segunda-feira, 7 de maio de 2007

LIVRO E DEBATE


Na quarta-feira 9, às 19 horas, no auditório da Adufac, lançamento do livro "Frutos do Céu e Frutos da Terra – aspectos da cosmologia Kanamari no Warapekom", da antropóloga Araci Maria Labiak.

O livro conta a experiência da autora em 17 anos de sua vida vinculada aos Kanamari/Tâkâna, etnia da região dos rios Juruá e Jutaí, no Amazonas. O evento contará, ainda, com o debate "Perspectiva da Educação Superior Indígena".

6 comentários:

Unknown disse...

Caro Altino / você tem alguma referência da editora pela qual foi lançado o livro?

ALTINO MACHADO disse...

Não.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

A professora Araci, além de competência, tem muita experiência no trabalho com os povos indígenas, especialmente junto aos Kanamari. Espero que o debate sobre Educação Superior Indígena seja rico e produza bons frutos. Ainda temos muitas dificuldades para debater sobre o tema e, sinceramente, os governos quase sempre parecem não ter interesse real. No Acre temos essa importante oportunidade de aprofundar a discussão no contexto da Universidade da Floresta e podemos contar com o apoio e interesse de pessoas como a professora Araci.
Araci, meus parabéns e estamos aguardando a sua chegada aqui no nosso vale.

Bom trabalho.

Lindomar Padilha

Aleta disse...

O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas e Faculdade Salesiana Dom Bosco ... para mais informações sobre a autora podem acessar o currículo lattes - http://lattes.cnpq.br/0377680631017333 - que está bem atualizado

Aleta disse...

ah! Altino, obrigada pela divulgação.

Att.

Aleta Dreves
Edufac - Editora da Universidade do Acre
Diretora Comercial

Filozinhas disse...

Grata pela divulgação.
A vida indígena nem sempre é noticiada nos bons atos e fatos de seu existir.
"Frutos do céu e frutos da terra" explicita as relações dos Kanamari entre si (social) com o meio (ambiental) e com o cosmo (transcendental). Com esta publicação esperamos, os Kanamari e eu, contribuir para uma maior compreensão da vida em suas possibilidades.
Iniciei lá também o trabalho de educação escolar indígena, e todo o meu aprendizado nesta área está com suas raízes neste tempo de 17 anos!
Me é gratificante poder contribuir para esta reflexão e debate tanto aqui em Rio Branco quanto o foi em Manaus e Curitiba, e será em Cruzeiro do Sul por ocasião do lançamento do livro.
Araci MAria
madjawe@hotmail.com