quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

FORÇA DE BLOG

Altino

A diretoria do Detran inteira mandou telefonar para minha secretária por causa do meu relato em "Situação do Detran". Entregaram pessoalmente a carteira de motorista da Maria Íris Célia de Oliveira. Foi o fim de um longo drama. A responsabilidade foi transferida para o "atendimento", claro, onde não souberam informar a moça corretamente.

Seu blog, hein? Está com uma força incrível. E os jornais impressos foram para o espaço.

Valeu.

Abração,

Fátima Almeida

Fátima querida, a força é decorrente da visita de milhares de leitores que prestigiam o blog, mas a vida de jornalista não costuma ser fácil. Lembra de quando vocês estiveram no Ministério Público e ouviram que ali “nada poderia ser feito” porque só atendem “questões coletivas”?

Veja o meu caso: hoje cedo, às 8h30, fui notificado pela promotora de justiça Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, da Infância e da Juventude, para tratar, às 10 horas, de denúncia contra este blog, formalizada pela família da professora Íris Célia Cabanelas Zannini, em decorrência do jovem que publicou foto no Orkut montado naquela estátua do poeta Juvenal Antunes que existe em frente ao prédio da Fundação Cultural do Acre.

A pressão é para que eu remova o post "Juvenal", junto com a foto, sob pena de ser alvo de uma denúncia em processo administrativo que pode me custar, em caso de condenação, multa de três a 20 salários mínimos. A notificação é assinada pelo colunista social Moisés Alencastro, do jornal Página 20, que também é o secretário geral da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Acre.

O jovem cometeu aquele "ato de heroísmo", divulgou a foto na internet, numa rede de relacionamento frequentada por 45 milhões de pessoas, mas quem pode acabar sendo condenado a pagar multa ou até ser preso sou eu. Declarei à promotora o que já está relatado de modo transparente no blog.

Em tempo, Fátima: desde outubro a Secretaria de Segurança do Acre não emite aquelas cédulas ou carteiras de identidade. O fornecimento das mesmas é um serviço terceirizado. Custa R$ 0,45 ao governo cada documento. Deixaram de pagar e por causa disso a empresa suspendeu o fornecimento. Quem necessita do documento e paga R$ 10,00 terá que continuar a esperar.

A imprensa acreana, que consome milhões anualmente, prefere ignorar o que interessa verdadeiramente ao cidadão. É por issso que temos cinco jornais impressos praticamente sem leitores.

Chique a
Maria Íris, hein? Estou pensando em pedir carona a ela e emprego a você.

O jeito é cantarolar "Mistério do Planeta", de Galvão e Moraes Moreira:

"Vou mostrando como sou e vou sendo como posso. Jogando meu corpo no mundo, andando por todos os cantos.

E pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto. E passo aos olhos nus ou vestidos de lunetas.

Passado, presente, participo sendo o mistério do planeta.

O tríplice mistério do "stop", que eu passo por e sendo ele no que fica em cada um.

No que sigo o meu caminho e no ar que fez e assistiu. Abra um parênteses. Não esqueça que independente disso eu não passo de um malandro. De um moleque do Brasil, que peço e dou esmolas.

Mas ando e penso sempre com mais de um, por isso ninguém vê minha sacola".

9 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Altino:

Me solidarizo contigo nesta celeuma acerca do "post" "Juvenal" (ou Vandalismo - como prefiro)...Você fez um trabalho exemplar como jornalista que não se curva "aos de cima".

Valeu pela linda canção!

Abraços fraternos,

Alexandre Goulart de Andrade

Anônimo disse...

obs: "Uma andorinha não faz verão"
e sim.. muitas.. ;)

Anônimo disse...

O DETRAN bem que tentou se organizar com a chegada de J.V. ao poder, mas com o passar do tempo foi voltando a ser aquele inferno de incompetência em atendimento ao cidadão ir ao DETRAN hoje é encarar uma odisséia vc pega uma senha e espera por baixo umas 3 horas (meu caso esta semana)...e não se pode nem reclamar porque corre o risco de ser agredido (caso do W. aquino)....aquilo bem que foi hilário.
Uma empregada doméstica não tem o direio de reinvidicar seus direitos pq é pobre, mas a "família tradicional" tem o direito de ir lá e fazer valer seus direitos quando se trata de defender as atitudes de um membro da familia, se ele é menor o que estava fazendo bebendo bebida alcolica como dá pra ver a imagem da latinha...
- Diretoria do DETRAN tomem vergonha na cara e fujam do atestado de incompetência, o DETRAN é o verdadeiro exemplo de péssima gestão quando se trata dos direitos do cidadão;

- Familia Zannini que tal dar um poxão de orelhas no maromba-babaca-junior e faze-lo estudar ao invés de tomar cerveja e trepar na cabecinha do juvenal;

- Fico triste ao ver que não temos um jornal sequer sério e comprometido com a imparcialidade....

- O MP tá bem servido, colunista social assinando notificação... Ai Meu Deus!!!!

Anônimo disse...

Os jornais acreanos só publicam os releases distribuídos pelo governo e prefeitura. E copiam uma ou outra notícia de sites ou jornais na internet (muitas vezes não mudam nem uma vírgula). Os colunistas se dedicam à arte de puxar saco. Ou seja, não dá pra levar a sério os jornais do Acre. Prefiro este blog.

Anônimo disse...

Adoro esta poesia do Galvão e a melodia do Moraes Moreira. Incrivel como ainda é muito atual. "e vou sendo como posso". Força e continue sempre em frente, Altino! NN

Anônimo disse...

A notícia desse processo é um absurdo.

A família desse menino -família da professora Íris Célia Cabanelas Zannini que me desculpe- mas não faz sentido esse processo e agindo assim somente acentua um EQUIVOCO imenso, sem esquecer que está contando condenar a pessoa errada.

Pessoalmente havia inicialmente achado a foto do menino inocente, somente uma brincadeira e de fato não levei a sério, mas devido a dimensão que esse caso tomou, gostaria de fazer aqui a observação, em dois pontos desse episodio que me chamaram a atenção:

Um, foi a brincadeira do garoto, em si. Outro ponto foi a tonalidade da carta da tia do garoto, a jovem advogada Daniela, as ofensas que ela proferiu gratuitamente a "esse tal de Altino" e aos acreanos em geral.

A atitude desses dois jovens fazem parte de uma só, finalmente, do mesmo jeito que eles são, ambos frutos da mesma árvore. Afinal educação começa (e a gente ensina/ aprende/aplica) DENTRO de casa!

Com esse processo a família Zannini não está somente PUBLICAMENTE acobertando os erros dos integrantes da sua prole, como por conseguinte, está demonstrando aos JOVENS em geral, que é permitido se comportar em SOCIEDADE do jeito que bem entenderem, inclusive desrespeitando os lugares públicos, desrespeitando a propriedade alheia.

Com essa reação tão absurda, a família Zannini também está demonstrando e ensinando que xingar, ofender e insultar as pessoas inocentes, em público, sem nenhum motivo, é uma atitude tolerada é até mesmo banal...

No intuito de afirmar os valores que ela mesmo propala, essa família é até mesmo capaz de recorrer à justiça. E pelo relato do Altino, até arrisca ganhar essa "causa". Que belo EXEMPLO, heim? E que hipocrisia...

Altino, estou com você e do seu lado e não abro.

Silvana

Anônimo disse...

O caso da Daniela Zannini, me lembrou o de Diogo Manaird, quando disse que o Acre não valia um pangaré, o que motivou uma ação judicial por parte da deputada Pérpetua em defesa da dignidade acreana.Agora,quero ver como é que vai ser com um membro de tão tradicional família acreana (de sangue quente espanhol).

Anônimo disse...

Eu fico muito triste com esta demonstração de "poder" ainda mais quando se tenta concretizar uma inversão de valores. Sendo assim, vamos todos montar, beber e cagar na cabeça do Juvenal e de todo o povo acreano, porque é o correto!

Anônimo disse...

Altino, meu caro, eu até concordo com a maioria das criticas que vocês faz. Mas acho que você ser justo com algumas coisas.
Essa questão da emissão da carteira de identidade já foi denunciada na imprensa, sim!
Por incrivel que pareça, foi na coluna Poronga do jornal Página 20.