quarta-feira, 2 de maio de 2007

REUNIÃO DA SBPC NO ACRE

A prospecção de petróleo, a estrada para o Peru e a geopolítica em que a região se insere serão os temas mais importantes

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoverá reunião regional em Cruzeiro do Sul (AC), de 4 a 7 de junho, que terá como referência o conhecimento científico acumulado sobre a região do Alto Juruá, ajudando a traçar um programa científico com prioridades de pesquisa e formas de engajamento e colaboração com a população local. A pauta da reunião inclui, ainda, os projetos de políticas que incidem diretamente na região.

A prospecção de petróleo, a estrada para o Peru e de forma geral a geopolítica em que a região se insere serão temas importantes a ser abordados. A reunião em Cruzeiro é também preparatória para a 59º Encontro Anual da SBPC, que acontecerá de 8 a 13 de julho em Belém (PA), tendo como tema “Amazônia: Desafio Nacional”.

No ínício de dezembro aconteceu em Cruzeiro do Sul uma Reunião Regional da SBPC para discutir o projeto da Universidade da Floresta do Alto Juruá. O encontro de três dias reuniu lideranças indígenas de quatro etnias, de seringueiros, pequenos agricultores e ribeirinhos, com pesquisadores das universidades federais do Acre, Viçosa, da Unicamp e UnB. O projeto tem sustentação num tripé de extensão, pesquisa e ensino.

Vem sendo discutida a criação de um instituto de pesquisa por índios, seringueiros e pesquisadores para unir o conhecimento tradicional ao conhecimento cientifico com a idéia de manter a floresta em pé pela exporação sustentável das suas riquezas. O ensino inclui curso de Educação Indígena a ser iniciado ainda em 2007. A graduação em Engenharia Florestal já foi iniciada.

Ao final da Reunião Regional do Alto Juruá, em Cruzeiro do Sul, o presidente da SBPC, Ennio Candotti, manifestou inquietude em relação ao que foi discutido sobre o projeto da criação da Universidade da Floresta no município. "Os conhecimentos tradicionais estão ameaçados", disse ele, ao defender a necessidade de que precisam ser preservados.

A Reunião de Belém trará em sua programação várias atividades, como conferências, simpósios, minicursos, mesas-redondas, além dos grupos de trabalhos, que são atividades formadas por renomados pesquisadores que debatem sobre um determinado tema. Haverá ainda a Exposição de Tecnologia e Ciência (Expotec), que reunirá expositores de instituições e empresas que apóiam a pesquisa.

A Reunião também traz sua versão para crianças e jovens, a SBPC Jovem, que se destina a aproximar a juventude da ciência e da cultura, e consiste em minicursos, oficinas, sessões de comunicação oral, palestras, apresentação de trabalhos na Usina de Idéias. Já o teatro, a música, a dança e as exposições terão seu espaço na SBPC Cultural, com a apresentação de atividades culturais com ênfase na região.

Durante a Reunião, algumas atividades dia poderão ser transmitidas, em tempo real, pela Internet. A idéia é aumentar em grande escala o público a ser atingido diretamente pelas atividades da Reunião Anual.

Um comentário:

Francisco José disse...

Caro Altino,
Paz e Bem
Tenhoa acompanhado seu blog e principalmente agora com o excelente debate sobre o gás.
Sou de Coari e toco, tocava o Blog Coaripolis, citado aqui por você.
Como você percebu o blog tenta fazer uma leitura crítica de Coari, por causa disso, incomodou.
Tive minha privacidade invadida, roubaram meu login e minha senha.
Agora a turma dos que não gostavam da leitura feita no blog, mudaram a senha e o login e comandam o acesso ao blog. A primeira coisa que fizeram foi colocar lá um post eneorme dos "feitos" da atual administração.
Veja lá onde chegamos, querem a todo custo o domínio de tudo.
o blog é www.coaripolis.blogspot.com
Meu atual blog é http://machiparo.blogspot.com/
Abraços,
Francisco José