quarta-feira, 18 de junho de 2008

MENTIRAS DA HORA

Evandro Ferreira

Campanha de "esclarecimento" da lei que mudou o fuso horário do Acre afirma que a mudança é um ideal da revolução acreana (?!?!). É uma mentira histórica propagada com uso de recursos públicos. Onde anda o Ministério Público do Estado do Acre para coibir este abuso?

Todos já notaram que a campanha de publicidade relativa à implantação do novo fuso horário está em pleno andamento. Ela começou timidamente e de forma incompetente, no rádio, faz algumas semanas. Inicialmente, haviam informado o dia errado em que o novo horário entraria em vigor. Depois passaram uma semana mandando todos "desconsiderar' a mensagem anterior. Parecia até piada.

E a última versão da campanha, que está sendo transmitida nas rádios locais, contém uma informação no mínimo suspeita: ela recomenda a todos continuar a acordar no horário habitual.

A agência responsável pela peça publicitária está confundindo os ouvintes, que imaginam que o novo horário não irá mudar em nada as suas vidas. Muitos pensam, erroneamente, que com o novo horário irão economizar uma hora na parte da manhã e que, por isso, poderão dormir um pouco mais etc. Ledo engano: todos terão que acordar uma hora mais cedo sob pena de chegar atrasado nos compromissos matinais.

A maior parte da população ainda não se deu conta que o projeto de Tião Viana, sem pedir permissão, usurpou "para sempre" uma hora da vida de cada um dos acreanos.

E por que a peça publicitária está pregando este tipo de "peça" nos ouvintes? O que mais posso pensar que não uma tentativa de livrar a cara do autor do projeto, que fará os acreanos "acordar no escuro"?

E os responsáveis pela campanha publicitária não se limitam a isso. Quem já viu o outdoor da campanha (leiam aqui post do Blog do Altino) observa que eles tascam uma imagem do sol na peça publicitária. Deveriam colocar a imagem da lua, pois os acreanos agora terão de madrugar! Agora vão ter que acordar olhando as estrelas no céu!

Mas o mais grave da mensagem contida no outdoor é o chavão: "Ideal da Revolução Acreana". Que sacrilégio! Que mentira sem tamanho tentar associar a mudança do fuso horário com os ideais da revolução acreana!

E está subscrita pelo nosso governador Binho Marques, o ordenador das despesas do Estado. Tenho certeza que ele não está de acordo com o que está escrito nos outdoors. Tampouco os acreanos autênticos foram tocados em sua acreanidade ao lerem tamanha mentira.

Em primeiro lugar, na época em que os revolucionários lutavam para incorporar o Acre ao Brasil, entre 1899 e 1903, não existia sequer o sistema de fusos horários. Ele só surgiu 10 anos depois!

Naquela época, quem dirigia a vida das pessoas e determinava a hora de acordar, almoçar e dormir era a posição do sol. Ou seja, os revolucionários se acordavam com o raiar do sol (pouco antes das seis da manhã), almoçavam quando o sol estava a pino (por volta do meio dia), e encerravam o dia de trabalho quando o sol se punha (por volta das seis da tarde).

Em segundo lugar, todos sabem que com a mudança promovida pelo senador Tião Viana, o sol passará a surgir no horizonte dos acreanos depois das seis da manhã. E se o dia estiver muito nublado, correremos o risco de ter plena claridade matinal pouco antes das sete da manhã!

E para completar a aberração, nosso final de tarde tropical vai ser uma imitação das tardes nas regiões temperadas do planeta: o sol vai se pôr por volta das sete da noite! A mudança do fuso horário acreano é, portanto, um claro atentado contra a natureza e o relógio biológico dos acreanos de pé rachado, ou seja, aqueles que nasceram e se criaram na terra de Galvez.

Mas, além de ferir as leis da natureza que imperam na região tropical onde o Acre está inserido, a mudança da hora, feita por decreto, modifica não apenas o ideal da revolução acreana, mas o dos autonomistas, que sempre lutaram por um Acre Estado autônomo e dono de seu próprio destino. Um Acre onde os próprios acreanos poderiam decidir com liberdade e democracia "as questões acreanas". Sem depender, como ocorria quando ainda éramos Território Federal, das decisões unilaterais tomadas nos gabinetes de Brasília.

Ao se render a interesses empresariais e colocar a vaidade pessoal à frente do interesse público e da democracia, o senador Tião Viana dá uma demonstração de desprezo à pluralidade de opiniões e aos verdadeiros ideais revolucionários e autonomistas acreanos.

Nessa questão de fuso horário, regredimos por um instante aos tempos de Território Federal, pois o povo não teve "autonomia" para dizer se era a favor ou contra a mudança do fuso horário.

E como desgraça pouca é bobagem, ainda temos que assistir a esta campanha publicitária eivada de equívocos históricos. Mas o pior mesmo é saber que ela está sendo paga com recursos públicos. Onde anda o Ministério Público do Estado do Acre?

O acreano Evandro Ferreira é pesquisador do Inpa e do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. Tem mestrado em Botânica no Lehman College, de New York, e Ph.D. em Botânica Sistemática pela City University of New York e The New York Botanical Garden. Escreve no blog Ambiente Acreano.

3 comentários:

Wesley Diogenes disse...

Carambaa não sei qual é a camapnha maior, a da mudança ou contra a mudança hehehehehe.

Não agüento mais ouvir sobre isso e ler sobre isso :D.


Mas tudo bem né, segundo estão falando os críticos aí, nossa vidaa nunca mas será a mesma, acho que pelo jeito que tão criticando essa fuso horário vamos até mudar o nosso jeito de pensar porque estamos vivendo com uma hora a menos.



Fico pensando se no sul quando eles tem que diminuir adiantar ou diminuir sei lá, uma hora todo ano eles ficam pirando desse jeito hehehehe.


Abraços

Evandro Ferreira disse...

Wesley,
Lá eles mudam por uma questão geográfica e economica. Eles estão longe do Equador, e lá a duração do dia varia no inverno e no verão. Aqui não. La sim vale a pena ter horário de verão, adiantar uma hora. Mas veja que logo tudo volta ao normal. E aqui? Porque voce acha que mudamos 'para sempre' nosso horário?
Exclua a questão geográfica, a mais importante pois vivemos 'em cima' do equador. Exclua a questão economica pois ninguem provou concretamente que vamos economizar alguma coisa. O que sobra para justificar a mudança? E pior, fizeram sem consultar aos principais interessados.
É isso.
Evandro

Wesley Diogenes disse...

Obrigado pelas explicações Evandro acho bastante válido sua colocação e seu tempo perdido com minha leve crítica a crítica que está sendo feita hehehee.
Eu sei que a mudança é geográfica e essas coisas no sul.

só acho que tem vários pontos positivos tbm com essas mudanças no Acre, claro que não fiz um estudo e análises aprofundadas, estou aqui me pronunciando apenas com o que acho de relance, um exemplo dos pontos positivos é quando se tem concurso nacional se o horário for 3 horas lá aqui será 1 hora da tarde, isso pode trazer desvantagem a quem está participando do concurso, quando a copa foi de madrugada foi um caos aqui tbm. E se for horário de verão nem se fala então.

São vários outros pontos, acredito que o acre ficará sim, mas integrado com o brasil, estaremos uma hora menos atrasados das transações econômicas e outras coisas...

É horrível vc falar com aquelas teleagências de telefone ou outras coisas, se vc ligar 4:30 lá já é 6:30 e já terminou o expediente, afinal não são todas que são 24 horas.

Ficamos ao longo da história duas horas mais atrasados e duas horas mais distante de uma Eqüidade em vários sentidos.

Acho isso, espero que não venham comer meu fígado com seus discursos encolerizados cheio de dados e exemplos atrozes para a minha opinião hein...
hhehehehehe
qualquer coisa me corrijam eu aceito.

Mas aceito tbm que respeitem minha opinião contrária.