quarta-feira, 6 de maio de 2009

ENCHENTE HISTÓRICA EM MANAUS

Mais de 20 mil famílias estão desabrigadas no Amazonas e 41 municípios em situação de emergência por conta do volume e força das águas dos rios Negro e Solimões. O número de desabrigados aumenta a cada dia, o ano letivo está comprometido na maioria das cidades e perdida metade da incipiente produção agrícola do Estado.

Nos últimos cinco dias, o nível do Rio Negro passou de 28,75m para 28,85m. Ele amanheceu hoje a 84 centímetros da maior cheia da história, ocorrida em 1953, quando o nível do rio atingiu 29,69m. Segundo alerta do Serviço Geológico do Brasil, Manaus enfrentará uma das maiores cheias de sua história. Se a enchente não superar a de 1953, deverá ficar entre as três maiores.

O acompanhamento da medida das águas do Rio Negro é feita no principal porto de Manaus desde 1902. Os cálculos nas últimas medições feitas pelo Serviço Geológico do Brasil, em parceria com a Agência Nacional das Águas e Sistema de Proteção da Amazônia, apontam que o Rio Negro vai permanecer com cota acima de 29 metros, que é considerada alta, só baixando no início de agosto. De acordo com um prognóstico técnico, existe 70% de chance da cheia deste ano ser maior do que a de 1953.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Um comentário:

Índia disse...

Estamos presenciando a fúria da natureza em vários estados do norte e nordeste.