sexta-feira, 16 de março de 2007

FABIANO YAWABANE


Fabiano Yawabane Kaxinawá, filho do líder indígena Siã Kaxinawá, vice-prefeito de Jordão, há vários anos optou por fazer carreira como índio urbano.

Depois do sucesso alcançado no ambiente new age no sudeste, virou ator de teatro da peça infanto-juvenil Unináwa (união dos povos), na qual interpreta o último sobrevivente de uma etnia fictícia.

No momento, Fabiano Kaxinawá está em Valencia, na Espanha, cumprindo agenda de 35 apresentações em escolas públicas.

O texto e a direção são de Ivini Ferraz, presidente do Instituto de Empreendedores Ambientais e Sociais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá a todos leitores! Meu nome é Ivini Ferraz diretora da peça Uninawa e da ONG IDEAS. www.ideasbrasil.org

Gostaria de acrescentar que este projeto UNINAWA que estamos fazendo na Espanha com Fabiano YawaBane é um projeto de educação ambiental e interculturalidade.

Uninawa significa União dos Povos e busca atuar na resolução de conflitos entre culturas. Bem mas o que é interculturalidade? É uma palavra pouco usada no Brasil pois em nosso País pois desde da colonização já estamos muito com a coexistência de muitas culturas em um mesmo território. Entretanto aqui na Europa é bem diferente.

Na Espanha faz somente 30 anos que os espanhóis tiveram que lidar com a imigração e é muito comum grupos conservadores de extrema direita demonstrarem grande preconceito por quem vem de fora, principalmente aos imigrantes amazônicos como os do Peru, Bolívia, Equador que tem fortes traços indígenas.

Pergunto: Será que eles ainda não reconheceram sua responsabilidade pelo extermínio de milhares de índios e pela dizimação de inúmeras culturas indígenas? Creio que não se pode lamentar a perda de algo que não se dá valor algum

Nossa Obra Uninawá, a qual temos muito orgulho de ter como protagonista Fabiano Kaxinawá, conta mais ou mesmos esta história para crianças européias. A história dos NAWAS (homens brancos em busca de riquezas) que chegaram de longe e dizimaram uma etnia UNINAWA que vivia isolada na floresta em total paz com todos os seres vivos. Dai resta vivo um ultimo Uninawa que viverá sozinho na floresta de maneira totalmente integrada e aparentado com a floresta, aprendendo e conservando toda beleza de sua cultura (cantos, desenhos e tradições).

A interculturalidade é em si é um compartilhar de sentidos. Para tanto através da arte buscamos nos comunicar "compartilhando emoções" de maneira que sejamos capazes de criar elos de identificação e cooperação entre povos, grupos e comunidades de vidas distintas.

Na busca de uma comunicação intercultural eficiente nosso maior desafio é promover os princípios de relatividade cultural, ou seja, de que cada cultura é tão válida como as outras e conseguir condições que permitam a reprodução, preservação e desenvolvimento destas atividades culturais não só em espaço privado, mas também em público, não só em nossa aldeia, estado ou País mas também em outros Estados e Paises.

Estava contando para o Altino que depois de uma apresentação em uma escola. uma das atrizes foi abordada por um garotinho espanhol de 6 anos que lhe disse que Uninawa não devia estar no País dele. Que nós do Uninawa deveríamos voltar para o Brasil para viver com os animais na floresta. Um pouco chocada Flavia Torunsky, brasileira residente na Europa há dois anos, lhe perguntou se ele não havia gostado da peça. Ele disse : Sim gostei mas no meu país não.

O Instituto de Empreendedores Ambientais e Sociais IDEAS www.ideasbrasil.org desenvolve projetos como UNINAWA de sensibilização através da arte, entretanto muito de nosso trabalho é divulgar projetos empreendedores e comunidades com propostas que se distinguem totalmente do esquema vigente de produção econômica e cultural. Trabalhamos divulgando minorias étnicas, grupos isolados tentando através desta divulgação apoiar seus projetos de cooperativas, reservas extrativistas e associações, entre outros projetos.

Fabiano Kaxinawa, de apenas 20 anos, está na Europa participando do projeto Chico Mendes para Juventude de formação de jovens lideranças e está aproveitando a temporada com a peça entre outras coisas, para aumentar suas habilidades comunicativas, aprender espanhol e poder se comunicar melhor com os Kaxinawas do Peru, para divulgar seu vídeo documentário Sabedoria viva de um Povo verdadeiro e fazer uma campanha na Noruega para aquisição de uma terra para seu povo.

Bom Saludos a todos acreanos leitores deste blog e esperamos estar com voces no meio do ano com Uninawa na aldeia e em Rio Branco e se com muita força mais apoio para os projetos da florestania

Forte abraço a todos!