sábado, 4 de agosto de 2007

O SAQUE CONTINUA


Impávido, o caminhão acima percorreu durante a manhã de hoje um trecho da BR-364, próximo ao aeroporto de Rio Branco, sem ser molestado pela fiscalização ambiental inexistente. Transportava cinco gigantescas toras de madeira. O crime ambiental e a impunidade ainda compensam no Acre. Clique sobre a foto tirada pelo concludente de direito Eduardo de Araújo Marques.

14 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Altino, essa cena é bem fácil de ser encontrada em nossas estradas. Muito comum é ver comboios de vários madeireiros com centenas de toras. Acordem todos... Ainda há tempo, não muito!!!

Anônimo disse...

Vai-se a tora cortada...
Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas
De toras vão-se da floresta, apenas
Raia sanguínea a manhã e a fiscalização cochila.

Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos de sustentabilidade,
Um por um, céleres voam,
Como as toras da floresta.

E batem asas as toras na florestania
Como as pombas dos pombais.
Fogem... Mas as pombas aos pombais voltam,
E as toras à floresta não voltam jamais...

Anônimo disse...

"Pelos Acres desse tempo voa longe a esperança! Mas na memória da gente viva Chico na lembrança!"

Estou ouvindo nessse instante a rádio aldeia FM, que toca uma música da Keilah em homenagem ao doce heroi sacrificado em nome da nossa floresta,a autora fala da desesperança.

Anônimo disse...

CLASSE BURRA - A classe média brasileira de tão burra virou bucha de canhão da “zelite”. A “zelite” sequer vai para rua, manda a trouxa da classe média, que pinta a cara e coloca nariz de palhaço, pagando o maior mico. Ou seja, a “zelite” nem ao menos suja as mãos, pois tem a classe média para fazê-lo; se der certo, aí, então, a “zelite” aparecerá sobre o pedestal e classe média baterá palmas. É impressionante com a classe média se deixa enganar tão facilmente: pensa que é chique parecer-se com a “zelite”. Ela é quem trabalha e paga os impostos; mas a “zelite” podre é quem usufrui deles sem jamais pagar nada. Mais que isso rouba sempre os cofres da Nação. A classe média brasileira devia estar de mãos dadas com Lula, lutando pelos direitos que a “zelite” usurpou-lhe violentamente. Abra os olhos classe média.

Anônimo disse...

Altino, falando em Chico Mendes, olha só o comentário que achei no sítio www.oeco.com.br, numa polêmica entre Marc Dourojeanni e José Augusto Pádua sobre o Chico Mendes ser ou não ser um herói ambiental. O Marc acha que não. Pádua acha que sim. E o comentário ao artigo do José Augusto Pádua está assinado por Wagner Pocci. Curioso: seria o WP (?) que aqui comenta? O estilo parece o mesmo:

“Penso que o presente artigo põe as coisas no seu devido lugar. E chamo a atenção para o fato de que parece mesmo difícil agradar certas pessoas, que vivem com modelos na cabeça. A propósito, ambientalista de gabinete é ambientalista? A questão é de prática ou de estado de espírito? O concreto é a prova dos noves, síntese de múltiplas determinações. Chico Mendes foi sacrificado em razão de sua luta, em busca de um caminho para um setor sem apoio e à míngua, marginalizado social e economicamente, os seringueiros, e via na conservação da floresta o meio mais apropriado para a viabilização desse propósito. Portanto, morreu por uma causa socioambiental. E isso já faz dele um herói. Ponto. Outra coisa estivesse Chico vivo. Não tenho a menor idéia do que e pelo que estaria lutando hoje. E até se permaneceria ambientalista, quiçá ongueiro, diante de tantos descaminhos e descalabros. De outra forma, poderia ter virado pelego petista, dos tantos que estão aí infestando o aparelho de Estado. Poderia ter mudado de lado e no entanto estar lucrando com sua trajetória no Senado Federal ou no Ministério do Meio Ambiente, como tantos outros(as). Poderia estar ocupando um lugarzinho no governo da florestania acreano e contudo estar defendendo agora exploração de petróleo e plantação maciça de cana-de-açúcar. Vai saber. Asim é a vida. Como é mesmo que se dizia? “Caminhante, o caminho se faz andando”. E sempre fazendo um esforço para prestar atenção à paisagem. Ou não?" - Wagner Pocci | 19/07/07 23:19

Unknown disse...

O "anônimo" das 7:04 é a mais perfeita tradução do "estado da arte" da mentalidade dos simpatizantes do petismo hoje: Uma mistura de ignorância latu senso com cupidez moral. São as vozes desse rebanho tangido pela desonestidade moral e intelectual da nossa elite sindical cevada historicamente pelo peleguismo varguista junto com a herança stalinista.Hoje estão no poder com Lula. Falando em nome"do povo". Introduzindo na cena política brasileira o ódio de classe. No que isso vai melhorar a vida das pessoas, a racionalidade das decisões de estado (que garantem qualidade no futuro) eles não conseguem responder. O que fazem hoje nada mais é do que aprisionar os pobres no bolsa esmola. Não eu não acredito na inocência dessa gente, dessa elite sindical no poder.

Anônimo disse...

Altino, creio que há um engano.
Pelas letras iniciais da placa do caminhão (está meio apagado), julgo não se tratar de uma carga ilegal. Nem tudo que parece é. Confira se a placa é NBK-7358. Se for, é madeira proveniente de plano de manejo florestal.

***

Sou empregado do setor madeireiro.
Ainda que não possa ser classificado como 'satisfatório', o trabalho do IMAC deve ser reconhecido. Claro, o IMAC necessita de mais pessoal, equipamentos (principalmente carros) e treinamento.
Sei que causa espanto ver um caminhão carregado de toras. A impressão inicial que se tem é que a floresta está sendo saqueada, mas não é verdade.
O setor madeireiro está se modernizando aos poucos e tenho testemunhado isto. Imagine você a saga que foi colocar Internet nos planos de manejos para emitir os Documentos de Origem Florestal necessários para o transporte da madeira.
Ademais, o setor madeireiro é responsável por boa parte do PIB do Estado e por algumas centenas de empregos diretos e indiretos.
O desenvolvimento sustentável também passa por aqui...

Anônimo disse...

Já fotografei, por várias vezes, caminhões com toras estacionados naquele posto de Capixaba, entrada da cidade, lado direito de quem vai para Assis Brasil. Publiquei em fotoblog.
Eles ficam alí, na boa, doa a quem doer. Falta fiscalização.
Quanto ao anônimo já comentado anteriormente, a turma petista de plantão, trabalha na base do "fim justifica os meios". Conheço um que, aos poucos, foi mudando dua opinião, a ponto de afirmar que os bandidos que aparecerem são heróis...
O cara decidiu parar de ler jornais e revistas para não ser "influenciado negativamente" pelas notícias injustas dos dólares na cueca, compra de dossiês, e outras mentiras "inventadas" pelas "zelites" ou "direita golpista"...

Anônimo disse...

Altino, obrigado por publicar o comentário.
Recomendo fortemente, se houver dúvida quanto à legalidade de algum carregamento de madeira, ligar para o IMAC (3223-5857).
Creio que a PM, a PF e o IBAMA também possam fazer a fiscalização e a apreensão, se for o caso.
Madeira ilegal é ruim para o setor madeireiro legalizado, é ruim para o Estado, é ruim para a economia, é ruim para a sociedade, é ruim para a floresta. SÓ FOTOGRAFAR NÃO ADIANTA! Ligue para o IMAC, para a polícia, enfim, denuncie!

Anônimo disse...

Ismael,vc pode até esta certo que e madeira de manejo florestal, que daqui a menos de 50 anos não vai te mais madeira nem de manejo e ai que madeira ira abastecer a fabrica de piso em Xapuri?
Pois o projeto até o momento e só derruba mesmo que seja de forma legal.
Que para mim sicerramente de legal não tem nada e a floresta que esta sendo destruida e ponto final.

Anônimo disse...

Zelite
Diz-me com quem andas e eu te direi quem és. Os Lulas e as zelites, hoje já andam juntos, bem juntinhos, a classe média, como classe, portanto, continuará na merda,igual lonbriga, se sair da merda morre!

Marcelo Jardim disse...

Realmente nossas florestas estão perdidas!!!!

Como pode alguém a essa altura do campeonato defender uma imagem ´´horrível`` dessa ´´só pq o IMAC de M autorizou MAIS UM PLANO DE MANEJO...`` do Tota? ou seria do César Messias, do Orlei, ou de outro tão digno e honesto como eles?

Fala sério, só essa gente boa é que ta fazendo isso. Manejo comunitário não tem nem 10, o que acho é bom, quanto menos melhor, mais chances de sobrevivermos, é um absurdo!!!!

Anônimo disse...

madeira Ilegal
madeira legal
certficado
manejo

aquecimento global

acho que ninguem esta entendendomais nada

o tempo corre
a madeira
cai
o sole squenta

Anônimo disse...

Meu Deus!!!
A placa é NBK!!!!
É de Rondônia!!!
Perigo!!!
Imagina o tanto de madeira ilegal que ele carregou!!!
Sou supersticiosa. Acredito em maus presságios. Tão querendo dar o mesmo fim para nossa madeira. Acabaram com a de Rondônia. Vão acabar com a nossa.