quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

GOL DE PLACA

Edvaldo Magalhães

Tião Viana deixou ontem a presidência do Senado da República. Finalizara regimentalmente sua interinidade. Mas, mais do que uma simples passagem interina, Tião fez história.

Primeiro, por ter sido o único acreano a conduzir o Senado da República. Somos um pequeno estado, de economia frágil e densidade eleitoral minúscula. Mas por aqui se faz a política grande. Tião Viana é dessa safra. O Acre tornou-se celeiro. Daqui brotam bons quadros que a política nacional começa a tomar conhecimento. Tem a Marina, o Jorge, o Tião. Outros virão.

Segundo, pela qualidade na condução da crise. Um terreno pantanoso aguardava o senador Tião Viana quando da posse como presidente interino. Pauta travada, opinião pública e publicada querendo o fígado de Renan, moral do senado na lona e certa querência em jogar o senador acreano no fogo das vaidades e, aproveitando da conjuntura favorável, construir caminho próprio para garantir-lhe a permanência na presidência.

Pois é. Tião Viana não caiu no canto da sereia. Destravou a pauta e, como mágico, no dia seguinte parecia cantiga de grilo “os senadores que concordam permaneçam como se acham e os que discordam manifestem-se”... Era o senado votando. O sinal de que se iniciava um sair da crise. Manteve-se correto na relação com Renan, conduzindo de forma republicana os atos e seções que levaram a sua absolvição. Pautou temas de interesse nacional, estabeleceu limites na relação com o executivo e o judiciário. Mostrou-se firme em momentos necessários e doce no desembaraçar dos conflitos.

Terceiro, por não se distanciar de sua aldeia. Durante toda a interinidade praticamente toda semana esteve no Acre. Participando de atos e conversando com o povo. Arranjou tempo para as visitas de médico. Tomei conhecimento de duas. Visitou o Raimundo Lôro que, devido à idade, anda meio esquecido. Esteve lá em casa pra dar uma força a Dona Lurdes, mãe da Perpétua, que anda adoentada. Chegou de moto. Barberando, mas chegou. Esteve presente no seu ninho no momento de maior exposição pública. Demonstrou firme compromisso com o Acre.

Por tudo isso, Tião se credenciou. O Brasil e a grande imprensa o descobriram. Está no ponto para presidir, agora sim, em definitivo, o Senado da República Federativa do Brasil. Espero que o PT paulista não atrapalhe.

O deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) é presidente da Assembléia Legislativa do Acre e blogueiro.

Nenhum comentário: