segunda-feira, 1 de setembro de 2008

UMA PRÉVIA DO DIA DA AMAZÔNIA


Rio Branco, a capital do Acre, segue mais uma vez sob uma densa nuvem de fumaça desde o amanhecer. A temperatura nesta tarde chegou a atingir 35ºC, enquanto a umidade relativa era de apenas 34%.

Embora o Ministério Público tenha proibido queimadas de florestas e pastagens no Acre por 70 dias, aumenta a preocupação das autoridades com a possibilidade de agravamento das condições do ar por causa das queimadas na região.

Tradicionalmente, nos primeiros dias de setembro, é quando mais ocorrem queimadas na Amazônia, especialmente nos dias 5 (Dia da Amazônia) e 7 (Dia da Pátria).

Leia mais no Blog da Amazônia.

5 comentários:

. disse...

Essa fumaça ta vindo da onde? e do Blairo Maggi? Do Ivo Cassol? Do Eduardo Braga ou e do Evo Morales?

Unknown disse...

É uma tristeza. Depois de tantas lutas, ver as nossas florestas em chamas. Mas, não podemos desistir, vamos continuar lutando. Não adianta culpar ninguém, o importante é trazer os que não sentem a floresta, para dentro dela.

Anônimo disse...

Como a corda só quebra do lado do mais fraco, os fazendeiros continuam queimando à vontade enquanto os moradores é que pagam pesadas multas pela queima de pequenos entulhos nos seus quintais. Pra melhorar a prefeitura deveria disponibilizar uma espécie de força-tarefa para recolher qualquer entulho "gratuitamente", por conta do IPTU. Os poderes só sabem criar leis e decretos para reprimir e não conseguem sequer pensar numa contrapartida para evitar esses danos.

Fabio Pontes disse...

Não há por que se preocupar com a umidade relativa do ar, já que o nível preocupante é abaixo de 20% - como acontece em Estados do centro-oeste.

Gabi Ramos disse...

Discordo e concirdo com você Juruá. Discordo quando diz que a culpa ds quimadas é nossa. Nossa? O que quer dizer nossa? Minha, tua e dele, cidadão que não tem força e nem representabilidade politica para impor a lei e cobrar dos responsáveis que fiscalizem, e punam severamente essas queimadas. E concordo quando diz que juntamos intulhos e não fazemos nossa parte.
Gabi Ramos - Cascavel - Pr