quinta-feira, 21 de agosto de 2008

MERCI, MÁRIO

Na segunda-feira, Mário José de Lima, 63, e eu trocamos as últimas mensagens:

- Caro Altino / preciso de sua ajuda. Tive uma quebra do meu micro e perdi o caderno de endereços. Você poderia conseguir-me o endereço do Elson Martins? Abraço, Mário.

Repassei o e-mail do Elson e Mário respondeu:

- Merci, por mais essa.

Soube que naquele dia Mário enviou, entre outros, para o jornalista Elson Martins e para a cronista Leila Jalul,
aquele que agora é seu último artigo: "Descobrindo que o capitalismo existe" - clique aqui e leia.

Bem, hoje, quando li no site AC 24 Horas que o acreano, professor de economia da PUC-SP, havia sido traído pelo coração, fiquei torcendo para que a notícia de sua morte fosse uma "barriga" do gordo Roberto Vaz. Não era.

Mário Lima era colaborador permanente deste blog e gostava de fazer comentários. Em novembro do ano passado, quando a pressão dos medíocres era quase insuportável e eu estava disposto a fechar esta bagaça, veio dele uma mensagem tocante, intitulada "Vida longa", e que expressa o respeito mútuo que nos aproximava:

"Caro Altino

Não desenvolvemos, ao longo de todos esses anos, uma amizade, daquelas que torna as pessoas íntimas, capazes de trocas de informações pessoais ou de convivência diária e outros aspectos próprios da amizade. Diversos foram os motivos para que assim fosse, mas acredito que o principal está mesmo na nossa diferença de idade.

Minha geração enfrenta as durezas da vida há mais tempo. Mas estivemos sempre no mesmo lado de uma luta que nos aproxima: aquela que trata do destino do Acre.

Assim, tenho certeza, acompanhando a vida um do outro, cada um de nós, em nossa própria fronteira, desenvolveu uma atitude de respeito mútuo que nos torna, de alguma forma, amigos.

O conhecimento que desenvolvi sobre tua vida sempre me mostrou alguém portando uma baladeira, em batalha nas quais os opositores portavam uma arma bem mais mortal: o poder e uma esforçada vontade de ferir, de machucar, agir por pura maldade.

Acompanhei muitos desses momentos e vi de perto como em nenhum momento tua caneta cedeu espaços para outra forma de operar que não fosse no sentido de um tratamento direto, quase frio, da informação.

Nem posso dizer que sempre tuas atitudes foram as mais corretas para cada um dos momentos. Mas sempre estive convencido de que pretendias dar sentido à profissão que teimas até hoje, e acho que para sempre, abraçar.

Claro que conseguiste ir deixando uma trilha de inimizades, mas, certamente se não tantos amigos, mas, certamente, terás sido capaz de formar bons admiradores.

Nada do que exponho pretende orientar qualquer decisão que pretendas tomar em relação ao blog.

Não sei detalhes e mesmo se os conhecesse, tua cabeça pensa de forma muito independente para imaginar que acompanharias algum conselho - não posso negar o que escrevi antes.

Quero, entretanto, desejar vida longa para o Blog do Altino Machado e, muito particularmente, para o Altino Machado.

Um abração, caro amigo"

Leia alguns dos posts de autoria do saudoso Mário LIma:

Sonolentos em "dias" escuros
Ainda a mudança do fuso horário
Para que a mudança?
Um exercício de saudade
Arqueologia do Acre
Sítio arqueológico

2 comentários:

morenocris disse...

Que tristeza, Altino. Adorava os comentários dele. Meus pêsames à família. A vida é isso. E a morte tb. Mas ele deixou pegadas. É o que conta agora. Conheço a sua dor.

Fique bem.

Beijos.

Alexandre Lima disse...

Altino, quero agradecer a pequena homenagem que fez para Mário José de Lima, meu tio. Estava em Rio Branco quando recebi a horrenda notícia de sua morte.
O tinha como um exemplo de vida e o considerava o "Pilar" da família Lima, depois da morte de meu pai há 22 anos atrás.
Fiquei mais transtornado sabendo que viria passar o mês de Setembro aqui em Brasiléia e queira muito conhecer sua sobrinha-neta - minha filha.
Pro sua garra de ter saído daqui e chegar onde estava, tinha minha admiração e respeito. Ainda não acordei para o fato de nunca mais vê-lo ou de vez enquanto conversar via telefone ou skype na internet.
Além do parentesco, perdemos uma mente brilhante e uma pessoa que adorava sua família e sua terra.
Obrigado.