domingo, 13 de julho de 2008

PETRÓLEO E GEOGLIFOS


No artigo "Outra vez, o petróleo", publicado hoje no jornal A Gazeta, o economista Mário Lima pondera:

- O turismo ecológico, na atualidade, forma um amplo e crescente campo de negócios ao redor do mundo e apresenta uma excelente capacidade de incorporação das populações locais na sua operação.

Na sexta-feira, durante o lançamento do livro "Arqueologia da Amazônia Ocidental: Os Geoglifos do Acre", organizado por Denise Schaan, Alceu Ranzi e Martti Pärssine, Denise não se conteve ao ser indagada pela platéia sobre o potencial turístico de nossos sítios arqueológicos, que têm atraído o interesse da mídia e da comunidade científica nacional e internacional:

- Infelizmente o governo estadual está muito mal assessorado no setor de turismo.

Governo do Petróleo e Gás
Numa recente entrevista à coluna Papo de Índio, do Página 20, o jornalista Elson Martins indagou ao sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior se ele acredita na possibilidade dos isolados continuarem invisíveis.

Resposta do Meirelles, antes da divulgação das fotografias dos isolados que causaram tanta perplexidade ao mundo:

- Acredito na possibilidade dos isolados passarem um bocado de tempo ainda nessa condição. A não ser que aconteça coisa, tipo já tá acontecendo agora, como essa exploração predatória de madeira no lado peruano da fronteira. E se descobrir petróleo e gás nas cabeceiras dos altos rios binacionais de nossa fronteira comum? Aí a situação vai ficar insustentável para os povos isolados da região de fronteira. Aí como é que vai ficar? Madeireiros, de um lado, pressionando os isolados e, de outro, empresas explodindo bomba em seus territórios tradicionais pra fazer prospecção de petróleo e gás, ou ainda mineração, ou outro projeto maluco patrocinado pelos governos do Peru e do Brasil? Aí a situação vai ficar incontrolável para os brabos. Os governos mudam também. De repente, o Governo da Floresta pode passar a ser o Governo do Petróleo e Gás de uma eleição pra outra. É preciso ficar atento nisso!

Nenhum comentário: