segunda-feira, 6 de abril de 2009

EM DEFESA DE QUEM TRABALHA

Binho Marques


A denúncia, fartamente noticiada pela imprensa, do Ministério Público Federal contra ex-diretores do Deracre por causa de supostas irregularidades na execução de obras na BR 364, induz o público a pensar que houve desvio de recursos públicos com a participação de assessores do ex-governador Jorge Viana e alguns empresários.

Os assessores arrolados no inquérito são o professor Tácio de Brito, que voltou a dar aulas de História na rede pública municipal de ensino e a trabalhar com sua esposa na Drogaria que possuem há mais de 20 anos no bairro Floresta; o engenheiro Sérgio Nakamura, que atua no concorrido mercado da construção civil do Estado; e o engenheiro Joselito Nóbrega, que continua prestando serviços no Deracre.

O primeiro ponto que quero ressaltar é que uma estrada pavimentada no Acre, com toda fragilidade do nosso solo e a intensidade das chuvas do inverno amazônico, tem uma durabilidade inferior a qualquer estrada pavimentada em outras regiões do país.

Que o trecho pavimentado em questão tenha apresentado problemas, e que as empresas tenham sido acionadas para proceder a manutenção é fato. Mas não é justo expor pessoas de bem com insinuações de desvio de recursos em proveito próprio, quando o problema em análise seja de tamanha complexidade.

Só para se ter uma idéia, estamos há dez anos e três meses à frente do Governo, somando os dois mandatos do governador Jorge Viana e os dois anos e três meses do meu mandato, e temos que admitir que ainda estamos aprendendo a lidar com obras de pavimentação, devido à particularidade das condições climáticas, geológicas, tecnológicas e dificuldade de logística para a mobilização de pessoas, máquinas e insumos, que chegam aos canteiros de obras a preços infinitamente mais altos.

Os preços praticados nessa obra já foram aprovados pelo Tribunal de Contas da União e todos os projetos contaram com pareceres favoráveis do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens – DNER.

Ao analisar as informações que foram disponibilizadas, a equipe do Governo constatou uma série de imperfeições no laudo técnico que gerou a denúncia do MPF.

A Justiça Federal ainda não julgou o mérito do pedido de denúncia para saber se vai acatá-la ou não.

O fato é que conhecemos a honradez e a dedicação pública das pessoas mencionadas, e sabemos o quanto elas contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento do Acre através de seus respectivos trabalhos.

Vamos aguardar o posicionamento da Justiça. Como em outras ocasiões, onde dúvidas foram levantadas e tecnicamente esclarecidas, tenho certeza de que agora não será diferente.

O que não podemos aceitar é que uma denúncia feita há tanto tempo, por pessoas com o interesse político de impedir a continuidade das obras que fizeram de Jorge Viana o melhor governador da história do Acre, coloque sob suspeita uma administração que vem realizando tanto pela melhoria da qualidade de vida do povo e pelo desenvolvimento do Estado do Acre.

Binho Marques (PT) é governador do Acre

5 comentários:

Acreucho disse...

Sinceramente, acho que no Estado do Acre, nenhum político sabe porque foi eleito pelo povo.
O povo coloca os políticos nas posições privilegiadas em que estão, para que seus interesses, os do povo, sejam defendidos por eles.
O Governador Binho Marques sabe perfeitamente que está defendendo o indefensável, sabe que ouveram irregularidades, sabe que as obras são de péssima qualidade e não tem nada a ver com o solo em que foram efetuadas. O que falta é competência para executar as obras e "certeza da impunidade" na gerência dos recursos públicos. Falta qualificação técnica, tanto para os que contrataram como para os que foram contratados para fazer as obras. Duvido que para construir a casa de alguns desses senhores eles usariam dos mesmos esquemas que usam para construir as estradas no Acre. Falta estudo técnico do solo, por geólogos que poderiam determinar o tipo de base que deveria ser usado, para que os problemas não acontecessem e não fosse preciso mais dinheiro pra consertar as porcarias que esse povo faz. Dizer que eles "pensaram" que tinham que fazer uma coisa e "necessitaram" fazer outra é o atestado da incompetência dessas pessoas, ninguém faz nada "pensando", uma obra tem que ser feita com planejamento e técnica. Governador Binho, não se exponha mais ao ridículo de defender essas pessoas, deixe que elas respondam por si mesmas...

Andarilho disse...

É UMA PIADA! ESSA CAMADA ASFALTICA NÃO É AQUELA MESMA QUE FOI MOSTRADA ANOS ATRÁS POR UMA EMISSORA, NA ÉPOCA, OPOSITORA DO GOVERNO, MONSTRADA QUE A CAMADA ASFALTICA DE 5CM, TINHA MAL 2CM DE ESPESSURA.
OS ENGENHEIROS E OS GEOLOGOS É QUE DEVERIAM FAZER O ESTUDO PARA MOSTRAR O TIPO DE SOLO EXISTENTE E, SE SERIA POSSIVEL OU NÃO UTILIZAR A TECNOLOGIA ADEQUADA.ISSO JUNTO COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (ENGENHEIROS, GEOLOGOS, GEOGRAFOS), QUANTO MAIS FOSSE NECESSÁRIO.

Unknown disse...

Lamentável...é o que tenho a dizer! Um verdadeiro papelão. Me envergonho cada dia mais por morar aqui e ter como comandante de meu estado um cara que se presta a fazer um palpelão desses. Tinha toda a admiração pelo Binho, mas acho que as coisas mudaram muito de um tempo pra cá! Isso é um desreipeito com quem pensa e com quem trabalha. Ele, no mínimo, deveria ficar calado (e olha que se ficasse calado, ainda assim, estaria errado porque mantém um membro dessa quadrilha sugando dinheiro público até hoje!) à sair em denfesa de pilantras como esses denunciados pelo MPF/AC. E o trabalho do MPF e da PF? Ele desmerece como se essas pessoas fossem muleques, e pior, trata esses profissionais como se fossem perseguidores políticos do santo PT!!! Ele desreipeita trabalhadores, desses que não têm caminhonetes importadas e que não contribuem financeiramente para a campanha eleitoral do PT, mesmo que estes votem no PT!
Quando leio esse texto escrito pelo Binho fico com raiva de mim mesmo. Como política é suja; como políticos são podres! Como nós somos marionetes nas mãos desses urubús!
Uma outra dúvida: quando o senhor, "nobre" governador, fala que "O fato é que conhecemos a honradez e a dedicação pública das pessoas mencionadas, e sabemos o quanto elas contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento do Acre através de seus respectivos trabalhos." o senhor fala "NÓS CONHECEMOS..." como se tivesse falando por mim, eu não lhe dei autorização para isso, até porque eu tenho certeza do contrário, e tenho como provar! Então redija o texto e diga "EU CONHEÇO..."
O que eu sei, "nobre" governador, é que essas pessoas enriqueceram como poucos empresários bem sucedidos enriquecem, e tudo isso em menos de 10 anos! O que o senhor acha, governador, de diretor do deracre alugar caminhão e trator para o próprio deracre? o senhor deve achar isso normal porque no seu governo existe essa situação. Pra mi, se não for ilegal é no mínimo imoral!
Por enquanto tem pouca gente denunciada, mais pessoas vão surgir. Esses denunciados até o momento são apenas soldadinhos de chumbo que se põem na frente dos grandes imperadores.
Vou tentar remoção do meu trabalho, vou ver se tem uma vaga na lua. Cansei da terra e principalmente, cansei dos terráqueos.

Fátima Almeida disse...

A voz de Elis Regina está ecoando nos ouvidos de muita gente: "cai o rei de espada, cai o rei de ouro, cai não fica nada..."

Denis disse...

Entre os advogados(principalmente dos piores criminosos), existe uma frese recorrente: "não defendo o crime e sim o criminoso". O governador tem o direito de exaltar as qualidades dos seus amigos. Contudo, deveria ir pessoalmente a lugares como a "Via Verde" e outras obras que incluem pavimentação. É uma verdadeira vergonha. Apenas uma finíssima camada de asfalto. No máximo em dois meses o DERACRE já está tapando buracos. Esse senhores são muito "ingênuos" e devem com certeza ter sido enganados pelos empreiteiros. Um outro detalhe: os projetos com certeza eram muito bons, por isso foram aprovados. Só esqueceram de executar o que estava previsto. Tem coisas que estão muito explícitas como a péssima qualidade das obras de asfaltamento na nossa cidade.