terça-feira, 19 de agosto de 2008

FAZ-DE-CONTA ELEITORAL

Certas coisas, sobretudo quando o assunto é legislação eleitoral, o melhor mesmo é não tentar entender a irracionalidade.

Até o dia 6 de agosto os candidatos a prefeito em todo o país tiveram que entregar à Justiça Eleitoral suas prestações de contas parciais para divulgação na internet.

Em Rio Branco, por exemplo, dos quatro candidatos apenas Antonio Rocha (PSOL) declarou (veja aqui) ter recebido doação de R$ 200,00, que foram gastos com materiais impressos.

Segundo a última pesquisa do Ibope, Rocha, com apenas 1% da preferência do eleitorado, é o ultimo colocado. Mas pode ser o mais honesto dos candidatos.

Raimundo Angelim (PT), Sérgio Petecão (PMN) e Tião Bocalom (PSDB), que lideram a pesquisa, declararam à Justiça Eleitoral que não tiveram qualquer tipo de gasto.


Ou a Justiça Eleitoral é realmente cega ou os comitês dos candidatos não sabem fazer contas. Ou, ainda, a Justiça Eleitoral faz-de-conta que fiscaliza e cada partido faz-de-conta que cumpre a lei.

É o Brasil.

Um comentário:

Eufrásio disse...

Declararam que nada gastaram ou que nada receberam de doação?

Se afirmar que não gastaram nada, a coisa é feia. Dois banners daqueles de parabrisa traseiro de veículo que os candidatos que lideram utilizam já supera os gastos do de Antônio Rocha.