terça-feira, 30 de junho de 2009

MARINA PEDE AUDITORIA NA BR-319


A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado aprovou requerimento da senadora Marina Silva (PT-AC) e pedirá ao Tribunal de Contas da União (TCU) que faça uma auditoria contábil, financeira, orçamentária e operacional no DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), para verificar se as obras de pavimentação e recuperação da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), possuem avaliação prévia de viabilidade técnica e socioeconômica. O requerimento de Marina Silva também pede que seja avaliada a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade do projeto frente a outras alternativas de transporte na região.

A senadora solicita, em seu requerimento, que o TCU considere, na auditoria, a metodologia e os critérios utilizados no estudo “Eficiência econômica, riscos e custos ambientais da reconstrução da rodovia BR 319”, apresentado na audiência pública que o Ministério Público Federal realizou, em Brasília, para discutir o processo de licenciamento e os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) da obra. O autor do estudo que será encaminhado ao TCU é Leonardo Fleck, da Conservação Estratégica.

Leia mais no Blog da Amazônia.

8 comentários:

Acreucho disse...

Só uma pergunta: O que tem a ver com uma estrada entre Rondonia e Amazonas, uma senadora do Acre? Se a Senadora Marina, mandasse fazer todas essas verificações nas obras de estradas no Acre, todas as obras iriam parar e teriam que plantar as árvores no lugar novamente.

Anônimo disse...

Ela é senadora da república, não senadora do Acre. Como senadora ela pode requerer auditoria em qualquer estrada do oiapoque ao chuí... No dia em que a massa ler o CONAMA, souber o que é um EIA ou EIA/RIMA e entenderem a importância dessas ferramentas vão parar com esse discurso velho e ultrapassado de "para com o progresso e deixa a floresta de pé"... nós precisamos do progresso sim, mas precisamos dos biomas intactos, paises como a alemanha já sentiram na pele essa necessidade e reverteram seu quadro, de destrase ambiental absoluto e pais pioneiro na preservação ambiental. Pena que o povo prefere assistir a novela das 8 a ler sobre esse tipo de questionamento.

Hércules

Acreucho disse...

Será que nós aqui no Acre, já não temos problemas suficientes para a Senadora se preocupar? Este tipo de atitude se chama "mudar o foco" e é muito usada em política. Está sendo usada para tirar o foco das denúncias feitas pelo MPF sobre desvios de dinheiro na construção da BR364. Mesmo sendo Senadora da República, acho que ela deveria se preocupar mais com os problemas acreanos e deixar os problemas rondonienses e amazoneses para os senadores de lá. Os países que destruíram seu meio ambiente, hoje, sufocam o Brasil e a Amazônia e seus habitantes, querendo que a Amazônia seja uma reserva ambiental internacional, sem contudo nos darem nenhuma compensação por isso. Alguma compensação que tenha vindo, ficou só na mão dos políticos e dos poderosos, o povo nunca viu um tostão, pelo menos em benefícios dessas verbas. Ainda acho que a Marina tem muito com que se procupar aqui no Acre mesmo, se quiser posso fazer uma lista de coisas.

Anônimo disse...

Caro, como diz o ditado: "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa." Paises como a Alemanha e a Filândia compensam sim os paises que hoje enfrentam o desafio de uma mudança cultura ambiental (acabei de inventar esse termo, pelo menos eu não tinha ouvido ainda). Eles compensam dando-nos uma gama enorme de tecnologias, técnicas inovadores de se usar o meio ambiente em defesa do bem estar da sociedade sem destruir os nossos biomas, claro, existem devirsos picaretas que vem para a amazonia lucrar com as brechas da nossa legislação, com a falta de fiscalização e principalmente enriquecer junto com os políticos que eu, você e a massa elegemos. Mas isso é outra história, quando se fala em compensação, não quer dizer que venha na forma do "tostão", a compensação pode vir na forma de implementação tecnologica que eles criam lá e disseminam aqui. Pena que aqui no Brasil prefiram dar vez ao projetos do fálido PAC que não deslanchou e fez mais uma vez crescer o saldo bancário de empreiteiros, políticos e lobistas. Pena que prefiram construir uma hidrelétrica causando um dano ambiental monstruoso a partir para forma de energia movidos a biomassa, que na finlandia ou alemanha existem "pequenas" cidades de alguns mil habitantes que são alimentados energeticamente com pólos de energia movidos a biomassa. Aqui no Acre, em SP, RJ, CE, e por aí vai, a lista de coisas a ser verificada é enorme, afinal estamos no Pais do tudo pode, por exemplo, um copeiro do senador pode ganhar 8.000,00. Um governador pode criar uma conta flávio nogueira onde um mundo de pessoas cai mas ele sai limpo na história. Nós temos problemas aos borbolhões, em todos os sentidos, mas se formos criticar toda vez que algum senador ou dep. federal pede uma auditoria em uma obra aqui ou ali, aí é o fim da picada. A senadora marina não é nem a melhor nem a pior das persongens políticas desses brasil, mas ainda não vi (pelo menos até agora) seu nome melado ou respingado por aquele lamaçal chamado senado federal.
Como disse, ela é senadora da república federativa dos brasil, pode se meter nos problemas tanto do Acre como de Natal ou Rio grande do Sul, em rondônia, há, rondônia.... toda semana estou lá, se no acre dizem que aqui há perseguição e roubalheira não sei ainda como classificar o puteiro administrativo que se instalou em RO.

Hércules

Anônimo disse...

Pior do que uma "senadora da República" da palpite sobre obras de estados vizinhos e um gaucho da palpite por aki KkkKkkKkkKKkkKk

Anônimo disse...

vamos iniciar uma campanha pela vida?... cada um cuida da sua... que tal a ideia?

Acreucho disse...

Anonimo... Garanto que sou mais acreano que você! Apoio a sua idéia... cuide da sua que eu cuido da minha. Altino voltaram os anonimos... pior que um anonimo comentando só "um anonimo".

Hercules, essas tal compensações tecnológicas, chamam-se no popular bio pirataria e a amazonia está cheia e vai se encher muito mais, com a fronteira totalmente descoberta na Raposa Serra do Sol. Concordo com você o impacto ambiental de uma hidrelétrica só é comparável ao de um garimpo, pobre Rondonia, já teve os dois... Você também tem razão quando diz que Marina Silva serve de exemplo de parlamentar e serve mesmo. Que tal Marina para a Presidência do Senado. Será que ela conseguiria moralizar aquilo lá? Só não compreendo a proximidade da Marina de certas pessoas, mas, vá lá...

Unknown disse...

Veja bem; quem é contra a restauração da br 319: não há muito tempo, tivemos o apagão aéreo lembram? e as mudanças climáticas sempre tornam inavegável o Rio Madeira, pois então não está descartado repetir novamente... Manaus ficará ISOLADA no meio da floresta AMAZONICA.É inconcebível em pleno seculo XXI Manaus não ter uma ligação terrestre com o restante do país. Por isto aumenta a cobiça pela internacionalização da amazônia se nem mesmo conseguimos fazer uma estrada que a tire od isolamento.