Rio Branco, a capital do Acre, segue mais uma vez sob uma densa nuvem de fumaça desde o amanhecer. A temperatura nesta tarde chegou a atingir 35ºC, enquanto a umidade relativa era de apenas 34%.
Embora o Ministério Público tenha proibido queimadas de florestas e pastagens no Acre por 70 dias, aumenta a preocupação das autoridades com a possibilidade de agravamento das condições do ar por causa das queimadas na região.
Tradicionalmente, nos primeiros dias de setembro, é quando mais ocorrem queimadas na Amazônia, especialmente nos dias 5 (Dia da Amazônia) e 7 (Dia da Pátria).
Leia mais no Blog da Amazônia.
5 comentários:
Essa fumaça ta vindo da onde? e do Blairo Maggi? Do Ivo Cassol? Do Eduardo Braga ou e do Evo Morales?
É uma tristeza. Depois de tantas lutas, ver as nossas florestas em chamas. Mas, não podemos desistir, vamos continuar lutando. Não adianta culpar ninguém, o importante é trazer os que não sentem a floresta, para dentro dela.
Como a corda só quebra do lado do mais fraco, os fazendeiros continuam queimando à vontade enquanto os moradores é que pagam pesadas multas pela queima de pequenos entulhos nos seus quintais. Pra melhorar a prefeitura deveria disponibilizar uma espécie de força-tarefa para recolher qualquer entulho "gratuitamente", por conta do IPTU. Os poderes só sabem criar leis e decretos para reprimir e não conseguem sequer pensar numa contrapartida para evitar esses danos.
Não há por que se preocupar com a umidade relativa do ar, já que o nível preocupante é abaixo de 20% - como acontece em Estados do centro-oeste.
Discordo e concirdo com você Juruá. Discordo quando diz que a culpa ds quimadas é nossa. Nossa? O que quer dizer nossa? Minha, tua e dele, cidadão que não tem força e nem representabilidade politica para impor a lei e cobrar dos responsáveis que fiscalizem, e punam severamente essas queimadas. E concordo quando diz que juntamos intulhos e não fazemos nossa parte.
Gabi Ramos - Cascavel - Pr
Postar um comentário