quarta-feira, 7 de novembro de 2007

SOMBRA E ÁGUA FRESCA

Deu na coluna Poder, de Octávio Costa, da revista Isto É Dinheiro:


"Desde 5 de setembro, o ex-governador do Acre, Jorge Viana, é o novo presidente do conselho da Helibrás - maior fabricante de helicópteros da América Latina. Ele tem dito a amigos que não poderia ter emprego melhor. O salário é seis vezes maior do que o de governador e Viana mantém distância das intrigas políticas".

O valor da pensão dos ex-governadores do Acre é R$ 18.794. Por ano, sem incluir 13º salário, Viana poderá receber R$ 1.578.696. Digamos que é um salário de craque da política. É como diz a canção dos Paralamas do Sucesso: “Oh, mundo tão desigual/ Tudo é tão desigual/ Oh, oh, oh, oh/ De um lado este carnaval, de outro é fome total/ Oh, oh, oh, oh". A carteira, com a foto do ídolo acreano, pertence ao chargista Gean Cabral.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o salário da Helibrás não posso comentar pq não sei o que ele anda fazendo por lá. Mas é certo que o Acre está entre antes e depois de JV, lembro-me que realizava um trabalho em informática em alguns órgãos quando o então governador JV determinou que os funcionários públicos passassem por uma "reciclagem" total, até lembro que em alguns órgão havia vans esperando por aqueles senhores e senhoras que eram craques na máquina de datilografia mas que estava indo aprender sobre word e excel. Conheço uma dezenas de professoras que lecionavam a muito tempo tendo como base o canudo do magistério e que estava cursando um curso de nível superior na UFAC, graças ao acordo entre Gov estadual e Gov federal, nasci e me criei no palheiral e de lá, muitos amigos e pais de amigos conseguiram trabalho na Via verde, via chico mendes, terceira ponte, passarela e mercado novo trabalhando de pedreiro, ajudante, mestre-de-obra e etc... lembro-me ainda que certa vez estava em Brasiléia quando uma comitiva do então Gov chegou... um Sr que almoçava no mesmo restaurante disse q sempre fora PMDB mas que agora ele era "vianista"...por causa do impacto q a estrada tinha causado...é muita coisa para se enumerar... claro que não foi um governo de mil maravilhas... teve seus problemas e acusações não exclarecidas... mas diante de tudo isso... o salario de ex-governador nunca foi dado tão justamente a uma pessoa, sinto-me mal quando sei q o Romildo Magalhães, o Orleir recebem essa grana sem terem feito um governo decente...

Anônimo disse...

O salário da Helibrás não se discute, é uma empresa privada e podem fazer o que bem entender com o dinheiro deles. Mas quanto à pensão de ex-governador, o próprio Jorge poderia abrir mão, já que não faz falta.

Anônimo disse...

Os trabalhadores, em geral, precisam trabalhar trinta e cinco anos, para receberem uma aposentadoria. Depois, como essa aposentadoria mingua, a cada rodada de governo - os tucanos até mudaram a idade mínima e queriam e querem mudar muito mais - cada trabalhador que se aposenta precisa continuar trabalhando até o final dos seus dias para conseguir sobreviver.

Por que, então, alguém deveria se aposentar, com um salário que, em termos nacionais, é altíssimo, depois de cinco anos de trabalho? É uma desigualdade gritante e odiosa dado que cria cidadãos de primeira e cidadãos de segunda, trabalho de primeira e trabalho de segunda, esses tipos de desigualdade tão ao gosto de uma ideologia que opera no sentido da reprodução capitalista. Uma aposentadoria paga com o resultado dos cidadãos de segunda, os que trabalham como mulas para garantirem tais privilégios.

Alguns podem dizer, "ah!, mas de fato existem diferenças entre o trabalho de um gari e o de um governador". Existe, mas não ao ponto de criar privilégios para u8ma casta: os políticos. os senhores que optam por tarefas políticas deveriam considerar-se e agirem como cidadãos, pessoas iguais aos demais. Se forem bem sucedidos em suas tarefas, ótimo. Terão o reconhecimento dos demais e serão, aí sim, de fato destacados, entre os demais. Mas como aquele que foi capaz de alcanbçar mudanças em prol do bem-comum.

Nada deveria destacar alguém criando nem apoiado em desigualdades.

Anônimo disse...

Isso é mais um dentre milhares de motivos para que as pessoas pensem bem na hora de votar, leis como esta, como a que garante imunidade parlamentar e por aí vai, foi criada pelo "amigo" que se candidatou, há.. vota no fulano que ele sempre ajuda a gnt. - Há, vota no cicrano que ele "arruma" um emprego para nós todos... essas diferenças gritantes começam na hora do voto, depois... há, depois não adianta assinar coluna política, comentário em blogs do tipo criticando, ou "os políticos deveriam isso...", "os políticos deveriam aquilo"... o Brasil é o Pais do pode tudo, a questão do ganho mensal de um trabalhador e um getos é apenas um, no meio de milhões de questões... Continuo afirmando: que é gritante é, mas o Acre visivelmente deu uma arrancada de 98 pra cá, que este salário do JV como ex-gov... não me tira o sono, me tira o sono sim, quando penso nos outros que estão mamando sem terem feito metade do que fora feito pelo JV...

Anônimo disse...

O Gean, tá mais fã de carterinha, do Jorge,do que tu Altino? Ah, não! publica a tua também cara, ainda mais agora que a gente vai poder andar de helibras prá lá e prá cá.

Anônimo disse...

O JV fez o que cara pálida? Não faria nada sem um conjunto enorme de pessoas que o apoiaram e que trabalharam ombro a ombro.