal, ingazeira, samauma, mogno, muito mogno!! Construir posto de gasolina encima dos mananciais que não vai acontecer nada.

Janu Schwab disse...

Que sacanagem! Que baita sacanagem! Aquelas arvores tavam lá desde que me entendo por gente. Parece que a galheire tem raiva de árvore e de sombra. Não consigo entender. Não consigo entender.