quarta-feira, 27 de junho de 2007

DESENVOLVIMENTO?


Confirmado para os dias 4 e 5 de julho, no campus da Universidade Federal do Acre, o seminário "Hidrelétricas, Agronegócios, Gás e Petróleo: que desenvolvimento é esse?". O objetivo do evento é promover discussões sobre o modelo de desenvolvimento em curso na Amazônia e seus impactos para as populações.

A conferência de abertura, às 19 horas da próxima quarta-feira, será da professora da Universidade Federal do Pará, Edna Maria Ramos de Castro, que tem experiência sociologia do desenvolvimento. Na quinta-feira, o seminário seguirá sua programação com mesas redondas e debates sobre hidrelétricas, agronegócios, gás e petróleo.

Entre os convidados para o debate, os professores Oswaldo Sevá (Unicam), Elder Andrade (Ufac) e Luís Fernando Novoa (Unir), além de representantes das comunidades que sofrem os impactos sócio-ambientais como, por exemplo, Wesley Lopes do Movimento dos Atingidos por Barragens (RO).

O seminário se propõe a formular um documento sobre a prospecção de gás e petróleo no Vale do Juruá. O evento é uma realização da Universidade Federal do Acre, Centro de Documentação e Informação Histórica e programas de mestrado letras (linguagem e identidade), desenvolvimento regional, agronomia (produção vegetal e ecologia e manejo de recursos naturais.

A Agência Brasil noticiou ontem que o Conselho Nacional de Pesquisa Energética (CNPE) aprovou na segunda-feira a realização da 9ª Rodada de Licitação de blocos exploratórios de gás e petróleo, que deverá acontecer na primeira semana de novembro. A prioridade será prospecção de gás e, em segundo lugar, de petróleo, em áreas de grande potencial como Campos, Santos, e Recôncavo Baiano.

Os blocos serão escolhidos a partir de proposta da Agência Nacional do Petróleo junto ao Ministério de Minas e Energia, segundo informou o diretor da ANP, Aroldo Lima, depois de participar da reunião do conselho. Dentro de 15 dias deverá ser publicado o pré-edital "que permitirá a confluência de opiniões dos diversos setores sobre a licitação". Quarenta e cinco dias depois sairá o edital definitivo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que esse seminário não foi em Cruzeiro do Sul, na Universidade da Floresta. Porque se fosse lá, iria "chover" de demagogos defendendo tudo que é "galho de pau".

Eu como sou "TOTAL FLEX", queimo tudo.

Abraços.

Anônimo disse...

Caro Altino,

Espero que o Sibá seja o nome para substituir o outro senador na questão do ptróleo. Aroldo Lima já basta pela ANP.
A tribuna fala, (como se fosse bom dia), de voos que podem ser em busca do petróleo no Juruá, da mesma forma que afirma que Sibá superou a crise no senado. Só falta dizer, (a coluna bom dia), que o Siba desistiu de ser o bobo do conselho para facilitar a cassação de Renan como "golpe inteligente" para que o senador do petróleo possa ser presidente do senado, o quarto na linha de sucessão de Lula.
Se Sibá for tão bom defensor do petróleo como foi de Renan, na curta e b. pasagem pelo senado, o debate e documento da UFAC, ao final, serão desnecessarios. Mesmo assim, um abraço ao professor Élder. Vale a pena vir para o debate.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

Caro Altino,

Como parte do debate está o agro negócio, eu volto a comentar apenas para fazer referência aos bois. O Renan pode perder o mandato por vender boi, Roriz pode perder por comprar uma bezerra. Fico pensando na nossa situação em Cruzeiro do Sul.

Bom trabalho

lindomar Padilha

Anônimo disse...

Altino... já que voce é tão amigo do Mauro, por que não manda ele defender a pecuária de excelência no debate?