A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) apresentará na próxima semana uma emenda parlamentar de R$ 8 bilhões ao Orçamento Geral da União para gerar incentivos, como assistência técnica e compensação financeira, aos produtores rurais da Amazônia que consigam reduzir o índice de desmatamento em suas propriedades.
O aporte financeiro viria de uma previsão orçamentária indicada no relatório do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que eleva em R$ 13,8 bilhões a previsão de receitas primárias brutas para o ano que vem. O relatório será votado no Congresso na próxima semana.
A deputada quer contemplar, ainda, programas mantidos pelo governo, como a contratação de fiscais ambientais, de incentivos para manejo sustentável e criação de unidades de conservação. A proposta será levada às bancadas do Norte, para que seja defendida pela Comissão da Amazônia e pela Frente Parlamentar "Amazônia Para Sempre".
- O desmatamento é um dos problemas que o Brasil terá que enfrentar nas próximas décadas, durante as negocições mundiais para o controle do clima. Embora o país tenha reduzido pela metade o índice de devastação, há a necessidade de estimular os agricultores a plantar, produzir e sobreviver sem agressão ao meio ambinete e sem comprometer as futuras gerações - argumenta a deputada.
Um comentário:
A iniciativa da deputada terá como "aporte financeiro uma previsão orçamentária" feita por outro parlamentar. É coisa de ilha da fantasia mesmo.
Postar um comentário