quinta-feira, 8 de novembro de 2007

NOTA MENTIROSA

Jorge Viana



A nota [acima] publicada na coluna Poder, da revista IstoÉ Dinheiro, edição 523, de 3 de outubro, é absolutamente mentirosa e não tem nenhum fundamento.

A fonte utilizada pela revista não merece a mínima credibilidade.

Agora, é lamentável que uma nota tão antiga e mentirosa (publicada há um mês) tenha sido reproduzida nesse espaço. Por quê? Não entendo qual a razão, qual o motivo. A intenção é me agredir? Por quê?

Estou trabalhando muito para honrar meus compromissos e vencer novos desafios, mesmo com a recomendação médica para alterar minha rotina de trabalho.

Esta é mais uma razão que não me permite entender o objetivo da agressão. Além disso, eu deveria ter sido ouvido antes da nota ser reproduzida.

O Altino Machado sabe muito bem onde e como me consultar e me encontrar. Só posso lamentar. Vou continuar lutando, trabalhando e seguindo em frente.

De minha parte, se tivesse tomado conhecimento da nota antes, teria reproduzido a mesma há mais tempo. Jamais com a intenção de agredir ao Jorge Viana, que nunca me deu motivo para tanto. É dever de qualquer homem público dar explicações à sociedade. Lamento que tenha perdido a oportunidade de esclarecer se requereu a pensão de ex-governador, se já a recebe ou até se acumula a mesma com o salário de executivo de uma multinacional.

20 comentários:

Saramar disse...

Altino, confesso que não entendi nada.
Por que ele disse que você sabe?

Aliás, cá entre nós, tendo a acreditar que você sabe tudo desse Acre, tão imenso.

beijos

Anônimo disse...

Sabe o que acho? É combinado. Só pra dar ao Blog do Altino um caráter que ele não tem - de crític ao vianismo. Cilada. Tô fora.

Anônimo disse...

Esse moço, Jorge Viana, tem a sindrome do-qualquer-crític´-é-pra-me-ferrar. Tudo que se disser a seu respeito, se não for "eu ti amo" é "eu te odeio", qualquer crítica, por simples que seja, é coisa de quem quer lhe agredir. Ele é especialista é fazer os outros seus inimigos. É muito esperto mas não engana tudo mundo, não. (assis chaves)

Anônimo disse...

Mas e ai Jorge Viana....qual � a verdade? N�o seja um minino birrento e n�o fuja dos fatos!

Anônimo disse...

Altino, veja se o boizinho da florestania questionou a revista quanto à "nota mentirosa". Se não o fez, porque vem agora como se ainda fosse patrão de jornalista?
(Fred Andrade)

Anônimo disse...

"Entre tapas e beijos, é ódio é desejo..."
Coitada da Saramar, não entendeu nada... Precisa saber mais sobre a imprensa florestal.

Anônimo disse...

Ô, Altino, por que você não consultou ao rapaz pra saber se podia ou não republicar a nota? Como ousa contrariar o nosso rei? Não sabe que ele está convalescendo? Não seja malvado, viu? Da próxima vez que se deparar com uma notinha como essa, faça como o lulla: não sei, não vi, não conheço..."

ALTINO MACHADO disse...

Pessoal,

A história da nota é a seguinte: a sogra de um amigo meu chegou na casa dele com a revista IstoÉ Dinheiro dizendo que tinha pego pro enteado do meu amigo, que estuda economia e trabalha numa corretora de valores, em São Paulo. Ele pensava que a sogra tinha comprado a revista na banca. Curioso como sempre, meu amigo pegou a revista, começou a folhear e viu a nota sobre o Jorge Viana. Ele me enviou a nota com a data, mas só depois se tocou que a revista é do dia 3/10/2007. Eu havia visto a data, mas julguei que não era necessário mencionar isso ao reproduzir a nota. Meu amigo depois foi perguntar à sogra onde ela tinha arrumado a revista. E ela saiu com esta: "Peguei na sala de espera de um médico". E meu amigo fez um pedido de desculpa desnecessário:

- Sinto-me envergonhado por possíveis aporrinhações que venham a acontecer (além das que já aconteceram). Obviamente não era essa minha intenção e, como te disse, não atentei que a nota fora publicada fazia um mês. Vê-se com isso como estão atentos e agem os cães de guarda do Jorge Viana, aí no Acre, sempre colocando-o numa posição de vítima. Vê-se, ainda, a diferença com o governador Binho Marques, que, por mais que se fale do seu governo, não se vê fazendo monitoramento fino e pressão em cima de jornalistas. Minhas sinceras desculpas novamente.

Pois bem, logo que o senador Tião Viana assumiu interinamnete a presidência do Senado, reproduzi aqui um artigo no qual a colunista Eliane Cantanhêde, da Folha, o considerava ingênuo e que o grande nome no Senado para suceder REnan Calheiros era José Sarney. A imprensa acreana não reproduziu o artigo, mas tratou de dizer que a colunista estava com inveja, que a Folha estava fazendo uma campanha preconceituosa contra o Acre, blá-bla-blá-blá-blá-blá. Mais recentemente, a cena política mudou e a jornalista compareceu a uma programa de TV onde expressou outra opinião, desta vez favorável ao senador Tião Viana. No dia seguinte virou heroína na imprensa acreana.

Não tem jeito: morro de fome, mas não vou ceder à hipocrisia. E repito: Jorge Viana sabe tanto quanto eu o que é melhor para ele e para mim. Tenho dito.

Anônimo disse...

Gostei de ver, ou melhor, de ler. Não precisava nem justificar a confusão com a data.
A preocupação de seu amigo me faz lembrar dos tempos em que vivemos, em que a informação se assemelha a carne, ou seja, só serve e só é valorizada se for fresca. A sensação que tenho é que estamos apagando a história a cada minuto. Lembro do acidente com o avião da tam, que tanta comoção causou - hoje, ao que parece, ninguém lembra mais. E esse é só um exemplo. Tem também o mensalão, o valdomiro, o francenildo, o paloci... Enfim, toda a podridão varrida para baixo do tapete.

Anônimo disse...

Esse é o modo petista-vianista-florestanista-propagandista de tratar a imprensa, quando ela não lhe beija os pés. Só é novidade para quem não vive no Acre. Ainda bem que o Binho tem demonstrado outro tipo de relação com a imprensa, apesar de ter mantido alguns cães de guarda como assessores.

Anônimo disse...

Caro Altino, você é o famoso ingrato de carteirinha. Foi sustentado durante todo o nosso governo e agora não perde a oportunidade de sacanear o jorge.

É assim mesmo, mas não esqueça que ele vai voltar breve, breve...

Abraço, Raimundo Silva

Anônimo disse...

Entre todos que foram governador, Jorge foi e sempre será o melhor até que apareça outro.. Vida longa ao Jorgito!!!!
Deixa o cara meu, o que ele faz com o salário dele, é problema dele e de quem paga pra ele.
No caso da pensão de ex-governador, o problema é nosso, porque sai de nosso bolso. Claro que é imoral, e todos os ex's tem que se tocar e devolver esta grana de volta pro Acre pra ser usado em ações benéficas ao povo Acreano.
Sempre acreditei e continou acreditando no Jorge.
Volta Jorge you are the best
Altino pare de "joder" com as vidas dos outros. Para que não concentra fogo no Binho tartaruga para ver se ele se mexe.. Os anos tão passando e o homem vive das sombras do Jorge. O Jorge nem pode aparecer que o homem desaparece. Que governo humano e social é este?

Anônimo disse...

essa célia pedrina como escreve bem...

Anônimo disse...

Caro Altino,
Tava falando como uma gestora da cultura de nossa aldeia, sobre como algumas pessoas empossadas nessa nova gestão têm tratado com algumas questões que são fáceis de serem resolvidas mas que emperram justamente por que são jovens, inexperientes, alguns (e algumas) até desconhecidos (as) do meio cultural.

Pois é, eu tava falando no telefone quando fui informada de que havia um comentário sobre a questão do Jorge Viana, sua pensão, salário da atual empresa em que é contratado, etc...etc....onde diziam que o texto era meu...ainda bem que na hora em que o texto foi escrito e enviado para ser publicado eu estava no Teatro Hélio Melo e logo depois almocei na companhia do próprio editor deste blog....

Não vou me meter nesta questão...
e jamais mandaria um texto anônimo...

Anonimato não faz parte da minha trajetória e nem de quem nasce em uma cidade como a minha terra natal onde os moradores (as) de lá afirmam, sem qualquer modéstia “na minha cidade não tem maternidade, só teatro, a gente não nasce, estréia!”...

Essa questão de como se usa recursos públicos fica para a consciência de cada um que deles se utilizam e de como prestam contas para a opinião pública...

O texto que pretendo escrever, assinadíssimo, assim que me vier a inspiração já tem título e se refere ao que comentava no início deste, “Lideranças populares, intelectuais de esquerda e artistas que viraram burocratas, alguns até “weberianos”...

Isso me interessa mais por que todos os projetos pelos quais sou responsável, que são de inserção direta em comunidades (bairro wanderley dantas e lago do amapá) têm apoio de órgãos públicos nas 3 esferas...

No mais é tomar mais uma cerveja e sonhar que tudo ainda não está perdido...é uma transição que precisa de um espaço livre para debates, discussões entre os representantes da sociedade civil organizada...se este espaço ainda não existe, precisa ser criado, fiquemos com o blog do altino...

Célia Pedrina, que não nasceu para o anonimato

ALTINO MACHADO disse...

Célia querida, não pegue corda desses anônimos. Todos sabemos que você não é de guardar resposta e muito menos de escrever sob anonimato. E mais: não apenas almoçamos juntos; você fez a gentileza de insistir para pagar a despesa. E eu, claro, não poderia recusar tão valorosa gentileza. Pode entoar um mantra com suas crianças. Um beijo

Anônimo disse...

Fala para a Pedrina opinar... sem anonimato, sobre o empreguinho do Jorge na Helibrás...

Anônimo disse...

E que estória é essa que JV vai vender helicópteros para o LULLA??? Jorge Viana, perguntar ofende?!

Anônimo disse...

Coitado do Jorge. Poxa, eu não gosto do Governo Vianista nem um pouco, pelo simple motivo: São falsos profetas. Digo isso porque os conheço bem de perto, trabalhei com Tião Viana e sei quem ele é. Tive a infeliz oportunidae de saber dos defeitos dos dois, tanto o do Jorge quanto do Tião, e cá pra nós, naõ são flores que possa se cheirar não viu. Mas também não devemos deixar de fazer um elogio que, o Jorge gosta do Acre sim, pelo menos na área de infra-estrutura o cara arrebentou gente. Hoje temos várias praças, parquinhos e um monte de pontes... pra que melhor.. E tem mais, temos o mercado velho que ta lindo, podemos sentar em um bar daqueles, sentir o ventinho gostoso tocar no nosso rosto, e pensarmos na nossa vida de desempregados... O que mais vcs Acreanos querem? Já sei, vcs querem investimentos em industrias, para gerar empregos, crescimento e não mais esperar pela troca de novo governo pra ver se consegue um mísero cargo comissionado, tendo que dividir seu salário para ajudar na campanha do PT. Tão certos.... Concordo com vcs anonimos.. A única diferença de mim pra vcs Anônimos é que eu me assumo.
Gabi Ramos - Cascavel - PR

Anônimo disse...

Toda e qualquer censura enoja. Todo espaço democrático de debate e denúncia me fascina. Espero que seu blog, Altino, tenha vida longa. Mas seria tão mais fascinante e democrático se estivesse despido de comentários anônimos. Sigilo da fonte é uma coisa. Anonimato é vestimenta dos covardes.

ALTINO MACHADO disse...

Impressionante como você usa o mesmo anonimato para criticar os anônimos. Covarde é o que não falta mesmo nesse ambiente. Nem você escapa?