domingo, 25 de março de 2007

GOVERNO REPUDIA TRIBUNA

O jornalista Itaan Arruda, assessor de imprensa do governador Binho Marques (PT), envia nota de repúdio contra o jornal A Tribuna com a seguinte observação:

- Altino, seria importante acrescentar a informação de que a mesma foi enviada ao jornal A Tribuna antes do fechamento da edição de domingo, em tempo hábil para a publicação. Um grande abraço.

Senhor Editor-Chefe,


O Governo do Estado do Acre, através do Secretário de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social, que esta subscreve, vem apresentar seu repúdio e indignação pela forma grotesca, discriminatória e injuriosa como foi tratado o líder indígena da nação Ashaninka Benki, em notas publicadas na edição de ontem desse matutino, coluna “Bom-Dia”, notas: Petróleo e Índios, Global e Lobby.

O tom discriminatório e injurioso adotado pelo articulista do Jornal “A Tribuna”, demonstra total desrespeito pela nação Ashaninka e seus representantes. As opiniões e manifestações do líder indígena Benki são legítimas, sejam elas emitidas contra ou favor de projetos do governo do Estado, ou de qualquer outra organização, sem que para isso ele seja tratado de forma jocosa.

É da nossa responsabilidade adotar uma política de promoção dos direitos humanos que objetive a transmissão e o compartilhamento de conhecimentos, valores e princípios consagrados na esfera internacional, propiciando o reconhecimento de cada pessoa como sujeito de direitos e deveres.

Com base nesses princípios, o Governo do Acre tem adotado um conjunto de políticas, projetos e atividades para construir uma cultura de paz e de direitos humanos em nosso Estado, razão pela qual lhe apresento formalmente esta manifestação de repúdio.

Atenciosamente,

José Henrique Corinto de Moura
Secretário de Estado de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social

Pelo menos na versão que mantém na web o jornal A Tribuna não publicou a nota de repúdio do Governo do Acre. Preferiu voltar a fazer comentários tentando ridicularizar Benki. Partiu, ainda, para ofensas contra a honradez do padre Paolino Baldassari. Não foi à toa que o governador Binho Marques já citou publicamente A Tribuna como mau exemplo de jornalismo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Altino,

De fato A Tribuna tem extrapolado os limites de um debate sadio. Eu mesmo fui duramente atingido em minha honra pela coluna Bom Dia daquele jornal que chegou inclusive a dizer que eu recebia recursos do exterior cuja origem e interesses eram duvidosos. Agora, agredir um povo com arrombos de racismo é inaceitável.
Que bom que o Governo do Estado divulgou nota de repúdio. É preciso ainda mais. É preciso, como bem o lembra o Marcelo Piedrafita, que se faça cumprir a lei de crimes de racismo. A ofensa não teve como destino o Benki mas, nele, todo o povo indígena do Acre como se fossem, os índios, sinônimo de atraso e proveitos indevidos.
Como você já mencionou, A Tribuna não publicou, na sua página na web, a nota do Governo do Estado. E hoje o jornal vai mais fundo em sua posição a favor da prospecção a qualquer custo sem pudor e sem ética. Ataca o padre Paolino de forma jocosa e com destino certo: descredibilizá-lo e, assim minar toda a Igreja católica que está em plena Campanha da Fraternidade e cujo tema é a Amazônia. Golpe baixo.
O debate que realmente interessa passa ao largo do que é publicado por aquele jornal. Debates sadios são os que contam com participações e intervenções qualificadas como as da Srª Silvana de Faria Ditcham. Aliás, agradeço suas intervenções e espero que ela tenha sempre essa clareza das coisas. Obrigado pelos elogios aos meus comentários. Outro que tem dado seriedade ao debate pela forma de intervenção é o Walmir e, é claro, não podemos nos esquecer da mediação competente deste blog.
Por fim, só para dar uma notícia. A Diocese de Cruzeiro do Sul publicará esta semana uma nota sobre o tema da prospecção.

Bom trabalho.

Lindomar Padilha

ALTINO MACHADO disse...

Lindomar, faz a gentileza de nos enviar a nota quando ficar pronta.

Anônimo disse...

Ponto para o governo do Acre que se manifestou contra os abusos da Tribuna.Esse é um caso sério de abuso de poder, um jornal deve ser pautado antes de tudo pela ética e o respeito aos cidadãos.Os donos do jornal têm que se explicarem nas barras da justiça, do contrário continuarão emitindo notas maledicentes com quem é contra a tal prospecção. Os políticos que defendem a prospecção também devem se posicionarem a respeito da tal matéria sob pena de serem confundidos com a posição da Tribuna.

Anônimo disse...

Péssimo jornalismo, falta de profissionalismo, racismo, desinformação sobre o trabalho do povo Ashaninka do Amônia que desenvolve um trabalho exemplar em sua região. Lamentável este comportamento do jornal A Tribuna.

Concordo plenamente com o antropólogo Marcelo Piedrafita Iglesias em seu excelente artigo “Racismo é crime” neste blog, que posturas como a do jornal A Tribuna “não podem ficar impunes”!