quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

AVISO AOS CORRUPTOS

O governador Binho Marques (PT) vai instituir no Acre o pregão eletrônico para reduzir despesas e corrupção. Os editais serão publicados na internet e a competição aberta entre inúmeros fornecedores, que não têm como se conhecer mutuamente, no Brasil e até no exterior, o que praticamente elimina a possibilidade dos acertos prévios entre competidores, que viciam tantas licitações.

O Governo Federal economizou R$ 1,8 bilhão com o pregão eletrônico em 2006. O valor é a diferença de 14% entre o preço de referência - o preço máximo aceito pela administração por cada produto ou serviço - e o que efetivamente foi contratado após a disputa on-line entre os fornecedores.

O pregão eletrônico do Governo Federal funciona como um leilão reverso no qual a disputa ocorre com o envio sucessivo de lances pela internet. O vencedor é aquele que oferecer o menor preço.

No ano passado, foram adquiridos R$ 11,1 bilhões através da modalidade eletrônica - 57% do total contratado. Esse balanço confirmou a tendência verificada ao longo do ano na qual a modalidade eletrônica tornou-se a preferida pelos órgãos públicos federais em suas aquisições.

Em 2002, por exemplo, o seu desempenho significou apenas 0,8% do valor contratado. Percentual que subiu para 3,8% em 2003, 5,8% em 2004 e 20,8% em 2005. Com esses resultados, o seu crescimento acumulado em 2006 em relação ao ano de 2002 foi de 17.926%.

O tempo para selecionar o vencedor da licitação é encurtado pela metade. A ampliação do universo potencial de fornecedores, a transparência dos resultados e a impessoalidade e a automação do sistema fazem com que os leilões eletrônicos reduzam drasticamente o espaço para corrupção.

As compras por leilão eletrônico já representam 47% das aquisições do governo federal. O uso do pregão eletrônico, porém, pode vir a ser mais que uma simples forma de baratear e agilizar as compras públicas.

O leilão é regressivo, isto é, ganha quem pedir o menor preço pelos bens ou serviços. Há regras engenhosas para evitar que alguém vença com um preço alto demais num leilão com pouca disputa, ou que as sessões se arrastem indefinidamente.


Saiba mais no portal Comprasnet.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pregão eletrônico para reduzir despesas com corrupção? Putz! o Dudé deve estar arrasado. Com essa, ele vai fazer análise... a decisão do Binho é louvável, mas creio que é um tiro no pé de cada elemento da alcatéia que se instalou no "Governo da Floresta". De qualquer sorte, estou aguardando pra ver se vai dar certo mesmo... é bom que se diga que 8 anos de governo petista antecederam a atual administração, continuista que é da filosofia do partido (dito) dos trabalhadores - com letras minúsculas mesmo, viu? Um abraço, blogueiros.

Anônimo disse...

Altino,

A idéia do pregão eletrônico é boa, mas o governo tem que levar em conta que empresários de todo o país poderão participar das licitações, inclusive, e, principalmente, os que não têm firma instalada aqui, ou seja, não geram emprego e impostos para o Estado. Concordo que tem muito pasteiro participando de licitação, mas se o governo diminuisse a carga tributária existiriam mais empresas ativas em todo o país. O pregão eletrônico não vai mudar isso.
Penso que a médio prazo essa medida pode prejudicar muitas firmas acreanas de pequeno e médio porte, pois se elas não venderem para o governo, vão vender para quem? Cadê a iniciativa privada desse Estado? Cadê os grandes empreedimentos? Gente, todo o comércio local gira em torno do dinheiro público, direta ou indiretamente.
Sei não, mas acho que essa idéia pode ser amadurecida.
Abraço,

P.S. Tava com saudade de passar por aqui!

Anônimo disse...

O Hércules tem toda razão.
O que será do pobrezinho do
Dudé ? Menino humilde,simples,e de uma honestidade à toda prova. O
que será tambem do seu grande parceiro de luta,e de causas nobres Bial Nicolalalau.
Eu hein Rosa !