quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

NO PANTEÃO DA PÁTRIA



Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na abertura da exposição "Plácido de Castro", no Panteão da Pátria, em Brasília. A autora da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", Glória Perez, enfatizou a importância de colocar o Acre no nível dos demais estados brasileiros.

- A história do Acre, que nunca foi contada nos livros escolares, precisa de atenção urgente - disse a escritora.

Glória Perez recebeu do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, uma placa com a seguinte mensagem:

"À escritora e dramaturga Glória Perez que – a exemplo de Brasília – revela em sua obra criatividade, esperança e reverência à História do Brasil, o reconhecimento do Governo do Distrito Federal".

Nomes como Jarbas Passarinho, Océlio Medeiros, o vice-governador do Acre, César Messias, e o desembargador Romeu Jobim (este representando a família do homenageado) estiveram por lá. Acreanos ilustres foram lembrados – João Donato, Armando Nogueira, Adib Jatene e Chico Mendes.

O vice-governador do Acre, César Messias, contou que a população do Estado está ligada na minissérie.

- Como o nosso fuso horário é de três horas de diferença – a menos – o povo pára às sete da noite para ficar em frente à TV.

Em 24 de janeiro de 1903, há 104 anos, as tropas bolivianas se rendiam a Plácido de Castro. Derrotadas no campo de batalha, seu comandante, Dom Lino Romero, foi levado a cumprir o então "Código de Honra dos Guerreiros", pelo qual os vencidos guardam sua bandeira nacional e o comandante militar das tropas entrega sua espada ao vencedor.

Já investido ali na figura do derrotado, Dom Romero desembainha sua espada. Inesperadamente é interrompido por Plácido de Castro. Num gesto de altivez, nosso herói se dirige ao militar capitulado com firmeza:

- Recuso-me a aceitar a consumação desta praxe. Não confortaria nossos corações receber as armas com as quais, bravamente, nos hostilizaram e arrancaram a vida de tantos companheiros. Seria um ato que aumentaria o infortúnio daqueles já infortunados pela derrota.

E finalizou:

- Lutamos aqui somente pela emancipação do Acre - estado ameaçado por uma organização de capitalistas estrangeiros - e não contra a Bolívia, pátria digna e honrada. Guardai vossa espada.

O governador José Roberto Arruda assinalou que Plácido de Castro nos deixou um legado de brasilidade.

- Mais: acendeu a chama patriótica e o caráter cívico de toda uma região.

Na foto, o secretário de Cultura Silvestre Gorgulho, José Roberto Arruda e Glória Perez folheiam o Livro de Aço dos Heróis Brasileiros entronizados no Panteão da Pátria.

Nenhum comentário: