quinta-feira, 22 de novembro de 2007

SÉRGIO ABRANCHES


O cientista político Sérgio Abranches não esconde o pessimismo em relação à COP-13, a 13ª conferência dos países signatários da Convenção do Clima, que acontecerá entre 3 e 14 de dezembro, em Bali, na Indonésia, e deve marcar o início dos debates da segunda etapa do Protocolo de Kyoto, a partir de 2012.

- Dentro das Nações Unidas não existe a possibilidade de você esperar um acordo que seja suficiente do ponto de vista do consenso científico a respeito do que precisa ser feito. Aquilo é um sistema muito grande de votos e todos os países têm poder de veto porque a decisão tem que ser unânime. É impossível que dê alguma coisa - avalia.

Sérgio Abranches participou nesta tarde do workshop "Mudanças Climáticas: o cenário brasileiro, a COP-13 e a cobertura da imprensa" como um dos três palestrantes da mesa sobre "A COP-13, as Negociações Internacionais e a Proposta Brasileira".

Em relação à Amazonia, o diretor do site O Eco disse que "está começando a cair a ficha" da sociedade sobre a importância da região e do governo em perceber que o que fez foi insuficiente.

- O retorno do desmatamento esse ano mostra que não é só com medidas paliativas que a gente vai resolver o problema - acrescenta Abranches, que prega a necessidade de um pacto nacional para zerar o desmatamento na Amazônia e permitir a industrialização da região usando ciência e tecnologia.

Sérgio Abranches disse que é leitor deste blog e que em breve fará uma viagem de observação ao Acre, pois pretende escrever sobre o Estado. Gravei a entrevista (abaixo) durante o intervalo da palestra dele.

Um comentário:

Anônimo disse...

Altino. Pelo amoooooooooor de Deus. Leva o homem na periferia. Mostra pra ele os nossos indicadores. Se voce der sopa os vianas pegam o Sergio e ai...