quinta-feira, 3 de abril de 2008

FLORESTANIA

Margrit Schmidt

Florestania é um conceito criado por Antonio Alves, cronista, poeta e pensador acreano, no final dos anos 80 para promover a "cidadania" adaptada à floresta amazônica. O pressuposto da formulação é a preservação das riquezas naturais da floresta como condição para o desenvolvimento humano econômico e social. Uma inversão dos valores que comandavam a política do Acre até então, cujos representantes fizeram história em Brasília e no resto do Brasil. Afinal, quem não lembra de Hildebrando "motosserra" Paschoal, que ainda hoje cumpre pena na cadeia de Rio Branco, a capital.

Esta palavra define uma idéia simples e genial: se por cidadania se entende o sujeito que habita as cidades compreendendo todo um conjunto de relações e direitos com os outros e o território urbano, na floresta em pé os sujeitos que nela habitam e prosperam só podem ter florestania. O PT, que governa Rio Branco e o Acre há mais de duas décadas, absorveu, desde o início, a palavrinha mágica. Jorge Viana, Tião Viana, Marina Silva e agora o governador Binho Marques, desfrutam do achado de Antonio Alves, carimbaram a marca "governo da floresta" nas suas campanhas e governos angariando prestígio nacional e mesmo internacional.

Nenhuma idéia resta
Para fazer justiça, houve mesmo uma mudança de rumos e de ventos. O Acre está longe de ser modelo de preservação ambiental, mas os índices de desmatamento, por exemplo, não são comparáveis aos de Rondônia ou Mato Grosso do Sul. Neste último, Zeca, o ex-governador do PT, não teve mínima veleidade ambientalista. Nem consta que tenha se envergonhado por elevar às alturas o desmatamento no estado. No Acre, justamente porque a "florestania" prevaleceu, ainda que especialmente nos efeitos propagandísticos, há uma cobrança por ações governamentais que respeitem os valores ambientais. Criou-se uma espécie de contracultura ambiental, avessa à depredação dos recursos natural e adversária do desenvolvimento com alto custo ambiental.

Nos blogs, a discussão é intensa. Dentre estes se destaca o "Blog do Altino", que incomoda bastante a nova geração de mandachuvas no Acre. Com reportagens sobre a Amazônia, o blog do Altino é citado e "linkado" em vários outros blogs políticos no Brasil e no mundo afora. Segunda-feira, o jornalista Altino Machado publicou no seu blog uma entrevista com Ilzamar Mendes, a viúva do maior símbolo da defesa do meio ambiente no Acre, o líder seringueiro assassinado Chico Mendes. Na entrevista, ela faz uma dura avaliação no momento em que o virtual Comitê Chico Mendes, o PT e o "governo da floresta" do Acre, começam a "comemorar" os 20 anos do assassinato de Chico. "Essas pessoas mataram as idéias do Chico". A seguir alguns trechos da entrevista que está dando o que falar.

Margrit Schmidt assina a coluna Descomplicando a Política, do Jornal de Brasília.

Nenhum comentário: