sexta-feira, 2 de maio de 2008

BONITO DE VER E MUITO SINGULAR


A reportagem exclusiva deste blog (leia) sobre a decisão do ministro da Cultura, Gilberto Gil, de encaminhar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional um pedido de reconhecimento do uso da ayahuasca em rituais religiosos como patrimônio imaterial da cultura brasileira, foi destaque ontem no G1, JB Online, Folha Online, Gazeta do Sul, Terra e Kaxiana.

Todos vieram beber informações sobre a ayahuasca neste blog, a partir das 6 horas da manhã, quando publiquei a notícia e o documento, ilustrados com fotos e vídeos. O cinismo é tanto que chegaram até a assinar matéria com vários trechos copiados daqui. Mas, a exemplo do que faz a imprensa acreana, nenhum deles foi suficientemente honesto para citar a fonte.

Tenho conhecimento razoável do mundinho da imprensa brasileira, cuja maioria dos jornalistas passa anos em salas climatizadas e costuma produzir suas "recortagens" tendo como fontes básicas o telefone e a internet.

Esse registro é para que os leitores do blog percebam o nivelamento por baixo que há entre a suposta grande imprensa do sudeste e a de regiões remotas do país, como o Acre. O importante mesmo é que o blog contribuiu mais uma vez para dar visibilidade a um tema universal da sociedade acreana.

Bem, quem quiser ler mais neste blog a respeito da ayahuasca deve clicar aqui. Ou aqui, para saber mais especificamente sobre a origem da doutrina do daime.

Além disso, pode apreciar dezenas de fotos [colaborou Odair Leal] da visita do governador Binho Marques e do ministro Gilberto Gil ao Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo, dirigido por dona Peregrina Gomes Serra, viúva do fundador da doutrina do daime.
É bonito de ver e muito singular. Veja aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Endorso suas palavras e parabenizo-lhe pela excelente reportagem. Nós precisamos é de notícias boas, coisas positivas.