sexta-feira, 12 de outubro de 2007

PERSEGUIDOS NA FLORESTANIA

Txai Terri Valle de Aquino

Ontem, ainda bem cedo, fui surpreendido por um telefonema do gabinete da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) me convocando às pressas para “vir conversar com o novo secretário Eufran”. Fui imediatamente, cheio de esperança, pensando que finalmente iria discutir a proposta de estruturação da antiga Gerência de Etnozoneamento, hoje Divisão de Etnozoneamento, apresentada por mim recentemente, visando fazer avançar os trabalhos de mapeamento participativo em terras indígenas, especialmente daquelas que ainda não foram oficialmente reconhecidas no Estado. Depois de um bom “chá de cadeira”, finalmente fui recebido no final da manhã pelo secretário Eufran Amaral. Quando entrei em sua sala, ele já estava com um exemplar do Diário Oficial do Estado nas mãos, dizendo que eu havia sido demitido por ele, porque não tinha o perfil profissional adequado para fazer parte de sua nova equipe de trabalho.

Disse-me, em tom de queixa, que depois de esperar quase dez meses, finalmente havia sido nomeado, que precisava fazer “um choque de gestão” na Sema, não apenas me demitindo, mas a outros funcionários e técnicos. Disse, ainda, que não lhe levasse a mal, porque não tinha nada de pessoal contra mim, mas que tem o direito de trabalhar apenas com pessoas de sua confiança. E que tinha “carta branca" do governador para demitir quem julgasse necessário.

Ainda chocado com a notícia de minha demissão no Diário Oficial, pois o secretário não teve nem a consideração de me chamar para conversar antes, indaguei, respeitosamente, como iria ficar minha situação funcional no Governo do Estado, já que o governador Binho Marques, em ofício encaminhado à presidência da Funai, em 28 de fevereiro de 2007, havia solicitado a minha cessão para “exercer cargo em confiança" na Sema. Já se irritando com minha primeira pergunta, disse-me que não tinha mais nada a falar comigo, e que eu procurasse o Fábio Vaz, assessor especial do governador, e o Francisco Pinhanta, assessor indígena, que eles saberiam dizer aonde eu iria trabalhar no governo estadual. Sutilmente, deu a entender que não queria me ver mais na sua secretaria, tampouco perto dele, porque não era de sua confiança e não pertencia a seu grupo político.

Fiquei muito impressionado com a franqueza e a frieza do novo secretário de Meio Ambiente, que, no meu entender, estava contrariando decisão do governador do Estado. Para finalizar de vez a nossa conversa, ainda reclamou do Francisco Pinhenta, dizendo que tinha pago “um mico danado com a Danielle Mitterrand”, porque o assessor indígena havia dito, e não cumpriu com a agenda, que haveria uma performance cultural dos ashaninka na noite em que ex-primeira-dama francesa dormiu em Marechal Thaumaturgo, no Centro de Pesquisa Yorenka Ãtame. “A noite, na hora combinado, os índios se dispersaram, não apareceu ninguém e eu tive que pedir desculpas à madame Mitterrand, com ajuda de uma tradutora porque não sei falar bem o francês”, disse.

O que se passa no "governo da floresta"
Apressado em me mandar embora, pediu-me, mais uma vez, que me retirasse de seu gabinete, alegando falta de tempo e muito trabalho. Deixou sem respostas minhas últimas indagações: Mas secretário por que tanta pressa em me demitir? Por que não me chamou antes para conversar?

Extremamente constrangido, me retirei de seu gabinete e fui me sentar na Praça da Revolução, pensando no que fazer da vida. Foi quando a ficha caiu. Certamente fui demitido por ter proposto a reestruturação da antiga Gerência de Etnozoneamento, visando fazer avançar os processos cartográficos participativos em terras indígenas. Quem tiver alguma idéia sobre o assunto, que me ajude a entender o que se passa atualmente no "governo da floresta", porque acho que o Jorge Viana, que me convidou para trabalhar no Acre, jamais teria feito isso comigo.

Confesso que fiquei com saudade do ex-secretário Edegar de Deus, que sempre me tratou com respeito profissional e a quem prestei bons trabalhos tanto na elaboração do componente indígena do Zonemaneto Ecológico Econômico, do texto do GT Fundiário e das mais de 30 oficinas de etnomapeamento e etnozoneamento que participei em 16 terras indígenas do Acre nos quatro últimos anos.

Sempre que me deparo com uma situação como essa, me sinto perseguido profissionalmente, do mesmo modo como fui demitido de cargo de confiança na Funai pelo Diário Oficial da União. E me dá uma vontade danada de pegar o boné e ir embora para outro lugar, onde me tratem com mais respeito e dignidade humana.

E para completar minha perplexidade, à noite, quando cheguei em casa, meu filho Lucas Maná, estudante de biologia, veio me dizer que também havia sido demitido da mesma secretaria. Em relação ao meu filho, só tenho a dizer que não fui quem pediu a sua contratação, mas o irmão dele, o médico Thor Dantas, que presta relevante serviço na área de saúde, com apoio do senador Tião Viana. Mas, enquanto pai, fiquei preocupado com a situação do Lucas, que agora tem a família dele, me deu o primeiro neto e tem uma esposa para sustentar.

Nenhum pai quer ver seu filho marginalizado na sociedade. Também não quero que meu filho, um jovem estudante de biologia, seja um deles, nem perca o primeiro emprego por perseguição política ao pai. Ou que precise vender drogas para garantir a sobrevivência de sua família, como está acontecendo hoje com muitos jovens acreanos.

Hoje, dia 12 de outubro, viajarei para a Nicarágua. Vou participar de um seminário organizado pelo International Land Coalition (ILV), uma entidade ambientalista italiana, para falar justamente sobre as experiências de etnomapeamento e etnozoneamento realizadas em terras indígenas acreanas. Depois de minha exposição, vou ter que pedir desculpas aos presentes, porque não lhes avisei antecipadamente que fui demitido desse trabalho pelo novo secretário.

Para finalizar esse desabafo, gostaria de perguntar publicamente ao governador Binho Marques, amigo dos tempos difíceis da ditadura, se ele concorda com a atitude adotada por Eufran Amaral. Se o governador concorda, peço que me devolva à Funai, porque "a coisa aqui tá preta, muita mutreta pra levar a situação", como diz uma velha canção de Chico Buarque.

Terri Valle de Aquino é antropólogo acreano

35 comentários:

Anônimo disse...

Altino,

Sabemos da personalidade que é nosso ex-governador. Sabemos que o nosso Governador Binho é uma pessoa de bem e acredito, respeitoso. Fique calmo, o Governador saberá conduzir uma situação como essa.

Os cargos na verdade são ddo povo, e nós somos mais você.

Vamos lançar uma campanha pedindo para você ficar no lugar do secretário. Quremos você secretário do Meio Ambiente no lugar desse senhor.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Terri, tudo bem? Aliás, desculpa pela pergunta, vai tudo mal não é mesmo?
Olha só, meu nome é Gabi, sou Acreana, mas depois de me envergonhar com tanta podredão do governo eu resolvi sair por uns tempo do nosso Acre. Estou morando no Paraná a uns 8 meses. E rogo a Deus todos os dias para que tudo continue dando certo aqui pra mim, pois não gostaria de voltar a precisar de trabalho na nosa terrinha querida e linda, pois nos últimos anos alguns "Secretários" do nosso Governo se sentem acima de tudo e de todos para fazerem o que bem qurerem, sem se quer imaginar o quanto é doloroso ser dispensado desta maneira. Concordo com toda certeza que nosso Estado melhorou muitissímo na questão de infra-estrutura e em outros aspectos depois do Governo do PT. Praças bem reformadas há sim, mais ruas asfaltadas com certeza há, mas em se tratando como por exemplo geração de empregos, saúde isso não podemos ser cegos e nem querer dizer que ta a mil maravilhas.
Bom, o que estou querendo dizer com tudo isso é que no Acre é assim mesmo. Você é demitido sem saber o porque.
" Ai no Acre é como essa simples e ridicula frase: Na eleição somos todos irmãos, após somos todos dragões", uns queimando os outros e salvem-se quem poder. Aliás, salva-se quem puxar mais o saco do Governo. Pra resumir, e pra você entender o que quero dizer, é que meu pai fazia parte desse Governo, e foi dispensado também assim como você, sem saber. Só veio a saber quando em um dia normal, ele acordou, se arrumou para ir a sua secretaria, e ao chegar lá para ter um dia normal de trabalho estava uma mesa toda enfeitada, com comidas tipicas do nosso tão lindo Acre, bem arrumada, com uma toalha lindissíma para a nova posse do novo Gerente. Isso pode acontecer sim. E o meu pai tão educado que é, simplesmente engoliu e levantou a cabeça estendendo a mão ao novo (a) gerente e desejou boa sorte. Foi embora pra casa chorar. Chorar sim, pois chorou de vergonha e decepção....
Desejo-lhe sorte e acredite que o governo sabia sim da sua demissão...
Um forte abraço
Gabrielane Lucena Ramos. Administradora de empresas.

ALTINO MACHADO disse...

Caro, deixe-me permanecer fora disso.. Tenho mais o que fazer contando histórias.

Anônimo disse...

Isso é o PT, idiota!

Anônimo disse...

...os cargos são de quem? do Povo? sei!

Anônimo disse...

Caro Elson: Sou eu, o velho Meirelles, emergido dos remansos do Envira e vendo teu recado no blog do Altino. Triste, liguei pro Txai Terri. A gente não se via há muito tempo, nem se falava. Não nos vimos. Mas falamos! E fico pensando nos Varadouros que cada um criou. Tu, o Varadouro, que passou as fronteiras do Acre, ganhou o mundo e deu voz aos povos da floresta, com aquela turma toda que roçou essa imensa estrada de seringa. O Txai Terri colocou o povo da floresta no caminho, e eles conquistaram terras e voz. Ao Txai, a vida toda, dia após dia. Pois bom, vem um Eufran, sei lá de onde, e sem mais demite o Txai. Poder demitir, até pode, é cargo de confiança! Avise o Binho que seus acessores estão atirando nos amigos do Acre! Cuidado! Eufran... EU-FORA!!!

Anônimo disse...

Pra início de papo, de índio, de branco, ou de negro, o Terri Aquino só deveria e só deve aceitar um cargo em que somente o governador Arnóbio esteja acima dele. Tamanho um velho, vovô, mestre dessa molecada de hoje, se submetendo a uma demissão chula dessas. Sinceramente, Terri, você tem mais o que fazer pelo Acre, pelo Brasil e pelo mundo. Sugiro ao governador (agora fui abusado) que crie o seguinte cargo: Assessor Especial para Assuntos Ambientais. Cargo ligado diretamente a ele, e com responsabilidade e autoridade acima da Secretaria de Meio Ambiente. Acho que só isso pra consertar esse equívoco.
Só não tô mais indignado com isso porque eu nem sei qual é a sensação de ser exonerado de um cargo do governo. Nunca fui nomeado. No máximo sou recrutado para a batalha eleitoral. E se fosse nomeado correria o risco de ser chefiado por alguém que nunca nem vi nas correrias das campanhas eleitorais, desde os idos de 1990. Até a próxima campanha, companheiro Arnóbio.

Anônimo disse...

O Meireles me fez vir a mente um velho íncone dos seringais: o "papo amerelo". Pois é estão usandoo papeo amarelo para abater desafetos e manter afastado dos postos de poder quem possa atrapalhar os rumos do governo. Olha, Meireles, não é fogo amigo não, como você propõe que estejam "atirando em amigos". Os tempos estão mudando e muito. Ao por no principal organismo de formulação política um agrônomo, o que se tem é bem a amostra dos rumos a ser dado na questão ambiental e, aí incluída, a questão indígena a qual se entrelaça de forma muit íntima com o enfretamento da devastação florestal. Hoje, Meireles, é tempo de alcóol verde, de mecanização agrícola sem qualquer referência a captura de carbono pelo tato da terra, é tempo da agricultura lucrativa, agricultura capitalista.

Anônimo disse...

Altino...

Isso se chama fogo-amigo. Numa guerra acontece sempre que um exército está "perdido". Isso é preoculpante. Quando ocorre o fogo-amigo, não existe coordenação. Não existe estratégia. Aí meu amigo, é cada um por si.

Lamentável.

Anônimo disse...

o eufran deve ter sentado com o binho pra conversar e dizer o que iria fazer. nenhum secretario faz nada sem compartilhar ou avisar antes. por que o binho convidou esse cara? ele é da militância? sinceramente, acho que o binho gosta do cara, simpatiza e concorda com o trabalho dele, logo, permitiu que ele fizesse isso. o binho tem colocado várias pessoas como seu escudo. essas pessoas fazem as coisas, com o respaldo dele, mas ele fica como se não soubesse de nada. para parecer o lula, que nunca sabe de nada. mas não acredito nisso. é cordial e gentil, mas manda que seus cães de guarda digam o que tem que ser dito. desconfiemos disso que aconteceu com o terri. humilhação como essas é difícil de corrigir. quanta infâmia!

Anônimo disse...

O Seu Eufram (cara-pálida) no meio, tremendo que nem taboca na ventania, ia ver o que é bom pra tosse!
Fala sério! no Acre, assuntos relevantes têm que ser resolvidos na base da porrada?
Está dada a idéia.
Volto atrás se provarem que, na SEMA, existem profissionais mais competentes e mais corretos que o Txai Terry.
Flexa Ligeira

Anônimo disse...

vcs qeuriam o que?...muda o secretáio e o resto da equipe contia a mesma é?...só vcs mesmo...fala sério...abrea o jogo...alguma coisa aconteceu...nada é de graça...nem injeção na testa...!!!!

Anônimo disse...

Altino,
no final da década de 60, eu era diarista do D.O.V que pertencia ao Gov. do Território do Acre. Sabíamos que havia um projeto, transformando todos os diarista com mais de X anos de trabalhos prestados,em funcionários da União e eu estava devidamente enquadrado.Informado que fui por um saudoso amigo de família (selp) de que eu havia sido enquadrado no nivel 12 (pintor)e que eu providenciasse os documentos, para serem encaminhados à Brasília Enquanto o processo transitava normalmente o Acre passava a Estado e nesta ocasião eu era menbro da diretoria da casa do estudante e entrei de cabeça na campanha para todos os cargos políticos do novo Estado e o de presidente da República.Lamentavelmente perdi para Dep. Estadual com o Edson Martins e o pior: PARA GOVERNADOR, pois o Guiomar no meio da campanha alegava não ter mais saúde para suportar 4 anos em terras acreanas,sugerindo o nome de seu oponente.Este oponente, começou sua administração fazendo uma revisão nas nomeções e eu como muitos outros fui supreendido na lista oficial como TRABALHADOR BRAÇAL, sendo requisitado para trabalhos (FORÇADOS ?)no campo de pousos internacional, o (1°) que seria construido.Imagine a minha decepção e as gosações, pois foi nesta época que criaram a famosa balsa com destino à Manacapurú-AM.. O meu saldoso Pai que a estas alturas morava no RJ.Foi a RB. e com a autoridade da época determinou que eu o acompanhace pois êle também já havia sentido na carne o problema. Não tenho vergonha de dizer que em determinada época já residindo em Manaus, tive o prazer de saber que aquele cidadão saia de Rio Bco. algemado e que Deus o tenha por muitos e muitos anos longe de mim que tive que lutar muito para ter a vida que tenho hoje.Te contei esta história, para que os leitores de teu blog saibam que esta prática é antiga e que cada um faça a sua parte e se não poderem ajudar, pelo menos não atrapalhem aos seus semelhantes. Ao ilutre antropólogo eu que não o conheço pessoalmente e que o descobri atravez deste blog só tenho a dizer: o Secretário paça, mais a sua competência sera perpetuada atravez de tudo que vc já fez e poderá fazer, com muita fé em Deus; se é que vc acredita.Não sei se aquele Governador mereceu ou não o tratamento, mais como se tratava de um político e eu que conheço o passado "finaceiro" de alguns contemporâneos,deicho aqui uma pergunta: Sera que em nosso Acre temos aqueles que ROUBAM MAIS FÁZ?

Anônimo disse...

Altino,
Dia que antecede feriado prolongado, é dia de revoada no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Um dia em que a Frente Popular tiver um feriado prolongado no poder, a revoada de secretários de estado e chefetes vai ser grande.
A propósito, quando um secretário de estado é convocado em outras pairagens, acaba trazendo parentes e amigos para preecher cargos que, em tese, deveria ficar para os daquí. Acontece mais ou menos assim: Um secretário descobre que tem algum cargo vago, fala com seu colega e traz um amigo ou parente de fora. Interessante que não são só os cargos maiores, são também aqueles que menos se imagina para um grupo de trabalho, um serviço prestado ou cargo comissionado.

Anônimo disse...

Pai, essa é uma "demonstração explícita" do valor dado a quem realmente faz alguma coisa pelo Acre.

Anônimo disse...

palmas..palmas....vc esperava o q desse povo? até Edegard de Deus esta sem rumo pois era secretario e agora é um simples diretor de biblioteca....vc acredita em papai noel?.......\jorge viana deixou muita saudades......esperamos q volte logo.

Anônimo disse...

Bem em relação aos cargos de confiança não se discute o direito de demitir e contratar. Acontece em todos os governos e é isso mesmo, o nome já diz: confiança. Um dos problemas é que quando tiver que acontecer uma substituição ela deve ocorrer de forma honesta, clara e aberta, não esquecendo que não adianta espernear pois é cargo de confiança (na época do Romildo tentaram me constrager levando pra sala de um direitor da instituição que eu trabalha pra pedir donativo pras famosas festas juninas do sitio dele. Lembra disso Suely?). Agora o Eufran realmente não sei de onve veio a "luz". Sempre trabalhou muito pela empresa de consultoria/prestação de serviços dele, inclusive para o Zoneamento do Estado e do Municipio. Nunca colou a "mão na massa" por nenhum governo até porque isto poderia comprometer a prestação de serviços dele e do irmão (apesar dele ser funcionário público...). Bem se ninguem sabe de onde ou por que ele surgiu pelo menos bons contratos de consultoria ele e as empresas/instituições ligadas a familia dele continuarão tendo...

Anônimo disse...

Não tenho a menor idéia de quem seja esse tal de Eufran Amaral, mas sei muito bem quem é o antropólogo Txai Terri Aquino. Ele está há muito anos nos combates por melhor compreensão, elaboração e aplicação das políticas indigenistas na nossa "banânia". O que mais me incomoda nessa história nem é esse obscuro secretário derramar seu poderzinho efêmero sobre o Txai Terri, que, independentemente de ter idéias certas ou erradas sobre os índios do Acre, ao menos tem idéias, além de prestígio, e é daqui que vem a verdadeira autoridade. O que incomoda mesmo é constatar que os cargos e funções continuam sendo usados aparalhisticamente, sem discussão alguma, apenas para aumentar o "puder" do chefete de plantão. A ditadura militar, aliás, fazia igual. Com uma fundamental diferença: eles tinham estratégia, planos, logística. Quem é mesmo esse talzinho que assumiu a secretaria que deveria ser da Florestania? Valha-nos nosso bom Deus. Estamos fritos. Bem dizia o Mario Quintana: "a esperança é um urubu pintado de verde".

Anônimo disse...

Conheço os dois desde inicio dos anos oitenta. O que Eufran tem de trabalahdor, o Terri tem de preguiçoso. Ocorre que dependendo do caminho que se toma a preguiça faz menos mal que o trabalho. é esperar pra ver.

Anônimo disse...

O Anônimo de 1:51 PM falou que "até Edegard de Deus esta sem rumo". Olha, o Edegard é professor Universitário, com excelente nível de qualificação. O que ele devia era criar juízo e retomar as salas de aula e fazer o que sabe fazer bem: dar aulas, orientar trabalhos na pós, na iniciação científica da universidade, etc.

Anônimo disse...

Olha Altino no Amazonas não é diferente, fica quem mais puxa o saco do Govwernador, mas o que deves fazer é ir para este congresso e arrasar, e peça um emprego aos italianos, lá fora tá melhor que aqui, boa sorte

Anônimo disse...

Acho que não se discute a capacidade técnica do Sr. Terri, entrentanto, ele deveria ter vergonha de postar uma carta mentirosa como esta.

Anônimo disse...

Realmente, é indiscutível a capacidade técnica do Terri, assim como outros valores. É também indiscutível a covardia de quem se esconde sob o manto do anonimato para questionar algum desses valores.

Anônimo disse...

De Eufran e Territoinholuizcarvalhoelsonmartinsmeireles, macunaíma e outros bichos. É uma pena que esse governo que tem no comando um homem visionário como é o Binho, esteja cometendo esse tipo de estúpidez, isso é um serviço a desinteligência. não conheço o Senhor Eufran, também isso não é o que importa. Agora, o Fábio Vaz, marido da Ministra Marina Silva, sim,esse é o homem que manda!Tá faltando requinte político,reconhecimento da inteligência acreana. O Vaz não sabe do valor dessa gente, deu a sorte de ser o marido de Marina Silva,Marina fora, Fábio é zero à esquerda.O governo tá ficando um deus-nos-acuda.Já,já até o Narciso pode ganhar a próxima, pois o povo elege qualquer cacareco quando não está contente com os que estão no poder.

Anônimo disse...

Eufran trabalhador? Kkkkkkkkkkkkk. Alias deve ser mesmo pois quem apesar de ser funcionário de uma instituição, com dedicação exclusiva, se dedicou com afinco a abrir uma empresa e trabalhar com consultorias utilizando do conhecimento, equipamentos e estrutura para ganhar dinheiro para ele mesmo...

Anônimo disse...

Tá vendo? Eu só disse que o homi é trabalhador. Tá provado.

Gabi Ramos disse...

Olha, se conselho fosse bom não se dava e sim se vendia. Mas ai vai um para aqueles que dependem de cargos comissionados: Façam como eu, estudem durante uns bons dois três anos e concorram a concursos públicos, um daqueles que paga-se bem pra não puxar o saco, mas sim ser competente, e pronto, problema resolvido. Vão estudar, pois competência pra isso sei que vocês tem e muita. Gaby, ex cargo comissiondao, tendo que fazer campanha obrigada, acreditando em uma ideologia onde nunca existiu.

Anônimo disse...

Gabi tá cheia de razão, até porque cargo comissionado mesmo sem perseguição tem vida curta.

Anônimo disse...

Pois é Gabi. Até que fim uma posição sensata... O problema é que as pessoas se apegam aos cargos comissionados, como parece ser o caso do Sr. Terri (Que parece nao saber que os cargos sao temporarios) . E aí para uma mudança de estrutura se tem o céu caindo na cabeça de todo o mundo para que ele continue...

Anônimo disse...

Acho que pessoas como: terri, antonio alves , altino, marina, e tantos outros, não deveriam ser funcionários públicos pois, são inteligentes, com opinões e pensamentos elevados, honestos, acredito eu, porém quando envolvidos no jogo da política, fica muito difícil assimilar seus pontos de vistas. Deveriam êsses formadores de opiniões, antropólogos, jornalistas autodidatas, os quais tenho profunda admiração, trabalhar em parcerias, com a caridade de pessoas como: irmã dulce, chico xavier ou instituições de caridade, oferecendo gratuitamente seus serviços, demonstrando simplicidade e humildade para com o próximo, ajudando de verdade na construção de um mundo melhor e mais justo. Sabemos que fazem belos e grandes trabalhos, mais compartilham também, do banquete daqueles que maltratam e usam os seus irmãos para viverem no "bem estar".

Anônimo disse...

Com todo respeito, os ícones da caridade só existem para preencher o vácuo social deixado pela má política, exatamente pela carência de pessoas honestas e combativas como as citadas pelo anônimo das 8:30. Portanto, ao invés de criticar as atitudes destes idealistas, devemos, ao contrário, incentiva-los mais e mais, para que apareçam outros. Quem sabe assim, a caridade se torne um dia, apenas um vulto impreciso na memória coletiva?

Anônimo disse...

Com relação ao bombardeio que o novo Secretário de Meio Ambiente Eufran Ferreira do Amaral vem recebendo nesse Blog e em outras colunas de jornais da nossa capital, tenho a dizer que vocês só estão escutando um lado.
Conheço o Eufran, Engenheiro Agrônomo que terminou o Doutorado recentemente em Viçosa-MG e é uma das mais nobres revelações da nova safra de profissionais formados na UFAC e deve ser motivo de orgulho a todos os acreanos de boa cepa.
Filho de Sena Madureira, Eufran é um dos maiores estudiosos e o maior conhecedor do Meio Ambiente Amazônico e dos solos da Amazônia e do Acre. Pesquisador da Embrapa Acre, foi um dos principaius responsáveis pela elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre, na fase 1 e 2.
Com todo o respeito que tenho ao Terri Aquino, procurei me informar do imbróglio envolvendo ele e o secretário e já sei que o Antropólogo faltou com a verdade. Em nome da ética e dos bons costumes, também achei inconveniente a opinião do Élson Martins, Célia Pedrina, José Meireles, dentre outros, que apesar de suas competência e experiência, primeiro atacam, depois vão atrás de saber a verdade.
Conheço a sensatez e o discernimento que conheço do colega Eufran, peço a todos que se informem melhor para depois opinar. Fritar o rapaz só por que ele não é conhecido "politicamente" não vale.
E mais. Não se trata de um desses técnicos que não conhecem o Acre. Talvez seja um dos profissionais que mais tenha andado nas barrancas dos nossos rios, varradouros e estradas.... trabalhando. É um acreano lá das barrancas do rio Iaco, Caeté, Macauã e Purus que conhece a nossa realidade muito mais que a maioria desses tecnocratas e burocratas de plantão.

Anônimo disse...

Que horrível esta notícia. Felizmente a cagada já foi desfeita, mas fica uma pergunta no ar: como o Governador Binho, em quem depositamos imensa expectativa de que faça mais e melhor, pretende dar conta do recado com gente do naipe deste Eufran? Que lastimável...todo o esforço de fazer avançar o Etnomapeamento no Acre, indo por água abaixo...Todo o patrimônio intelectual de Terri tratado deste forma???
Que dia triste, Altino...

Anônimo disse...

Olha, caridade não enche barriga de ninguém e muito menos paga as contas no final do mês. Ser formador de opinião, ser inteligente, e ter o pensamento elevado não tem raça, cor, etnia e muito menos profissão. "Meu caro elementar" Anônimo, com todo respeito por você, discordo de seu comentário.
Gabi, Funcionária Pública Concursada do TRT da 9ª Região, com pensamentos elevados, inteligente e HONESTA.

Anônimo disse...

Do Juruá,

Opa!! Seu Terry, o sr. esqueceu de dizer pq seu filhinho "pai de família" foi demitido. Pessoal, é que o estudante e biologia veio para a expojuruá 2007 trabalhar no zeezinho, só que no final de algum dia da exposição ele "tomou todas", foi para o hotel Luccas e Samara, e lá pessoal, acreditem, fez o maior salseiro pelos andares do hotel, batendo em vários quartos atrás de "camisinha" para fechar a noite com chave de ouro!!!! Resumindo, a proprietária do hotel ficou indignada... pronto!! será que o rapaz que acabou de dá um neto ao terry pensou nisso e na sua mulher??? não sejamos hipócritas seu terry, se vc teve a coragem de ventilar tudo isso, se fazendo de vítima, deveria contar tdo!!!!

chega pra vcs que falam sem propriedade!!!

E outra, pra quem quiser conhecer o eufran, adquiram ou ao menos leiam o exemplar da 2ª fase do zoneamento...

obrigado!!!