segunda-feira, 16 de abril de 2007

SEMINÁRIO DA REDE GTA

Petróleo e gás pode pautar evento no Acre

A Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) realizará em Rio Branco, de 17 a 20 de abril, um seminario para debater sobre os seus 15 anos de existência. A Rede é considerada um importante instrumento de interlocução do movimento social, amplificando as demandas das comunidades, discutindo e influenciando em políticas públicas, além de promover mobilizações e campanhas e de formar capital social em toda sua área de atuação.


O seminário vai debater a importância de sua atuação, os avanços alcançados e perspectivas para os próximos anos, tendo em vista os enormes desafios que se apresentam em um contexto contraditório. Apesar de toda a preocupação mundial sobre o processo de mudanças climáticas, sendo o Brasil um dos maiores emissores de carbono na atmosfera por meio das queimadas da Amazônia, a sociedade tem assistido ao avanço do agronegócio e a construção de grandes obras de infra-estrutura como uma “estratégia” para o desenvolvimento do país.

Segundo o GTA, esses sinais contraditórios vêm reforçar a necessidade de maior articulação do movimento social da Amazônia, em defesa de seus recursos naturais e de sua gente. A realização do seminário é mais um passo em defesa da articulação das populações e comunidades amazônicas, articulação esta vislumbrada por Chico Mendes, visando à construção de cenários sustentáveis para o desenvolvimento da região.

O ex-governador Jorge Viana será um dos palestrantes na terça-feira, logo após a solenidade de abertura, às 8 horas, no auditório do Sebrae. Haverá debate com a plenária.

À tarde, o palestante será Júlio Barbosa, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ex-prefeito de Xapuri. O tema da palestra é "Nossa grande contribuição", tendo como debatedor o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Virgílio Viana.

Na manhã de quarta-feira, a partir das 8 horas, o governador Binho Marques (PT) e Thomas Boell, da Casa Civil da Presidência da República, serão os palestrantes do tema "O papel do Governo e da Sociedade".

O polêmico projeto de prospecção e exploração de petróleo e gás no Acre e, de forma mais geral, a matriz energética e as grandes obras de infra-estrutura em curso e planejadas para a Amazônia podem pautar a tônica dos debates.

Leia mais no Amazônia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Falando em "desenvolvimento", lembro de uma conversa, certo dia, ou melhor, certa noite, tomando uma cervejinha gelada, porque também ninguém é de ferro, com meu amigo Virgílio Viana, engenheiro florestal competentíssimo e figura humana única, extraordinária, que no momento presente responde pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas. Pois bem, dizia-me ele que, em Parati, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, conversando com um caiçara, este se disse peremptoriamente contra o desenvolvimento. Curioso, Virgílio quis saber por quê. Segundo o caiçara, "até chegar esse tal desenvolvimento", ele tinha envolvimento com a natureza. Então, o desenvolvimento chegou e promoveu o des-envolvimento dele com a natureza. Tá certo o caiçara, "caboclo do mar". É simples assim. Assino embaixo. Também sou contra.

Anônimo disse...

Esse negócio de vianismo tá ganhando terreno mesmo, hein! Palestrante do Amazonas, também Viana, vem apoiar as desdéias dos Vianas daqui...

Anônimo disse...

se a palestra do Júlio Barbosa for tão boa quanto sua administração na prefeitura de Xapuri vai ser "maravilhoso".