terça-feira, 22 de maio de 2007

FERNANDO FRANÇA


Sânzio de Azevedo

Artista plástico de reconhecidos méritos, com várias exposições de pintura não somente no Ceará mas em outros Estados do Brasil e até no exterior, tendo se demorado algum tempo na Europa, Fernando França é mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará.

Assim, aliando a vocação e a experiência da pintura aos conhecimentos aperfeiçoados em um Mestrado em Letras, ninguém melhor do que ele para discorrer sobre o livro Arte em Exposição, de Carlos Drummond de Andrade, obra de publicação póstuma em que o poeta versifica suas impressões a respeito de quadros ou esculturas de artistas como Tiziano, Michelangelo, Fra Angélico, Modigliani, Rubens, Leonardo da Vinci, Chagal, Velázquez, Matisse, Manet, Munch, Bernini, Portinari e outros.

Discorre o ensaísta a respeito de cada obra e cada poema a ela dedicado, fazendo comentários esclarecedores da maior importância, tanto sobre a interpretação poemática feita pelo autor de A Rosa do Povo quanto sobre aspectos das obras de arte.

Para exemplificar, tomemos A Anunciação, de Fra Angélico, no qual o poeta brasileiro diz: “O anjo desprende-se da arquitetura / para dar a notícia / precisamente conforme a traça / de sublime arquiteto”. O primeiro verso talvez não diga muito a um leitor que seja leigo em arte, mas Fernando França detecta nele um dado de suma importância e que revela, segundo o ensaísta, o “profundo conhecimento artístico” de
Drummond que, “com extrema sutileza, toca, de modo implícito, em um dos elementos estruturais da revolução artística que veio a ser conhecida por Renascimento: a perspectiva”.

À argúcia crítica do ensaísta alia-se o embasamento em rica bibliografia, onde se encontram nomes como os de Giulio carlo argan, Arnold Hauser, Paul Klee, Alberto manguel, Erwin Panofsky, Mario Praz, Herbert Read, René wellek e Austin Warren, sem esquecer Aristóteles, Horácio e Longino.

Enriquece o livro a reprodução dos quadros comentados, além de variantes, o que vem completar essa pesquisa. Com a publicação dessa obra, que mereceu o Prêmio Osmundo Pontes de ensaio em 2006, Fernando França nos presenteia com um trabalho da maior importância, seja para os estudiosos da literatura, seja para os amantes das artes plásticas.

Nenhum comentário: