terça-feira, 9 de outubro de 2007

JORNALISMO COMO FARSA

Renato Rovai

Ontem, segunda-feira, visitei logo cedo os sites que costumo utilizar como referência. Um deles é o Vermelho, portal do PCdoB. Trata-se de uma boa fonte informativa exatamente por ter uma pauta que vai além das questões partidárias.

Um dos destaques do site era uma matéria que tinha como referência o blog do jornalista acreano Altino Machado. Não conheço Altino pessoalmente, mas tenho boas referências do seu trabalho. Bem, o leitor que leu os textos anteriores já deve saber que matéria me chamou a atenção.

Exatamente a que tratava de uma suposta trama envolvendo o então juiz (e hoje desembargador) Siro Darlan, a Rede Globo e o ator Marcelo Anthony. Numa palestra, no Acre, uma suposta especialista em “gestão de crise midiática” havia contado essa história como um “case de sucesso”. Fiquei aterrorizado com o que li. A carta onde a história é contada pela tal Solange Ramos aparecia era assinada por outros seis jornalistas.

Fiz uma nota (o leitor pode lê-la abaixo) onde disse que o caso precisaria ser apurado, mas que o último a ser incomodado até que provas surgissem deveria ser o ator e sua família.

Quando escrevi meu post, a notícia já estava na rede. Até por isso postei citando as fontes, com o cuidado de colocar tudo na condicional, e comecei o trabalho de apuração. Afinal, se o que Solange Ramos disse fosse verdade, tratava-se de um crime gravíssimo.

Hoje, depois de ligar para todos, incluindo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, onde falei com um assessor do desembargador Siro Darlan que anotou meu nome, telefone e a história do caso, me convenci de que Solange Ramos é mais uma dessas pseudo-jornalistas que ficam vendendo cursos de auto-ajuda para falar de como se pode “operar” a mídia na base da picaretagem. Não vou dizer que nossa mídia comercial não dê motivo para isso, mas em geral esses oportunistas vendem o que não podem entregar.

Clique aqui para ler o post completo no blog do jornalista Renato Rovai, editor da revista Fórum.

Nenhum comentário: